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Gabriel Gerber Hornink

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LudoKrebs: aprendendo bioquímica de um modo divertido

Este à um jogo de tabuleiro focando o metabolismo energÃtico. De forma lÃdica e interativa os estudantes podem aprender sobre a produÃÃo do ATP nas cÃlulas. Objetivos educacionais: Compreender os principais conceitos relacionados ao metabolismo: simultaneidade e dependÃncia; aÃÃo das enzimas; regulaÃÃo e integraÃÃo. Compreender o processo de geraÃÃo de ATP, por meio da via glicolÃtica, Ciclo de Krebs (Ciclo do Ãcido CÃtrico) e da Cadeia de Transportes de ElÃtrons.

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H2O: O ciclo da vida (versão eBook)

A Ãgua à o elemento vital para os organismos que vivem na Terra, apresentando propriedades QuÃmicas que resultam em importantes caracterÃsticas para o desenvolvimento da vida, como a tensÃo superficial, capilaridade e alto calor especÃfico. Dessa forma, à muito importante conhecermos suas caracterÃsticas, sua ocorrÃncia, disponibilidade e formas de uso. Assim, podemos atuar na conservaÃÃo, avaliar como as atividades humanas impactam cada etapa de seu ciclo e, pensar em aÃÃes de minimizaÃÃo dos danos. Este eBook foi elaborado a partir do software educacional H2O â O Ciclo da Vida, pensando em uma forma diferenciada de acesso Ãs informaÃÃes do aplicativo, podendo ser lido...

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MUROS: os contrastes da cidade norteando práticas interdisciplinares

Diferentes tipos de muros limitam as cidades, podem serÂreais e invisÃveis,ÂfÃsicos, naturais, sociais, culturais, polÃticos e econÃmicos. Dentro desta temÃtica, apresenta-se uma proposta pedagÃgica que trabalha os muros no mundo, na cidade de Campinas/SP e na bacia do ribeirÃo Anhumas. A atividade teve seu princÃpio de elaboraÃÃoÂpelo grupo de pesquisa de professores Linguagens e RepresentaÃÃes (professores da E.E. Ana Rita Godinho Pousa), no projeto colaborativo universidade-escolaÂRibeirÃoÂAnhumas na Escola,ÂÂcom um maior foco em conteÃdos de Geografia e PortuguÃs. Apesar da especificidade local do desenvolvimento do trabalho, a ideia bÃsica poderà servir de auxÃl...

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Dosagem de proteínas

Ferramenta de auxÃlio Ãs aulas prÃticas de bioquÃmica. O Software apresenta alguns conceitos fundamentais sobre dosagem de proteÃnas e possibilita ao usuÃrio a realizaÃÃo de uma animaÃÃo da dosagem de proteÃnas por meio da reaÃÃo do biureto e uso do espectrofotÃmetro.

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Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua

Os avanÃos no desenvolvimento das tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo (TIC) trazem continuamente novas possibilidades de interaÃÃes sociais online, incluindo uma grande variedade de ferramentas de mediaÃÃo da comunicaÃÃo (sÃtios, blogs, wikis, webconferÃncia etc). Essas ferramentas possibilitam o crescente desenvolvimento de comunidades online, assim como de aplicativos para o desenvolvimento de tais comunidades. Nesse contexto, desenvolvem-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e trabalho colaborativo online com ferramentas que podem potencializar projetos de formaÃÃo continuada de professores, seja no aspecto da formaÃÃo ou na gestÃo dos trabalhos. Com essa pers...

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Coccidiose Aviária: Um parasito de galinha doméstica

O software apresenta informaÃÃes relacionadas com a coccidiose aviÃria (doenÃa causada por parasitos do gÃnero Eimeria). Entre as informaÃÃes tem-se: introduÃÃo da doenÃa, estudo dos parasitos, ciclos de vida, imagens dos parasitos e tecidos lesados, informaÃÃes sobre a doenÃa e mÃtodos de controle.

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PETRA: Identificação de rochas (Campinas-SP)

O software aborda, sinteticamente, diversas informaÃÃes sobre rochas, solos e relevos, com foco na Ãrea de Campinas-SP, podendo ser utilizado para outras Ãreas, com fins educacionais, no auxilio à compreensÃo dos tipos de rochas e em como identificÃ-las. O software possui uma chave de identificaÃÃo interativa que auxilia o aluno no reconhecimento das amostras de rocha.

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GeoVirt I: Campo virtual das rochas tipo de Campinas

O GeoVirt I foi desenvolvido com o objetivo de propiciar a navegaÃÃo (campo virtual) na Ãrea do municÃpio de Campinas, com foco nos aspectos geolÃgicos. Aprensenta diferentes camadas (carta topogrÃfica, imagem de satÃlite, mapa geolÃgico), incluindo pontos de acesso (fotografias, informaÃÃes e questionamentos), permitindo a compreensÃo da composiÃÃo geolÃgica e a relaÃÃo com o uso e ocupaÃÃo do solo e questÃes ambientais.

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Parasitùs humanus: Principais parasitos humanos transmitidos via água ou alimento v. 2.1

VersÃo atualizada 2.1 - Software sobre parasitas humanos numa abordagem para o ensino superior. ContÃm informaÃÃes sobre a biologia dos parasitos, imagens, mÃtodos coprolÃgicos (exames de fezes) e simulaÃÃo de casos clÃnicos. Esse software à a segunda versÃo do software âGuia prÃtico e teÃrico de parasitas intestinais humanosâ.

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Simulando a chuva ácida

Software educacional sobre a formaÃÃo da chuva Ãcida a partir da queima de combustÃveis fÃsseis. SÃo apresentadas algumas informaÃÃes bÃsicas e a animaÃÃo de um experimento, baseado no princÃpio de um lavador de gases, para representar a formaÃÃo da chuva Ãcida a partir da queima de combustÃveis fÃsseis.

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Chave geral de identificação das rochas de Campinas

Nesta imagem apresenta-se uma chave geral de identificaÃÃo das rochas de Campinas-SP, elaborada para fins didÃticos, principalmente em saÃdas de campo. A imagem foi gerada a partir do software C-Maps tool. EstÃo disponibilizados no GeociÃncias Virtual (complementar ao mapa): imagens e ficha das rochas, software campo virtual em Campinas, software Petra: IdentificaÃÃo interativa de rochas de Campinas, alÃm da busca interativa de rochas.

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Integrando vegetação e solo: exercitando as conexões

A integraÃÃo entre conhecimentos de solo e vegetaÃÃo à importante para compressÃo dos Biomas e as relaÃÃes ecolÃgicas existentes nestes. Tendo em vista a dificuldade no ensino integrado destas temÃticas, propÃe-se um exercÃcio prÃtico de anÃlise que coloca aos alunos questÃes e dados reais sobre alguns pontos da regiÃo da microbacia do RibeirÃo das Anhumas, em Campinas-SP. A microbacia possui diversos tipos de vegetaÃÃo e solos, possibilitando este estudo integrado, abordando uma realidade local para os alunos. Apesar da especificidade local do exercÃcio, este poderà sugerir ideias de exercÃcios que poderÃo ser feitos em localidades distintas. Espera-se que o exercÃci...

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Roteiro de campo: Representações da realidade

Esta proposta apresenta uma sequÃncia de 3 atividades, relacionadas com o uso de representaÃÃes do ambiente, num contexto geobiocientÃfico para compreender de melhor forma o local, assim como refletir as diferentes representaÃÃes (foto, mapa, imagem de satÃlite). Consiste em uma atividade prÃ-campo, uma atividade de campo e outra pÃs campo. Apesar de ser direcionada para um local especÃfico na regiÃo de Campinas-SP, poderà ser utilizada como base para criaÃÃo de outras atividades que tenham objetivos convergentes.

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Site do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Este à o site do Projeto RibeirÃo Anhumas na Escola. Trata-se de um projeto escolar interdisciplinar que aborda as questÃes ambientais de Campinas. O projeto à uma iniciativa conjunta de universidades, instituiÃÃes de pesquisas e escolas da rede pÃblica de Campinas. Faz parte o Departamento de GeociÃncias Aplicadas ao Ensino-DGAE - Instituto de GeociÃncias, Instituto de Biologia, ambos da Unicamp, Instituto AgronÃmico de Campinas, Faculdade de EducaÃÃo da USP-Leste, E.E. Ana Rita Godinho Pousa e E.E. Adalberto Nascimento (http://ead.ige.unicamp.br/anhumas) e possui apoio da CAPES e patrocÃnio da Fapesp e Petrobras Ambiental.

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Formação continuada de professores e Biologia com uso de softwares livres

Trabalho de mestrado envolvendo a formaÃÃo a distÃncia de professores de Biologia para uso de softwares livres de Biologia. Participaram do trabalho 3 grupos de professores de escolas pÃblicas e privadas. Foi realizado um trabalho reflexivo com os professores para o planejamento de aulas utilizando os softwares educacionais. O ambiente virtual utilizado foi o TelEduc.

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Guanaco

O Guanaco (Lama guanicoe), pertencente a famÃlia dos camelos, Ã o maior mamÃfero terrestre do Chile, habitando tambÃm regiÃes do Peru, Ecuador, BolÃvia e Argentina. Muito comum na regiÃo da patagÃnia.

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Rede ambiental: educando para vida

Este software foi desenvolvido como ferramenta de apoio em educaÃÃo ambiental, para ensino mÃdio, fundamental e tÃcnico, tambÃm podendo ser utilizado no ensino informal. O software possui informaÃÃes e imagens sobre os biomas brasileiros, atividades virtuais, fichas de atividades prÃticas, filmes e uma biblioteca com temas da Ãrea de educaÃÃo ambiental.

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  • Instituição: Unifal-MG - Instituto de Ciências Exatas
  • País: Brasil
  • Cidade/Estado: Alfenas/MG
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