Search

Results 1 - 20 from 59 Found materials (New search)
<Previous [1] 2 3  Next>

  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 44
  • Visits: 9.988

Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua

  • Updated in 09/05/2011

Os avanços no desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) trazem continuamente novas possibilidades de interações sociais online, incluindo uma grande variedade de ferramentas de mediação da comunicação (sítios, blogs, wikis, webconferência etc). Essas ferramentas possibilitam o crescente desenvolvimento de comunidades online, assim como de aplicativos para o desenvolvimento de tais comunidades. Nesse contexto, desenvolvem-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e trabalho colaborativo online com ferramentas que podem potencializar projetos de formação continuada de professores, seja no aspecto da formação ou na gestão dos trabalhos. Com essa perspectiva, utilizara...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 44
  • Visits: 8.340

Sentidos e práticas: a educação ambiental construída por professores participantes do projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produção de sentidos de educação ambiental e evidenciar as práticas pedagógicas utilizadas para o tratamento das questões ambientais por duas professoras do subgrupo “Ensino Fundamental II”, participantes do projeto de formação continuada intitulado “Ribeirão Anhumas na Escola”, realizado durante os anos de 2007 a 2010, em Campinas/SP. Buscamos identificar: i) os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras para abordar a temática ambiental; ii) o papel ocupado pela educação ambiental nas práticas pedagógicas iii) os repertórios argumentativos que foram mobilizados no processo de produção de sentido e; iv) as possíveis ver...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 235
  • Visits: 7.402

Formação continuada de professores e Biologia com uso de softwares livres

Trabalho de mestrado envolvendo a formação a distância de professores de Biologia para uso de softwares livres de Biologia. Participaram do trabalho 3 grupos de professores de escolas públicas e privadas. Foi realizado um trabalho reflexivo com os professores para o planejamento de aulas utilizando os softwares educacionais. O ambiente virtual utilizado foi o TelEduc.

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: -
  • Downloads: 69
  • Visits: 3.533

ATIVIDADES PRÁTICAS DE BIOINFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

O desenvolvimento da Biologia Molecular atrelado com os avanços estabelecidos pelos processos de sequenciamento em larga escala dos genes humanos e das novas tecnologias da informação, ao final do século XX, condicionaram o surgimento de uma disciplina que gerou vínculos essenciais entre a informática e as Ciências Biológicas, sendo denominada por Bioinformática. Neste contexto, este trabalho apresentou o relato de uma experiência com a aplicação de atividades práticas de introdução do ensino de Bioinformática a serem desenvolvias com alunos do ensino superior que cursarão as disciplinas de Biologia Molecular e Genética Geral no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceara ...

Leia Mais
  • Category: Link
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 116
  • Visits: 15.737

Site do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Este é o site do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola. Trata-se de um projeto escolar interdisciplinar que aborda as questões ambientais de Campinas. O projeto é uma iniciativa conjunta de universidades, instituições de pesquisas e escolas da rede pública de Campinas. Faz parte o Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino-DGAE - Instituto de Geociências, Instituto de Biologia, ambos da Unicamp, Instituto Agronômico de Campinas, Faculdade de Educação da USP-Leste, E.E. Ana Rita Godinho Pousa e E.E. Adalberto Nascimento (http://ead.ige.unicamp.br/anhumas) e possui apoio da CAPES e patrocínio da Fapesp e Petrobras Ambiental.

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 176
  • Visits: 7.441

ESTRUTURAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA A DISTÂNCIA BASEADA NO MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Após a realização de uma pesquisa de interesse, o curso a distância Bioquímica da Nutrição foi elaborado e oferecido em 2000, para alunos de graduação da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que contemplam disciplina de Bioquímica Básica na grade curricular. Os resultados da pesquisa mostraram que o interesse não se limita a alunos das duas instituições citadas, mas estende-se a estudantes e profissionais de todo país. Esta observação despertou o interesse em reestruturar o curso para ser oferecido a um público maior e mais diversificado. Em se tratando de uma iniciativa inédita, fez-se necessária a análise do uso de novas tecnologias de comunicação ...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 50
  • Visits: 11.714

Educação ambiental e itinerários curriculares no cotidiano das séries iniciais do ensino fundamental - Contribuições teórico-metodológicas do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, Rio Branco/AC

Esta pesquisa de mestrado tem como objeto de análise a Formação Continuada para Professores em Exercício em Educação Ambiental elaborada e implementada no âmbito do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, realizado no período de 2000 a 2004, desenvolvido no Estado do Acre, especificamente nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Esta Formação Continuada envolveu diretamente enquanto público de interesse, os/as professores/as das séries iniciais da Rede Pública de Ensino, e indiretamente seus alunos e alunas. Empregou-se a estratégia de multiplicação, segundo a qual as professoras que participaram durante o primeiro ano de realização, recebem uma formaçã...

Leia Mais
  • Category: Image
  • Note: -
  • Downloads: 72
  • Visits: 161

O caos da vida

A imagem retrata um globo terrestre central, dividido por uma rachadura ampla e profunda que se estende por toda a sua superfície. Essa rachadura simboliza a divisão que o negacionismo científico causa em nossa sociedade. À baixo da fissura, encontra-se um grupo de cientistas e pesquisadores vestindo jalecos brancos, todos concentrados em suas tarefas em um ambiente de laboratório. Eles estão rodeados por equipamentos de pesquisa e livros de ciência, denotando seu compromisso com a busca da verdade por meio da ciência. Esta imagem ilustra vividamente como o negacionismo científico pode criar divisões profundas e obscurecer a busca pela verdade, enquanto a luz da ciência ilumina o caminho p...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metadeNota vazia
  • Downloads: 44
  • Visits: 3.448

O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE IGARASSU EM PERNAMBUCO

RESUMO Esta pesquisa intitula-se: O ensino de Biologia Celular em uma escola pública estadual de ensino médio do município de Igarassu em Pernambuco e teve como objetivo identificar e analisar as repercussões das aulas práticas vivenciadas em laboratório na aprendizagem dos conteúdos da Biologia Celular pelos alunos. Pesquisadores como Bueno (2008); Cooper (2000); Junqueira e Carneiro (2005); Amabis e Mathos (1998); Amabis (2001); Ausubel (1980), Barbieri (1982), Bizzo (2004, 2007), entre outros auxiliam teoricamente esse estudo, apoiando-o bibliograficamente. Primeiramente, foi realizada uma apresentação da caracterização da área em estudo. Em seguida, foi feita uma abordagem sobre...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 252
  • Visits: 2.949

Os Incompatíveis Sanguíneos!

A Biologia é desafiadora, pois há muitos conceitos e processos difíceis de compreender até mesmo para o professor. Esse material didático é um produto que foi apresentado como trabalho de conclusão do curso de Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia da Universidade Federal de Goiás, com o objetivo de colaborar com o reconhecimento das HQs (Histórias em quadrinhos), como ferramenta pedagógica, de forma a serem inseridas cada dia mais nos livros didáticos, na sala de aula, no cotidiano de todos, onde a análise da utilização de um conteúdo específico da Biologia – O sistema ABO – remeteu a estímulos positivos, proporcionando interação entre: arte-biologia-educação, desenvo...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 64
  • Visits: 16.580

A cartografia mediando o ensino: possibilidades e potencialidades

O presente trabalho vincula-se ao projeto Fapesp Ensino Púbico intitulado “Elaboração de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente na escola básica com ênfase na regionalização a partir dos resultados de projeto de Políticas Públicas” e tem como objetivo investigar as potencialidades da cartografia em práticas pedagógicas que valorizem o lugar e a realidade do aluno, assim como as possibilidades apresentadas por este recurso para o trabalho interdisciplinar, constituindo-se em um eixo interessante para o diálogo entre disciplinas. Para isto, foi realizada uma análise do projeto pedagógico elaborado pela escola estadual Professora Ana Rita Godinh...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 333
  • Visits: 3.898

Bio...Química

Este trabalho abrange uma breve historico da BioQuímica em seguida a organização, padrão e diferenciação celular, água, ácido e base, tampões, diferenças entre °GL e INPM, sais, processos, micromoléculas e macromoléculas. O professor reponsável pela disciplina é Huita do Couto Matozo que desde 2006 leciona no curso de Técnico em Química da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro de João Monlevade MG.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 519
  • Visits: 3.927

Práticas de Bio...Química

Este trabalho foi desenvolvido visando o aprimoramento da química biologica através de informações sobre temas bioquímicos para aguçar a curiosidade e leitores através de prática de fácil execução. O professor responsável pela disciplina é Huita do Couto matozo que leciona na Escola Municipal Governador Israel Pinheiro de João Monlevade MG.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metadeNota vazia
  • Downloads: 122
  • Visits: 8.594

Explicações, representações visuais sobre o ensino do ciclo da água nas salas de aula de ciências

A ideia desse trabalho é discutir um pouco o papel do professor de ciências e sua ação medida para, no contexto interativo da sala de aula, ir construindo explicações e, no caso específico do tema das aulas sobre o ciclo d'água, mostrando como foi sendo utilizadas as representações visuais.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 65
  • Visits: 7.700

Construindo o conceito de tempo

O artigo relata a experiência de uma professora de História que ao trabalhar o conceito de tempo o ampliou para o tempo arqueológico e geológico. A experiência ocorreu com alunos da atual 6ª série no ano de 1999. A abordagem de ensino foi o construtivismo.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 264
  • Visits: 5.795

Tecnologia do DNA Recombinante In silico: Clonagem de Insertos em Vetores de Expressão Utilizando o Programa Vector NTI Advance 11

Considerando a importância do uso de ferramentas de bioinformática no ensino e na prática de biologia molecular, foi elaborada esta apostila com o propósito de guiar usuários iniciantes e professores no ensino e na utilização do programa Vector NTI Advance 11 na tecnologia do DNA recombinante através da construção de moléculas para expressão de proteínas recombinantes.

Leia Mais
<Previous [1] 2 3  Next>
Results 1 - 20 from 59 Found materials (New search)