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  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TELE JORNAL “5Rs”

A proposta dessa aula à abordar a EducaÃÃo Ambiental por meio de uma linguagem artÃstica, proporcionando a aprendizagem de forma coletiva e criativa para isso os alunos deverÃo criar uma representaÃÃo de um tele jornal teatral utilizando elementos visuais como fantoches, mÃsica, cenÃrios.

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Ocotea teleiandra (Meisn.) Mez

Nome popular: -.

Ãrvore atà 6m; extemidade dos ramos rugosa, glabra; folha simples, alterna, espiralada, sem estÃpula, pecÃolo canaliculado, estriado, 1,5 X 0,1cm, glabro, nigrescente no material seco, lÃmina oboval-elÃptica, Ãpice abrupto, longo-acuminado, base atenuada, 8,5 X 2-3cm, margem inteira, membranÃcea a subcartÃcea, venaÃÃo camptÃdroma, 5 pares de nervuras secundÃrias, mais conspÃcuas na face abaxial, venaÃÃo terciÃria conspÃcua, glabra, glauca no material seco.

DistribuiÃÃo: Sul e sudeste brasileiro; no sub-bosque da floresta obrÃfila densa da encosta atlÃntica.

ReferÃ...

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Formação continuada de professores e Biologia com uso de softwares livres

Trabalho de mestrado envolvendo a formaÃÃo a distÃncia de professores de Biologia para uso de softwares livres de Biologia. Participaram do trabalho 3 grupos de professores de escolas pÃblicas e privadas. Foi realizado um trabalho reflexivo com os professores para o planejamento de aulas utilizando os softwares educacionais. O ambiente virtual utilizado foi o TelEduc.

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Corruira ou Cambaxirra ( Troglodytes (aedon) musculus )

11,5cm IdentificaÃÃo: quase inconfundÃvel, ao menos em ambientes alterados pelo homem, as outras espÃcies brasileiras da famÃlia Troglodytidae sÃo tÃpicas de ambientes florestais ou restritas a habitats muito especÃficos. Atà recentemente a espÃcie Troglodytes aedon tinha sua distribuiÃÃo registrada em todo o continente americano, exceto acima do CÃrculo Polar Ãrtico, no entanto apÃs uma sÃrie de estudos as populaÃÃes ao sul do MÃxico passaram a ser consideradas como uma espÃcie distinta, renomeada como Troglodytes aedon. A mudanÃa no nome cientÃfico nÃo mudou em nada a popularidade desta ave jà muito conhecida em nosso paÃs. Esta pequena ave apresenta um compor...

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Sabia-pardo ( Turdus leucomelas )

23cm. IdentificaÃÃo: parecido com o sabiÃ-poca ( Turdus amaurochalinus ), ocorrendo nos mesmos locais que este, porÃm apresenta o bico escuro e a coloraÃÃo com tons cinzas e asas ferrugÃneas. A parte inferior da cauda à clara. à o sabià mais comum do interior do Brasil, especialmente em regiÃes de cerrado. Assim como outros sabiÃs revira as folhas caÃdas em busca de pequenos invertebrados e tambÃm se alimenta de pequenos frutos. Canta somente na primavera, Ãpoca em que acasala. Durante o resto do ano sà emite vocalizaÃÃes de alerta, especialmente ao entardecer quando disputam os melhores poleiros para passar a noite. O ninho pode ser construÃdo em locais tÃo ...

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Suiriri ( Tyrannus melancholicus )

22cm. IdentificaÃÃo: lembra um pouco as marias-cavaleiras (gÃnero Myarchus ), porÃm nÃo apresenta topete nem marrom nas partes superiores. à muito parecido com o suiriri-de-garganta-branca ( Tyrannus albogularis ), tendo inclusive a garganta branca, mas esta cor à muito menos intensa e mais restrita que na Ãltima espÃcie. O nome suiriri à derivado da vocalizaÃÃo desta ave, facilmente reconhecida. Esta ave passa a maior parte do tempo empoleirada imÃvel em galhos altos, fios da rede elÃtrica ou antenas de televisÃo. Alimenta-se de insetos que costuma capturar em vÃos curtos, retornando a seu poleiro logo em seguida. à uma ave muito valente e territorial. Afugenta qualq...

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Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua

  • Atualizado em 09/05/2011

Os avanÃos no desenvolvimento das tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo (TIC) trazem continuamente novas possibilidades de interaÃÃes sociais online, incluindo uma grande variedade de ferramentas de mediaÃÃo da comunicaÃÃo (sÃtios, blogs, wikis, webconferÃncia etc). Essas ferramentas possibilitam o crescente desenvolvimento de comunidades online, assim como de aplicativos para o desenvolvimento de tais comunidades. Nesse contexto, desenvolvem-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e trabalho colaborativo online com ferramentas que podem potencializar projetos de formaÃÃo continuada de professores, seja no aspecto da formaÃÃo ou na gestÃo dos trabalhos. Com essa pers...

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Sentidos e práticas: a educação ambiental construída por professores participantes do projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produÃÃo de sentidos de educaÃÃo ambiental e evidenciar as prÃticas pedagÃgicas utilizadas para o tratamento das questÃes ambientais por duas professoras do subgrupo âEnsino Fundamental IIâ, participantes do projeto de formaÃÃo continuada intitulado âRibeirÃo Anhumas na Escolaâ, realizado durante os anos de 2007 a 2010, em Campinas/SP. Buscamos identificar: i) os procedimentos metodolÃgicos utilizados pelas professoras para abordar a temÃtica ambiental; ii) o papel ocupado pela educaÃÃo ambiental nas prÃticas pedagÃgicas iii) os repertÃrios argumentativos que foram mobilizados no processo de produÃÃo de sent...

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  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
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Saúde pública - Rotação de estações em ação

Atividade didÃtica com abordagem investigativa, que utiliza como estratÃgia a rotaÃÃo de estaÃÃes, com tempo cronometrado e materiais diversos para consulta, como: material biolÃgico, textos didÃticos e jornalÃsticos, charges, grÃficos, tabelas e infogrÃficos para dar suporte a resoluÃÃo de situaÃÃes problemas sobre conceitos de saÃde pÃblica, para os estudantes do primeiro ano do Ensino MÃdio.

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