O USO DO CORPO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: UM MODELO ALTERNATIVO QUE DESCONSIDERA A AUSÊNCIA DE RECURSOS ESPECÍFICOS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

Com muita freqüência, conceitos científicos sofrem alterações por intermédio de novas descobertas, mas pouco deste novo conhecimento é repassado aos alunos, principalmente àqueles que compõem o Ensino Fundamental II (EF-II) e o Ensino Médio (EM), pois a complexidade das informações geradas dificulta esta abordagem. Entretanto, dia após dia se fala cada vez mais em assuntos que mexem com a curiosidade das pessoas, como é o caso do DNA e do metabolismo, geralmente relacionando tais assuntos com doenças emergentes como câncer, diabetes, Alzheimer, entre outras. Se o assunto é tão comentado assim nos meios de comunicação, por que não dar uma ênfase mais técnica a respeito destes tópicos em sala de aula, demonstrando ao aluno uma forma diferenciada de compreender conceitos, essencialmente por intermédio de atividades lúdicas. Neste trabalho são descritas duas atividades lúdico-pedagógicas que demonstram, de maneira prática, uma alternativa sobre como ensinar os processos de divisão celular mitótica e fisiologia do sistema respiratório para alunos do EF-II, envolvendo a descoberta de conceitos importantes para a compreensão dos fenômenos moleculares envolvidos com estes assuntos. Estas atividades ainda apresentam a peculiaridade de terem baixo custo de produção e fácil implementação.

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