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Por que quase não temos vacinas contra doenças de protozoários?

O podcast aborda de forma descontraída alguns dos principais motivos de quase não haver vacinas contra protozoários, apontando 3 motivos para isso: complexidade do organismo, variações genéticas e negligência para com as doenças protozoóticas. As referências utilizadas para produzi-lo foram: SciELO - Brasil - O desenvolvimento de vacinas contra as doenças tropicais negligenciadas O desenvolvimento de vacinas contra as doenças tropicais negligenciadas (https://www.scielo.br/j/csp/a/QvswzdJsgBJSkrdDfdcTZhK/) Por que desenvolver uma vacina é tão complexo — e nem sempre factível - BBC News Brasil (https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53745688) Primeira vacina contra a malária repres...

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Guaracava-de-barriga-amarela ( Elaenia flavogaster )

Comprimento: 16cm Identificação: o gênero Elaenia é famoso entre os ornitólogos pela dificuldade na identificação de suas espécies. Por outro lado a guaracava- de-barriga-amarela é a mais fácil de se reconhecer, não só pelo fato óbvio de seu ventre ser amarelo, mas também por ser bem menos arisca que as outras. Possui um topete que só é eriçado quando a ave está excitada. Nem o topete nem a face apresentam faixas brancas. Muitas pessoas não conhecem esta ave apesar de já a terem visto e com certeza ouvido. Sua vocalização lembra muito a do bem-te-vi quanto ao timbre e intensidade. Seu outro nome popular maria-já-é-dia refere-se ao seu canto. As guaracavas-de-barriga-amarela habitam quint...

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Peiteca ou Bem-te-vi-peiteca ( Empidonomus varius )

Comprimento: 18cm Identificação: existem duas espécies muito parecidas com o peiteca: o bem- te-vi-pirata e o bem-te-vi-rajado. O peiteca se distingue do primeiro por ser um pouco maior, por apresentar o bico relativamente menor, por suas sobrancelhas brancas serem mais longas, geralmente se encontrando na nuca e por apresentar uma coloração geral menos ferruginosa. Já o bem-te-vi- rajado é maior que o peiteca, seu bico é relativamente maior, suas manchas são mais escuras e melhor definidas. A dificuldade na identificação desta ave não é só devido à sua semelhança com o bem-te-vi-pirata e com o bem-te-vi-rajado, mas também por essas duas outras espécies ocorrem mais ou menos nos menos am...

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João-de-barro ( Furnarius rufus )

Tamanho:19cm Idenficação: corpo marrom com as partes inferiores mais claras. As sobrancelhas são claras e a garganta é quase branca. É uma das aves de mais fácil observação nos locais onde ocorre pois além de não se afastar muito de seu território não é nem um pouco arisca, deixando o observador chegar a poucos metros de distância. Quando não está empoleirada desce ao solo, onde passa boa parte de seu tempo caminhando de modo bem típico alternado pequenas corridas com intervalos nos quais anda mais devagar em busca de pequenos artrópodos que formam a base de sua alimentação. A forma como constrói seu ninho é sem dúvida sua característica mais famosa. De fato ao olh...

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Sabiá-do-campo ou Tejo ( Mimus saturninus )

Tamanho:23cm Idenficação: existem duas outras espécies do gênero que ocorrem no Brasil, o sabiá-da-praia (Mimus gilvus), que como o próprio nome diz está restrito ao litoral e pode ser diferenciado por apresantar as partes supeiores com coloração cinza e as partes inferiores bem claras, quase brancas. A outra espécie é a calhandra-de-três-rabos (Mimus triurus), que é bem mais clara que o sabiá- do-campo, possui as sobrancelhas brancas, assim como uma faixa na asa, que é bem visível quando a ave está em vôo, especialmente porque a ponta da asa é negra. Esta última espécie só ocorre no Sul e em alguns locais do oeste do Brasil. Também conhecido como tejo ou sabiá-poca, send...

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Urutau, Mãe-da-lua ( Nyctibius griseus )

Comprimento: 37cm Identificação: Apesar de difícil de ser avistada, uma vez vista é inconfundível pelo aspecto único. Nyctibius griseus é a única espécie do gênero que ocorre em áreas modificadas pelo homem e por isso é a mais facilmente encontrada. Difere de N. grandis por ser menor que esta e de N. aethereus por ser acinzentada e não parda. Seu, só ouvido a noite, lembra uma flauta doce. O urutau vai contra tudo o que conhecemos como uma ave normal. Passa o dia inteiro imóvel, pousado em um galho ou um mourão de cerca. Sua silhueta e suas cores são merecedoras do título de ave mais camuflada do mundo. As vezes é difícil dizer onde começa a ave e acaba o galho. Seus enormes olhos lar...

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A cartografia mediando o ensino: possibilidades e potencialidades

O presente trabalho vincula-se ao projeto Fapesp Ensino Púbico intitulado “Elaboração de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente na escola básica com ênfase na regionalização a partir dos resultados de projeto de Políticas Públicas” e tem como objetivo investigar as potencialidades da cartografia em práticas pedagógicas que valorizem o lugar e a realidade do aluno, assim como as possibilidades apresentadas por este recurso para o trabalho interdisciplinar, constituindo-se em um eixo interessante para o diálogo entre disciplinas. Para isto, foi realizada uma análise do projeto pedagógico elaborado pela escola estadual Professora Ana Rita Godinh...

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  • Categoria: Tese ou Monografia
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Educação ambiental e itinerários curriculares no cotidiano das séries iniciais do ensino fundamental - Contribuições teórico-metodológicas do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, Rio Branco/AC

Esta pesquisa de mestrado tem como objeto de análise a Formação Continuada para Professores em Exercício em Educação Ambiental elaborada e implementada no âmbito do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, realizado no período de 2000 a 2004, desenvolvido no Estado do Acre, especificamente nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Esta Formação Continuada envolveu diretamente enquanto público de interesse, os/as professores/as das séries iniciais da Rede Pública de Ensino, e indiretamente seus alunos e alunas. Empregou-se a estratégia de multiplicação, segundo a qual as professoras que participaram durante o primeiro ano de realização, recebem uma formaçã...

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Integrando vegetação e solo: exercitando as conexões

A integração entre conhecimentos de solo e vegetação é importante para compressão dos Biomas e as relações ecológicas existentes nestes. Tendo em vista a dificuldade no ensino integrado destas temáticas, propõe-se um exercício prático de análise que coloca aos alunos questões e dados reais sobre alguns pontos da região da microbacia do Ribeirão das Anhumas, em Campinas-SP. A microbacia possui diversos tipos de vegetação e solos, possibilitando este estudo integrado, abordando uma realidade local para os alunos. Apesar da especificidade local do exercício, este poderá sugerir ideias de exercícios que poderão ser feitos em localidades distintas. Espera-se que o exercício propicie aos alunos po...

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Brincando com a Genética: um roteiro para utilização de jogos didáticos

O processo de ensino-aprendizagem requer um ambiente prazeroso, que instigue interesse e motivação dos alunos. Porém indiscutivelmente os professores se deparam nas salas de aula com alunos desmotivados, falta interesse frente às aulas teóricas muitas vezes cansativas. Uma alternativa para tornar o ensino mais dinâmico e atrativo são os jogos e modelos didáticos, que auxiliam na transformação do conhecimento abstrato em significativo, proporcionando ambientes desafiadores que atraem os alunos. Os conteúdos de Genética são os conteúdos que mais necessitam do auxilio de jogos e modelos, pois trabalham com conceitos muito abstratos. Porém, há a dificuldade de encontrar jogos sobre esses conteú...

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ATIVIDADES PRÁTICAS DE BIOINFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

O desenvolvimento da Biologia Molecular atrelado com os avanços estabelecidos pelos processos de sequenciamento em larga escala dos genes humanos e das novas tecnologias da informação, ao final do século XX, condicionaram o surgimento de uma disciplina que gerou vínculos essenciais entre a informática e as Ciências Biológicas, sendo denominada por Bioinformática. Neste contexto, este trabalho apresentou o relato de uma experiência com a aplicação de atividades práticas de introdução do ensino de Bioinformática a serem desenvolvias com alunos do ensino superior que cursarão as disciplinas de Biologia Molecular e Genética Geral no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceara ...

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