O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE IGARASSU EM PERNAMBUCO

RESUMO
Esta pesquisa intitula-se: O ensino de Biologia Celular em uma escola pública
estadual de ensino médio do município de Igarassu em Pernambuco e teve como
objetivo identificar e analisar as repercussões das aulas práticas vivenciadas em
laboratório na aprendizagem dos conteúdos da Biologia Celular pelos alunos.
Pesquisadores como Bueno (2008); Cooper (2000); Junqueira e Carneiro (2005);
Amabis e Mathos (1998); Amabis (2001); Ausubel (1980), Barbieri (1982), Bizzo
(2004, 2007), entre outros auxiliam teoricamente esse estudo, apoiando-o
bibliograficamente. Primeiramente, foi realizada uma apresentação da
caracterização da área em estudo. Em seguida, foi feita uma abordagem sobre o
ensino de Biologia no Brasil e sobre a Biologia Celular. Logo após foram realizados
os procedimentos de pesquisa de campo e análise dos dados coletados, que nos
apresentaram a visão do docente em relação às aulas práticas, comportamento dos
alunos durante as mesmas, satisfação dos mesmos e modelo de boa aula
experimental. Em relação aos alunos, a pesquisa nos oportunizou conhecer as
concepções dos mesmos sobre a importância de aprender a Biologia Celular, a
metodologia aplicada pelo professor, às aulas práticas, o aprendizado e a relação
entre a Biologia Celular e o dia a dia dos mesmos. Os resultados da pesquisa
apontam que a aula prática em laboratório é imprescindível para o ensino da
Biologia Celular, contribuindo para um melhor aprendizado do que teoricamente foi
desenvolvido em sala de aula.
Palavras chave: Ensino de Biologia, Biologia Celular, Aulas Práticas.

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