Estudo interativo da estrutura e função de proteínas
- Enviado por Bayardo Baptista Torres - 01/06/2006
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- Atualizado em 01/02/2017
A conformação espacial de proteínas, em associação com a função, é descrita em níveis diferentes de complexidade.
Avaliações (27)
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Material excelente e muito bem feito. Parabéns aos autores!
Apenas alguns comentários (e só por isso não dei nota 10!):
1) Em muitas partes é necessário o Adobe Flash Player para rodar as animações. Contudo, a Adobe não oferece mais suporte para o Flash Player, conforme link: https://www.adobe.com/br/products/flashplayer/end-of-life.html
Para contornar este problema, uma solução temporária é instalar a extensão de navegadores "Ruffle", o qual tem suporte para todos os sistemas operacionais, em teoria. Testei no meu Linux e funcionou! Mais informações neste link: https://ruffle.rs/#usage
2) A parte de "ligação peptídica" não funcionou, mesmo com o "Ruffle", após a tarefa "visualizar como estrutura plana". Quando baixei o programa para ver a estrutura de diretórios e arquivos, notei que o cap2 tinha uma quantidade de arquivos ".swf" (Shockwave Flash Movie) bem inferior em relação aos outros capítulos. Talvez este seja o problema, mas não tenho certeza!
Alguns detalhes menos importantes:
- Os links "Instruções de utilização do software" e "Tutorial" redirecionam para o mesmo endereço, o de instruções. É isso mesmo?
- Na abertura, em "navegadores suportados", tanto "Mozilla" quanto "Firefox" são links para o mesmo endereço. Entendo que se referem ao navegador "Mozilla Firefox". Será que sem querer um dos textos/links deveria se referir ao "Google Chrome" (onde testei com relativo sucesso)?
- Na parte de "Estrutura primária", a sequência aparentemente não mostra a serina terminal 535;
Reforço meus agradecimentos aos autores (e todo o time) pelo trabalho duro no desenvolvimento deste material super didático!!
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Excelente!
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Muito bom para quem está iniciando os estudos na área de bioquímica.
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excelente!!
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it's hard to configure computer to work with it. But software itself is very good!
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Excelente. Bastante interativo e de facil compreensao
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Ótimo
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Excelente material
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Muito bom!
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Excelente para alunos de bioquímica básica!
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Extremamente útil para o ensino de estudantes de graduação, principalmente para entenderem os arranjos de estrutura secundária.
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O material é bom, mas frustrou minhas expectativas. Esperava um conteúdo mais avançado sobre o assunto. Mesmo assim, valeu.
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O único problema que quando baixa não aparece todas as funções. Mas online da pra ver perfeitamente e é ótimo.
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Gostei muito do material, mas acredito que o este não segue os 7 princípios da aprendizagem multimídia. Dentre eles destaco o princípio da modalidade no qual é melhor utilizar animações e narração ao invés de animação e texto para favorecer a aprendizagem do aluno. Segue a referência:
Mayer and Moreno, 2002 R.E. Mayer and R. Moreno, Animation as an aid to multimedia learning. Educational Psychology Review, 14 (2002), pp. 87–99.
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Muito bom. bem aprofundado
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gostei do material só achei que poderia ter mais informação
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Muito bom mas não consigo fazê-lo rodar of line. O que está acontecendo?
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Permitiu maior compreensão da estrutura tridimensional, o entendimento das ligações e, portanto, maior interatividade no processo ensino-aprendizagem. Passarei como recurso didático aos meus alunos, que são professores de ensino fundamental e médio.
Obrigada por disponibilizar gratuitamente!
Profa. Anália.
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Gostei muito do progama, foi um otimo compremento, junto com o livro de bioquimica foi possivel intender as proteinas.
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MUITO BOMMMMMM
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Excelente! as interação estimulam a participação dos alunos ! è intrigante e ajuda na percepção do conteúdo!
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todos os materiais são excelentes!!
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Muito bem elaborado, com tópicos importantes e de fácil entendimento. Estão de parabéns.
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Muito bom
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Apesar de ter feito uma boa avaliação do software de estrutura e função de proteínas, consegui ver online parcialmente o material, mas não consegui abri-lo normalmente. Deve ser algum pré-requisito que meu pc não possui.
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Material muito bom.
Ótimo material, soma muito para demonstrar para os alunos.