Search

Results 1 - 20 from 93 Found materials (New search)
<Previous [1] 2 3 4 ... 5 Next>

  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 50
  • Visits: 11.705

Educação ambiental e itinerários curriculares no cotidiano das séries iniciais do ensino fundamental - Contribuições teórico-metodológicas do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, Rio Branco/AC

Esta pesquisa de mestrado tem como objeto de análise a Formação Continuada para Professores em Exercício em Educação Ambiental elaborada e implementada no âmbito do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, realizado no período de 2000 a 2004, desenvolvido no Estado do Acre, especificamente nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Esta Formação Continuada envolveu diretamente enquanto público de interesse, os/as professores/as das séries iniciais da Rede Pública de Ensino, e indiretamente seus alunos e alunas. Empregou-se a estratégia de multiplicação, segundo a qual as professoras que participaram durante o primeiro ano de realização, recebem uma formaçã...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 64
  • Visits: 16.569

A cartografia mediando o ensino: possibilidades e potencialidades

O presente trabalho vincula-se ao projeto Fapesp Ensino Púbico intitulado “Elaboração de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente na escola básica com ênfase na regionalização a partir dos resultados de projeto de Políticas Públicas” e tem como objetivo investigar as potencialidades da cartografia em práticas pedagógicas que valorizem o lugar e a realidade do aluno, assim como as possibilidades apresentadas por este recurso para o trabalho interdisciplinar, constituindo-se em um eixo interessante para o diálogo entre disciplinas. Para isto, foi realizada uma análise do projeto pedagógico elaborado pela escola estadual Professora Ana Rita Godinh...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metadeNota vazia
  • Downloads: 122
  • Visits: 8.584

Explicações, representações visuais sobre o ensino do ciclo da água nas salas de aula de ciências

A ideia desse trabalho é discutir um pouco o papel do professor de ciências e sua ação medida para, no contexto interativo da sala de aula, ir construindo explicações e, no caso específico do tema das aulas sobre o ciclo d'água, mostrando como foi sendo utilizadas as representações visuais.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: -
  • Downloads: 2
  • Visits: 186

O ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIOINTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ

Com base no surgimento de novas dinâmicas pedagógicas, que buscam reformular as relações de ensino-aprendizagem ainda em muito caracterizadas pela rigidez do ensino tradicional, destaca-se nesta pesquisa a prática pedagógica de cunho interdisciplinar. O presente estudo procurou investigar a existência de práticas pedagógicas interdisciplinares nos cursos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá/Campus Macapá. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, procedendo-se à análise documental dos Planos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Macapá e à investigação sobre a submissão de Projetos de Ensino que versem sobre a ...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 594
  • Visits: 10.359

O Ensino a Distância aplicado a uma disiciplina de Bioquímica - Bioquímica da Nutrição

Através de um programa de formação pedagógica para pós-graduandos, o grupo de Ensino de Bioquímica da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e da Universidade de São Paulo – USP vem promovendo o desenvolvimento de novas disciplinas especiais de bioquímica. Uma delas foi a Bioquímica da Nutrição inteiramente planejada e aplicada por pós-graduandos para alunos de graduação. Os objetivos da disciplina, o seu conteúdo e as formas de avaliação foram completamente reestruturados de modo que pudessem ser veiculados pela Internet. A versão virtual da disciplina foi oferecida para alunos da graduação durante quatro meses. Para ser totalmente veiculada pela Internet, foi criada uma “homepage” con...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 92
  • Visits: 4.303

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA AULA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM

Os conteúdos abordados dentro de uma sala de aula exigem do educador a criação de um ambiente que estimule a aplicação prática do que esta sendo abordado. É importante que sejam implantados no processo educacional, conteúdos que demonstrem e esclareçam fenômenos cotidianos para que, desta forma, os alunos estabeleçam relações entre tais acontecimentos e seus efeitos, e aprendam realmente o conteúdo da disciplina. Portanto, o presente trabalho tem como justificativa estimular a criação de trabalhos práticos, atividades diferenciadas e dinâmicas que desenvolva o raciocínio dos alunos através da resolução de problemas e que torne as aulas de ensino médio mais prazerosas. Para tanto, foi utiliz...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metadeNota vazia
  • Downloads: 44
  • Visits: 3.429

O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE IGARASSU EM PERNAMBUCO

RESUMO Esta pesquisa intitula-se: O ensino de Biologia Celular em uma escola pública estadual de ensino médio do município de Igarassu em Pernambuco e teve como objetivo identificar e analisar as repercussões das aulas práticas vivenciadas em laboratório na aprendizagem dos conteúdos da Biologia Celular pelos alunos. Pesquisadores como Bueno (2008); Cooper (2000); Junqueira e Carneiro (2005); Amabis e Mathos (1998); Amabis (2001); Ausubel (1980), Barbieri (1982), Bizzo (2004, 2007), entre outros auxiliam teoricamente esse estudo, apoiando-o bibliograficamente. Primeiramente, foi realizada uma apresentação da caracterização da área em estudo. Em seguida, foi feita uma abordagem sobre...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 1.286
  • Visits: 13.773

JOGO ENERGÉTICO: Uma estratégia para o ensino sobre fotossíntese e respiração celular para alunos do Ensino Médio

Para grande parte dos alunos do primeiro ano do ensino médio, os conteúdos sobre fotossíntese e respiração celular são considerados difíceis devido aos seus inúmeros detalhes e também, à maneira monótona e isolada com que os mesmos são transmitidos. Assim, reconhecendo a importância de se utilizar estratégias de ensino mais dinâmicas, este artigo relata a utilização de um jogo de tabuleiro que aborda os dois processos acima mencionados, bem como a relação direta entre seus produtos e reagentes.

Leia Mais
  • Category: Presentation
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 44
  • Visits: 1.902

Práticas de Ensino de Biologia a partir das Tecnologias Digitais: aprendizagem colaborativa no ciberespaço.

Este Ambiente Virtual de Aprendizagem tem por objetivo fomentar a utilização das diferentes Tecnologias Digitais de Comunicações e Informações (TDICs) na prática docente de Biologia no Ensino Médio a partir dos relatos de experiência dos professores, em suas vivências, com as TDICs no chão da sala de aula. A ideia é viabilizar trocas e experimentações sobre as possibilidades pedagógicas das TDICs no ensino de Biologia que já foram testadas previamente por vocês ao longo da prática docente o que poderá contribuir, sobremaneira, para o seu uso mais eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Esse AVA também oportuniza o debate sobre os desafios da nossa prática docente de Biologia no sécul...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 126
  • Visits: 5.525

BIOLOGIA MOLECULAR PARA O ENSINO MÉDIO

Este trabalho BIOLOGIA MOLECULAR PARA O ENSINO MÉDIO surgiu da observação, no Curso de Especialização em Biologia Molecular e Genética, sobre a necessidade de texto de apoio didático sobre a Biologia Molecular que pudesse ser utilizado para no Ensino Médio, especialmente para se trabalhar os temas transversais. Assim, na disciplina de Aspectos Interdisciplinares II, os alunos, na maioria professores do ensino fundamental e médio, produziram textos sobre os diferentes temas da Biologia Molecular, segundo suas necessidades. Assim, esperamos contribuir para o ensino e aprendizagem da Biologia Molecular, uma importante área, presente no cotidiano, que permeia e auxilia várias outras áreas das Ci...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 405
  • Visits: 4.752

Bioquímica Experimental: Proposta para o ensino de Açúcares Redutores

Apresenta-se um módulo didático para o ensino de açúcares no Ensino Superior, utilizando açúcares simples, o reagente de Benedict e a Glicose Oxidase. Relatamos também nossa experiência na aplicação de tais módulos às turmas de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria durante a disciplina de Bioquímica Experimental.

Leia Mais
  • Category: Software
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 1.061
  • Visits: 8.159

Rede ambiental: educando para vida

Este software foi desenvolvido como ferramenta de apoio em educação ambiental, para ensino médio, fundamental e técnico, também podendo ser utilizado no ensino informal. O software possui informações e imagens sobre os biomas brasileiros, atividades virtuais, fichas de atividades práticas, filmes e uma biblioteca com temas da área de educação ambiental.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 65
  • Visits: 7.683

Construindo o conceito de tempo

O artigo relata a experiência de uma professora de História que ao trabalhar o conceito de tempo o ampliou para o tempo arqueológico e geológico. A experiência ocorreu com alunos da atual 6ª série no ano de 1999. A abordagem de ensino foi o construtivismo.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: -
  • Downloads: 36
  • Visits: 8.043

Português e o estudo do meio: uma parceria com geografia

A experiência relatada a seguir procurará tratar de uma tentativa de interdisciplinaridade entre as áreas de Português e Geografia. Nesta pesquisa Português e Geografia agiram ao mesmo tempo com trocas de informações se interpenetrando em seus campos de ação para que o aluno estabelecesse uma relação de sentidos, sentidos esses, que forneceram saltos qualitativos para que ele entendesse o local onde vive. A experiência ocorreu na atual 6ª série no período noturno.

Leia Mais
<Previous [1] 2 3 4 ... 5 Next>
Results 1 - 20 from 93 Found materials (New search)