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CAM - Complexo de Ataque à Membrana - Sistema Complemento

SeqÃÃncia ilustrativa da formaÃÃo do complexo de ataque à membrana pela interaÃÃo entre diversas molÃculas do sistema complemento. O complexo de ataque à tipicamente formado na superfÃcie de cÃlulas bacterianas invasoras via ativaÃÃo do sistema complemento, quando a enzima C5 convertase cliva uma molÃcula de C5 em C5a e C5b, dando inÃcio ao processo. à formado por quatro proteÃnas do complemento (C5b, C6, C7 e C8) que se ligam à superfÃcie externa da membrana e de um polÃmero de uma quinta proteÃna, a C9, formando um canal que atravessa a membrana e permite a livre difusÃo de substÃncias por ela. Isto rompe o equilÃbrio osmÃtico celular e mata rapidamente o organismo...

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Animações em Biologia Celular

AnimaÃÃes (em flash) sobre vÃrios temas de bioquÃmica e biologia celular: aminoÃcidos e proteÃnas, visÃo geral da funÃÃo celular, membranas celulares, estrutura do cromossomo, difusÃo, DNA, meiose, evoluÃÃo e metabolismo energÃtico da cÃlula. A ediÃÃo em portuguÃs à do Prof. Dr. Luis Fernando Marques-Santos, do Departamento de Biologia Molecular e da mÃdica Larissa Cunha Rodrigues da UFPB; o autor das animaÃÃes à o biÃlogo John Kyrk.

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Aprendizado e memória

Esse trabalho à resultante de notas de aula da disciplina de sistemas de memÃria (ministrada por mim) do curso de pÃs-graduaÃÃo em neuropsicologia na Faculdade de CiÃncias MÃdicas da Unicamp. Por ser voltado a um pÃblico heterogÃneo, os tÃpicos foram abordados separadamente em um nÃvel de complexidade acessÃvel a um leitor nÃo especialista. O texto traz definiÃÃes sobre os sistemas de memÃria, o conteÃdo emocional e suas implicaÃÃes no comportamento, alÃm da funÃÃo do sono no processo de consolidaÃÃo de memÃrias.

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Beija-flor-tesoura ( Eupetonema macroura )

Os beija-flores sÃo sem dÃvida um dos grupos de aves mais tÃpicos do continente americano, com suas cores iridescentes, rapidez descomunal, capacidade de pairar no ar e tamanho reduzido. O beija-flor-tesoura à talvez o integrante mais famoso desse grupo, ao menos no Brasil nÃo amazÃnico, provavelmente pela sua abundÃncia em locais urbanizados, pela beleza de sua coloraÃÃo, pela tesoura facilmente reconhecÃvel e principalmente pelos seu comportamento abusado. NÃo costuma ter medo do ser humano, aproximando-se das pessoas para se alimentar nas garrafas com Ãgua e aÃÃcar, ou nas flores de seus jardins. à uma espÃcie territorialista. Em algumas Ãpocas do ano quando hà menos...

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Anu-branco ( Guira guira )

Tamanho: 38cm IdenficaÃÃo: espÃcie muito conspÃcua, quase inconfundÃvel pela cauda longa, corpo claro com algumas manchas e barras escuras, topete, bico e regiÃo ao redos dos olhos amarelados. à difÃcil nÃo notar a presenÃa deste anu, atà porque parece que ele faz ques- tÃo de ser notado: anda em grupos grandes e barulhentos, suas cores nÃo chegam a ser vivas, mesmo assim sÃo chamativas e atà o leigo pode perceber certa complexidade em seu comportamento social, suas vocalizaÃÃes e ficar intrigado com seu modo de voar ou andar arrastando sua cauda. Ocorre em qualquer local onde haja gramÃneas e algumas Ãrvores esparsas. Adapta-se muito bem a ambient...

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Sabiá-do-campo ou Tejo ( Mimus saturninus )

Tamanho:23cm IdenficaÃÃo: existem duas outras espÃcies do gÃnero que ocorrem no Brasil, o sabiÃ-da-praia (Mimus gilvus), que como o prÃprio nome diz està restrito ao litoral e pode ser diferenciado por apresantar as partes supeiores com coloraÃÃo cinza e as partes inferiores bem claras, quase brancas. A outra espÃcie à a calhandra-de-trÃs-rabos (Mimus triurus), que à bem mais clara que o sabiÃ- do-campo, possui as sobrancelhas brancas, assim como uma faixa na asa, que à bem visÃvel quando a ave està em vÃo, especialmente porque a ponta da asa à negra. Esta Ãltima espÃcie sà ocorre no Sul e em alguns locais do oeste do Brasil. TambÃm conhecido como t...

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Canário-da-terra ( Sicalis flaveola )

IdentificaÃÃo: existem no Brasil outras trÃs espÃcies de canÃrios do mesmo gÃnero, praticamente idÃnticas. Ã quase que impossÃvel distinguir as fÃmeas ou imaturos das quatro espÃcies, pois sÃo todas de coloraÃÃo bÃsica bege com manchas escuras, compondo um padrÃo ``carijÃÂÂ. Os machos das quatro espÃcies sÃo amarelados. Uma caracterÃstica Ãnica do macho de canÃrio-da-terra-verdadeiro (S.flaveola) Ã sua coroa alaranjada, presente especialmente na plumagem reprodutiva. O canÃrio-do-amazonas (S. columbiana) difere por ser menor que o da terra, o canÃrio-rasteiro (S.citrina) difere por apresentar coloraÃÃo esverdeada nas partes superiores e o canÃrio-tipio (S. luteo...

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Corruira ou Cambaxirra ( Troglodytes (aedon) musculus )

11,5cm IdentificaÃÃo: quase inconfundÃvel, ao menos em ambientes alterados pelo homem, as outras espÃcies brasileiras da famÃlia Troglodytidae sÃo tÃpicas de ambientes florestais ou restritas a habitats muito especÃficos. Atà recentemente a espÃcie Troglodytes aedon tinha sua distribuiÃÃo registrada em todo o continente americano, exceto acima do CÃrculo Polar Ãrtico, no entanto apÃs uma sÃrie de estudos as populaÃÃes ao sul do MÃxico passaram a ser consideradas como uma espÃcie distinta, renomeada como Troglodytes aedon. A mudanÃa no nome cientÃfico nÃo mudou em nada a popularidade desta ave jà muito conhecida em nosso paÃs. Esta pequena ave apresenta um compor...

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Bigodinho ( Sporophila lineola )

IdentificaÃÃo: o gÃnero Sporophila compreende mais de 25 espÃcies em nosso paÃs. Estas espÃcies sÃo conhecidas popularmente como papa-capins. O bigodinho à uma das espÃcies de fÃcil distinÃÃo, pois à a Ãnica a apresentar um padrÃo de coloraÃÃo alvinegro bem definido. Sua caracterÃstica mais marcante sÃo as bochechas brancas (âbigodesâ), a Ãrea branca na testa (ausente na populaÃÃo amazÃnica) e a regiÃo branca no uropÃgio, que à a base superior da cauda. As fÃmeas sÃo pardas e praticamente idÃnticas Ãs dos outros papa-capins. O nome bigodinho à uma alusÃo Ãs manchas brancas nas bochechas desta ave, que chama atenÃÃo nÃo sà pela coloraÃÃo, mas tamb...

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Choca-da-mata ( Thamnophilus caerulescens )

IdentificaÃÃo: o gÃnero Thamnophilus ainda à motivo de muitas controvÃrsias entre os ornitÃlogos que ainda nÃo chegaram a conclusÃes bem fundamentadas sobre o status taxonÃmico de boa parte de suas espÃcies, inclusive a choca-da-mata. Seu nome em inglÃs, variable antshrike, diz muito sobre sua aparÃncia, que à de fato muito variÃvel. Existem pelo menos 12 subespÃcies e talvez algumas delas ainda sejam separadas em espÃcies distintas. Como se nÃo bastasse ainda hà uma outra espÃcie, na verdade um grupo de subespÃcies que tÃm sido elevadas a espÃcies, que à o das chocas-pintalgadas (Thamnophilus punctatus), muito parecidas com as chocas-barradas, mas tendendo a apresenta...

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Maria-faceira ( Syrigma sibilatrix )

IdentificaÃÃo: simplesmente inconfundÃvel. à a Ãnica garÃa brasileira com este padrÃo de coloraÃÃo. Ave de aspecto e comportamento singulares. à a Ãnica garÃa originalmente brasileira que vive tanto em locais alagados quanto em locais secos, estando presente atà mesmo em Ãreas de caatinga. Costuma viver sozinha ou aos pares em territÃrios fixos. Passa a maior parte do tempo no solo, andando a procura de insetos. Quando em regiÃes alagadas nunca se aventura em Ãguas profundas, preferindo as margens alagadas, ricas em vegetaÃÃo, onde se alimenta nÃo sà de insetos, mas tambÃm de anfÃbios e peixes como o muÃum (Synbranchus marmoratus) e a tuvira (Gymnotus carapo), ambo...

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Gnaisse

Nome: Gnaisse Local de ocorrÃncia: Faixa Leste do municÃpio de Campinas FormaÃÃo a qual pertence: Complexo Itapira Tipo de rocha: Rocha MetamÃrfica CaracterÃsticas da rocha: rocha resultante da deformaÃÃo de granitos ou de sedimentos arcÃseos. Ã uma das rochas mais antigas do mundo. DescriÃÃo visual: Possui bandeamentos, ou faixas, resultado da segregaÃÃo de seus minerais escuros (mÃficos), dos claros (fÃlsicos). DescriÃÃo da textura (ao tato): Ã uma rocha de alta dureza, bastante Ãspera e rugosa. Solo de alteraÃÃo (Saprolito): apresenta textura silte a silte-arenosa, com diferentes graus de alteraÃÃo devido ao diaclasamento e a complexidade estrutural, mantend...

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  • Categoria: Software
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Cromatografia ascendente em papel de aminoácidos

A cromatografia consiste num mÃtodo de anÃlise de componentes de uma mistura complexa baseada em diferentes critÃrios: adsorbilidade, solubilidade, massa molecular, carga iÃnica e afinidade. A aplicaÃÃo desta metodologia à um importante item do conteÃdo programÃtico das disciplinas de BioquÃmica. Este Objeto de Aprendizagem corresponde à simulaÃÃo laboratorial de uma Cromatografia Ascendente em Papel de AminoÃcidos. Ele foi desenvolvido com a ferramenta Adobe Flash CS3 usando animaÃÃes e imagens representativas coletadas de um experimento real. Este objeto de aprendizagem à um suporte adequado para o ensino prÃtico de BioquÃmica bÃsica.

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Sentidos e práticas: a educação ambiental construída por professores participantes do projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produÃÃo de sentidos de educaÃÃo ambiental e evidenciar as prÃticas pedagÃgicas utilizadas para o tratamento das questÃes ambientais por duas professoras do subgrupo âEnsino Fundamental IIâ, participantes do projeto de formaÃÃo continuada intitulado âRibeirÃo Anhumas na Escolaâ, realizado durante os anos de 2007 a 2010, em Campinas/SP. Buscamos identificar: i) os procedimentos metodolÃgicos utilizados pelas professoras para abordar a temÃtica ambiental; ii) o papel ocupado pela educaÃÃo ambiental nas prÃticas pedagÃgicas iii) os repertÃrios argumentativos que foram mobilizados no processo de produÃÃo de sent...

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  • Categoria: Tese ou Monografia
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Sistematização e avaliação de aulas práticas sob uma abordagem investigativa

As aulas prÃticas sÃo fundamentais para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao aprendizado de ciÃncias. A American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB) listou uma sÃrie de habilidades que os estudantes devem desenvolver atà o final de um programa de BioquÃmica e Biologia Molecular, sendo a maioria delas adquirida em aulas prÃticas. O aprendizado da prÃtica de investigaÃÃo cientÃfica à um dos objetivos das aulas prÃticas. Esse trabalho propÃe a sistematizaÃÃo e avaliaÃÃo uma sequÃncia didÃtica que contemple o conteÃdo de BioquÃmica aliado ao desenvolvimento de habilidades de investigaÃÃo cientÃfica. A sequÃncia foi estruturada e aplicada n...

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