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PANC´S - Plantas Alimentícias Não Convencionais

Este infográfico sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC´S) tem o objetivo de abordar de maneira rápida e superficial sobre o tema das plantas que podem ser utilizadas como fonte de alimento e suplemento nutricional, uma vez visto que em nosso pais um dos maiores problemas sociais que enfrentamos é a fome de milhões de pessoas. Informações alimentares como essas podem ajudar na democratização dos alimentos e combate à fome e desnutrição. Ele traz três das PANC´S mais conhecidas e seus principais benefícios nutricionais.

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Estratégias de captura - Plantas Carnívoras

As plantas carnívoras são plantas que evoluíram para viver em ambientes com o solo pobre em nutrientes. Elas desenvolveram estratégias obter esses nutrientes capturando e digerindo presas - insetos e até pequenos animais. A ilustração traz os principais tipos de armadilha de captura utilizados pelas plantas carnívoras.

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Infográfico sobre Sistemática Vegetal: como sabemos o parentesco das plantas?

Esse infográfico aborda, resumidamente, as diversas fontes de evidências utilizadas para a construção de uma árvore filogenética. É apresentada uma filogenia simplificada dos principais grupos de angiospermas e tendências gerais do padrão morfológico de suas flores.

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Movimentos das Plantas

O software “Movimentos das Plantas” foi desenvolvido com a finalidade de apresentar imagens em sala de aula, representando formas e fenômenos biológicos. Através de textos associados a fotos, vídeos, simulações e experimentos, o software apresenta conceitos da Biologia e aproxima os alunos de fatos reais observados na natureza. Dessa forma, o uso de imagens deixa de ser puramente ilustrativo para se tornar a base da aprendizagem de novos conteúdos, a partir da interação de cada aluno com o conteúdo visual.

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MOVIMENTO NAS PLANTAS - FOTOTROPISMO

as plantas respondem a estímulos externos, de forma a se adequarem ao ambiente. A luz exerce influência sobre a parte aérea (caule e folhas) das plantas, de forma que essa parte cresce em direção à luz, a fim de fazerem fotossíntese adequadamente. Quando plantas de mostarda são cultivadas em caixa escura, com uma abertura lateral, por onde passa um foco direcionado de luz, há um maior crescimento das células do lado sombreado, levando à curvatura dos caules em direção ao foco de luz. É apresentado um experimento alternativo, para qual é usado apenas um feijoeiro e um saco plástico preto. São apresentados os resultados esperados e as explicações para os mesmos.

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MOVIMENTO NAS PLANTAS - GRAVITROPISMO

as plantas respondem a estímulos externos, como a gravidade, orientando-se adequadamente, de forma que as raízes cresçam em direção ao solo (para obter água e nutrientes) e a parte aérea cresça em sentido oposto (para aproveitar a luz). Quando um feijoeiro é tombado há um maior crescimento das células do lado de baixo do caule, levando à sua curvatura para cima.

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Manual dos softwares do Biologia em Multimeios

Este é o manual dos softwares do Biologia em Multimeios, são eles: Ciclo de Vida em Vegetais, Embriologia, Estômatos, Nutrição e Movimento das plantas. O manual possui uma introdução da proposta do trabalho e a explicação de cada um dos softwares.

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Medindo a Fotossíntese - Experimentos #6

Hoje vamos aprender um pouco sobre como medir a taxa de fotossíntese de uma planta! Este projeto é financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos nº 2016/05243-7 e 2014/50906-9, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 Se você puder, preencha este questionário para me ajudar a melhorar a série! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 Conheça o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

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Analisando a Fotossíntese - Experimentos #8

Como será que a gente pode analisar a fotossíntese sendo feita por uma planta? Vamos descobrir no vídeo de hoje! Este projeto é financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos nº 2016/05243-7 e 2014/50906-9, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 Se você puder, preencha este questionário para me ajudar a melhorar a série! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 Conheça o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

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