Desnaturação de Proteínas
- Sent by Departamento de Bioquímica - IB - 05/04/2007
- 17 comments
Roteiro de aula prática sobre desnaturação de proteínas.
Leia MaisRoteiro de aula prática sobre desnaturação de proteínas.
Leia MaisRoteiro de aula prática para dosagem de proteínas pelo método de Bradford.
Leia MaisProposta de experimento para detecção de proteínas em alimentos, com uso do teste do biureto (método laboratorial utilizado para a determinação de proteínas totais em uma amostra).
Leia MaisApresenta-se um plano de aula que pode ser aplicado tanto à alunos do Ensino Superior quanto à alunos de Ensino Médio. Trata-se de uma atividade prática envolvendo a determinação de proteínas utilizando o reativo biureto. É uma atividade interessante pois faz com que o aluno descubra a finalidade do reativo em questão, utilizando-o posteriormente para novas descobertas, o que faz com que o aluno pense, ao invés de seguir um
Leia MaisVídeo que ilustra o papel das proteínas na alimentação e processo pelo qual são digeridas em nosso organismo. O vídeo é introduzido com a ilustração dos costumes alimentares da população da região Sul do Brasil, a partir de um prato típico da região é introduzido o tema principal.
Leia MaisFerramenta de auxílio às aulas práticas de bioquímica. O Software apresenta alguns conceitos fundamentais sobre dosagem de proteínas e possibilita ao usuário a realização de uma animação da dosagem de proteínas por meio da reação do biureto e uso do espectrofotômetro.
Leia MaisVídeo demonstrativo da reação do biureto para quantificação de proteínas. A reação consiste na interação das proteínas (ou oligopeptídios) com o Cu2+ do sulfato de cobre (CUSO4) em meio alcalino. Após esta reação, deve-se quantificar por meio de um espectrofotômetro.
Leia MaisEsquemas simplificados (geral) das vias bioquímicas de degradação de proteínas, bases púricas e pirimídicas nas principais classes de animais. Os esquemas contribuem na compreensão comparativa das vias bioquímicas das diferentes classes.
Leia MaisUma resenha baseada em cinco artigos científicos, apresentando um breve relato da visão bioquímica sobre as proteínas transportadoras de glicose e o papel desempenhado pelas mesmas no metabolismo celular. O transporte de glicose é fundamental para o metabolismo celular. A rota glicolítica é empregada por todos os tecidos para degradação de glicose, fornecendo energia na forma de ATP e intermediários para outras rotas metabólicas. A glicose não pode difundir-se através dos poros da membrana, assim o seu movimento para o meio intra e extracelular depende de proteínas transportadoras localizadas na membrana celular.
Leia MaisEste tutorial interativo baseado em tarefas utiliza modelos de moléculas 3D e animações 2D para para auxiliar o estudo de estrutura e função de proteínas em cursos de graduação.
Leia MaisDescrição passo a passo da análise de nitrogênio pelo método de Kjeldhal em determinador de nitrogênio marca Tecnal.
Leia MaisImagens feitas em flash das estruturais proteicas.
Leia MaisEste programa mostra as relações entre o DNA e as macromoléculas proteicas.
Leia MaisA conformação espacial de proteínas, em associação com a função, é descrita em níveis diferentes de complexidade.
Leia MaisO câncer é uma doença na qual os programas de crescimento celular encontram-se anormais. Neele muitas vezes a via das MAPKs encontram-se desreguladas, gerando um desequilíbrio entre ciclo celular, proliferação, diferenciação e apoptose. As falhas na via das proteínas quinases dependentes de mitógenos podem ocorrer em diferentes níveis : no receptor da membrana plasmática , em GTPases como a Ras , em MAPKKKs como a Raf , o que pode culminar na ativação errônea de fatores de transcrição. Destarte, o presente trabalho tem por objetivo descrever algumas falhas na via das proteínas quinases, as quais se relacionam com o câncer. Nesse contexto, abordar-se-á algumas mutações ocorridas nos genes...
Leia MaisNo episódio do BioCast, falou-se sobre a proteína p53, conhecida como a
Leia MaisNesse primeiro episodio do Biocast falaremos sobre uma importante proteína para regulação do ciclo celular, a p53. Feito pelos alunos de graduação em ciências biológicas na UNICAMP, Ana Clara Silveira e Daniel A. L. Moraes.
Leia MaisAnimações (em flash) sobre vários temas de bioquímica e biologia celular: aminoácidos e proteínas, visão geral da função celular, membranas celulares, estrutura do cromossomo, difusão, DNA, meiose, evolução e metabolismo energético da célula. A edição em português é do Prof. Dr. Luis Fernando Marques-Santos, do Departamento de Biologia Molecular e da médica Larissa Cunha Rodrigues da UFPB; o autor das animações é o biólogo John Kyrk.
Leia MaisA maior barreira para penetração de matéria através da pele é fornecida pela última camada da epiderme, o estrato córneo (EC). As principais funções do EC são: controlar a perda de água transpidermal, bem como a permeação de substâncias em ambas as direções da pele, impedir a entrada de microorganismos, filtrar a radiação ultravioleta do sol e contribuir para as propriedades viscoelásticas da pele. No entanto, essa temática é pouco explorada nos livros didáticos trazendo apenas definições reduzidas sem explicitar suas funções, formação e composição molecular. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma descrição mais detalhada no que diz respeito à formação e composiçã...
Leia MaisVersão para iPad, iPod e iPhone do software que apresenta uma atividade interativa a respeito da síntese de proteínas, favorecendo a compreensão dos conceitos envolvidos neste processo. Este material faz parte de uma série de conteúdos digitais voltados ao ensino de Biologia, produzidos pelo Projeto EMBRIAO, da Universidade Estadual de Campinas com recursos do FNDE, MCT e MEC.
Leia Mais