Cabeceira do rio das pedras - mapa base - 2007
- Sent by Samuel Fernando Adami - 27/10/2009
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Cartografia de base da área da cabeceira do rio das Pedras. O mapa foi utilizado nos primeiros trabalhos de campo do projeto.
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Leia MaisEsquemas simplificados (geral) das vias bioquímicas de degradação de proteínas, bases púricas e pirimídicas nas principais classes de animais. Os esquemas contribuem na compreensão comparativa das vias bioquímicas das diferentes classes.
Leia MaisApós a realização de uma pesquisa de interesse, o curso a distância Bioquímica da Nutrição foi elaborado e oferecido em 2000, para alunos de graduação da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que contemplam disciplina de Bioquímica Básica na grade curricular. Os resultados da pesquisa mostraram que o interesse não se limita a alunos das duas instituições citadas, mas estende-se a estudantes e profissionais de todo país. Esta observação despertou o interesse em reestruturar o curso para ser oferecido a um público maior e mais diversificado. Em se tratando de uma iniciativa inédita, fez-se necessária a análise do uso de novas tecnologias de comunicação ...
Leia MaisMapa Geológico do Município de Campinas
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Leia MaisUma mapa mental ilustrando os principais conceitos relacionados as heranças relacionadas ao sexo
Leia MaisO documento é um dos resultados do projeto de políticas públicas.
Leia MaisLevantamento pedológico da bacia do ribeirão das Annhumas.
Leia MaisNesse vídeo vamos entender um pouco como funciona a neutralização de uma substância ácida ou alcalina! Este projeto é financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos nº 2016/05243-7 e 2014/50906-9, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 Se você puder, preencha este questionário para me ajudar a melhorar a série! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73
Leia MaisEsquemas de principais tipos de flores, evidenciando características morfológicas que são o padrão geral observado nos principais grupos taxonômicos de angiospermas. Cores auxiliam na interpretação comparativa das peças florais em diferentes flores.
Leia MaisEsta proposta apresenta uma sequência de 3 atividades, relacionadas com o uso de representações do ambiente, num contexto geobiocientífico para compreender de melhor forma o local, assim como refletir as diferentes representações (foto, mapa, imagem de satélite). Consiste em uma atividade pré-campo, uma atividade de campo e outra pós campo. Apesar de ser direcionada para um local específico na região de Campinas-SP, poderá ser utilizada como base para criação de outras atividades que tenham objetivos convergentes.
Leia MaisA imagem apresenta o mapa do Brasil dividido por seus biomas, e imagens que caracterizam cada bioma.
Leia MaisA imagem retrata um globo terrestre central, dividido por uma rachadura ampla e profunda que se estende por toda a sua superfície. Essa rachadura simboliza a divisão que o negacionismo científico causa em nossa sociedade. À baixo da fissura, encontra-se um grupo de cientistas e pesquisadores vestindo jalecos brancos, todos concentrados em suas tarefas em um ambiente de laboratório. Eles estão rodeados por equipamentos de pesquisa e livros de ciência, denotando seu compromisso com a busca da verdade por meio da ciência. Esta imagem ilustra vividamente como o negacionismo científico pode criar divisões profundas e obscurecer a busca pela verdade, enquanto a luz da ciência ilumina o caminho p...
Leia MaisA animação ajuda a compreender as curvas de nível nas representações cartográficas.
Leia MaisRumo à Verdade Científica
Leia MaisO software “Movimentos das Plantas” foi desenvolvido com a finalidade de apresentar imagens em sala de aula, representando formas e fenômenos biológicos. Através de textos associados a fotos, vídeos, simulações e experimentos, o software apresenta conceitos da Biologia e aproxima os alunos de fatos reais observados na natureza. Dessa forma, o uso de imagens deixa de ser puramente ilustrativo para se tornar a base da aprendizagem de novos conteúdos, a partir da interação de cada aluno com o conteúdo visual.
Leia MaisCom base no surgimento de novas dinâmicas pedagógicas, que buscam reformular as relações de ensino-aprendizagem ainda em muito caracterizadas pela rigidez do ensino tradicional, destaca-se nesta pesquisa a prática pedagógica de cunho interdisciplinar. O presente estudo procurou investigar a existência de práticas pedagógicas interdisciplinares nos cursos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá/Campus Macapá. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, procedendo-se à análise documental dos Planos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Macapá e à investigação sobre a submissão de Projetos de Ensino que versem sobre a ...
Leia Mais19 cm. The body is brown, darker in the back and ferruginous in the tail. The ventral part is light brown. Distribution: Northeast, Mideast to South of Brazil, also in Argentina, Paraguay, Uruguay and Bolivia. Has been spreading its distribution along with deforestation. Habitat: Open landscapes, fields, cerrado, lawns and gardens. Diet: Mainly arthropods, sometimes seeds. Reproduction: The couple builds the nest with mud, manure and straw that they carry with their beaks and model with their feet. The nest is usually built on tall trees. Each year a new nest is built, sometimes over the previous ones (up to 11 nests one above the other). The nest has two divisions and the eggs...
Leia Mais28cm Identification: easily told apart from other woodpeckers for the black and white pattern, being the wings and the tail black. There is a yellow region on the face. It lives in noisy groups of 3 to 8 individuals. As other woodpeckers the diet is based on insects that it catches hammering tree trunks. The nest is built by the couple in a natural tree hole or a carved one. The female lays 3 or 4 eggs. The young birds leave the nest within about 35 days.
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