Brincando com a Genética: um roteiro para utilização de jogos didáticos

O processo de ensino-aprendizagem requer um ambiente prazeroso, que instigue interesse e motivação dos alunos. Porém indiscutivelmente os professores se deparam nas salas de aula com alunos desmotivados, falta interesse frente às aulas teóricas muitas vezes cansativas. Uma alternativa para tornar o ensino mais dinâmico e atrativo são os jogos e modelos didáticos, que auxiliam na transformação do conhecimento abstrato em significativo, proporcionando ambientes desafiadores que atraem os alunos. Os conteúdos de Genética são os conteúdos que mais necessitam do auxilio de jogos e modelos, pois trabalham com conceitos muito abstratos. Porém, há a dificuldade de encontrar jogos sobre esses conteúdos e os poucos elaborados estão dispersos em vários sites e livros. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um roteiro didático contendo jogos e modelos, que possam auxiliar professores e alunos do Ensino Médio quanto aos conceitos de Genética. Os conteúdos de Genética foram selecionados com base em artigos eletrônicos, na Proposta Curricular do Estado de São Paulo e nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Através de pesquisa bibliográfica selecionamos e adaptamos jogos e modelos didáticos a fim de auxiliar na aprendizagem dos conteúdos escolhidos. Todos os jogos foram confeccionados, montados e fotografados para melhor ilustrar o trabalho. Para a confecção utilizaram-se materiais de fácil acesso e baixo custo. No roteiro reunimos 11 jogos intitulados: Desvendando a genética, Construindo heredogramas, Fábrica de proteínas, Pescando nucleotídeos, Desvendando os grupos sanguíneos, Qual é o cariótipo?, Júri da genética, Na trilha do sangue, DNA forense e teste de paternidade, Baralho das alterações cromossômicas, Divisão celular: mitose.

Download