Cabeceira do rio das pedras - mapa base - 2007
- Enviado por Samuel Fernando Adami - 27/10/2009
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Cartografia de base da área da cabeceira do rio das Pedras. O mapa foi utilizado nos primeiros trabalhos de campo do projeto.
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Leia MaisEsquemas simplificados (geral) das vias bioquímicas de degradação de proteínas, bases púricas e pirimídicas nas principais classes de animais. Os esquemas contribuem na compreensão comparativa das vias bioquímicas das diferentes classes.
Leia MaisApós a realização de uma pesquisa de interesse, o curso a distância Bioquímica da Nutrição foi elaborado e oferecido em 2000, para alunos de graduação da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que contemplam disciplina de Bioquímica Básica na grade curricular. Os resultados da pesquisa mostraram que o interesse não se limita a alunos das duas instituições citadas, mas estende-se a estudantes e profissionais de todo país. Esta observação despertou o interesse em reestruturar o curso para ser oferecido a um público maior e mais diversificado. Em se tratando de uma iniciativa inédita, fez-se necessária a análise do uso de novas tecnologias de comunicação ...
Leia MaisMapa Geológico do Município de Campinas
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Leia MaisMapa das Província Geológicas do Município de Campinas
Leia MaisUma mapa mental ilustrando os principais conceitos relacionados as heranças relacionadas ao sexo
Leia MaisO documento é um dos resultados do projeto de políticas públicas.
Leia MaisLevantamento pedológico da bacia do ribeirão das Annhumas.
Leia MaisNesse vídeo vamos entender um pouco como funciona a neutralização de uma substância ácida ou alcalina! Este projeto é financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos nº 2016/05243-7 e 2014/50906-9, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 Se você puder, preencha este questionário para me ajudar a melhorar a série! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73
Leia MaisEsquemas de principais tipos de flores, evidenciando características morfológicas que são o padrão geral observado nos principais grupos taxonômicos de angiospermas. Cores auxiliam na interpretação comparativa das peças florais em diferentes flores.
Leia MaisEsta proposta apresenta uma sequência de 3 atividades, relacionadas com o uso de representações do ambiente, num contexto geobiocientífico para compreender de melhor forma o local, assim como refletir as diferentes representações (foto, mapa, imagem de satélite). Consiste em uma atividade pré-campo, uma atividade de campo e outra pós campo. Apesar de ser direcionada para um local específico na região de Campinas-SP, poderá ser utilizada como base para criação de outras atividades que tenham objetivos convergentes.
Leia MaisA imagem apresenta o mapa do Brasil dividido por seus biomas, e imagens que caracterizam cada bioma.
Leia MaisA imagem retrata um globo terrestre central, dividido por uma rachadura ampla e profunda que se estende por toda a sua superfície. Essa rachadura simboliza a divisão que o negacionismo científico causa em nossa sociedade. À baixo da fissura, encontra-se um grupo de cientistas e pesquisadores vestindo jalecos brancos, todos concentrados em suas tarefas em um ambiente de laboratório. Eles estão rodeados por equipamentos de pesquisa e livros de ciência, denotando seu compromisso com a busca da verdade por meio da ciência. Esta imagem ilustra vividamente como o negacionismo científico pode criar divisões profundas e obscurecer a busca pela verdade, enquanto a luz da ciência ilumina o caminho p...
Leia MaisA animação ajuda a compreender as curvas de nível nas representações cartográficas.
Leia MaisRumo à Verdade Científica
Leia MaisO software “Movimentos das Plantas” foi desenvolvido com a finalidade de apresentar imagens em sala de aula, representando formas e fenômenos biológicos. Através de textos associados a fotos, vídeos, simulações e experimentos, o software apresenta conceitos da Biologia e aproxima os alunos de fatos reais observados na natureza. Dessa forma, o uso de imagens deixa de ser puramente ilustrativo para se tornar a base da aprendizagem de novos conteúdos, a partir da interação de cada aluno com o conteúdo visual.
Leia MaisCom base no surgimento de novas dinâmicas pedagógicas, que buscam reformular as relações de ensino-aprendizagem ainda em muito caracterizadas pela rigidez do ensino tradicional, destaca-se nesta pesquisa a prática pedagógica de cunho interdisciplinar. O presente estudo procurou investigar a existência de práticas pedagógicas interdisciplinares nos cursos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá/Campus Macapá. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, procedendo-se à análise documental dos Planos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Macapá e à investigação sobre a submissão de Projetos de Ensino que versem sobre a ...
Leia MaisTamanho:19cm Idenficação: corpo marrom com as partes inferiores mais claras. As sobrancelhas são claras e a garganta é quase branca. É uma das aves de mais fácil observação nos locais onde ocorre pois além de não se afastar muito de seu território não é nem um pouco arisca, deixando o observador chegar a poucos metros de distância. Quando não está empoleirada desce ao solo, onde passa boa parte de seu tempo caminhando de modo bem típico alternado pequenas corridas com intervalos nos quais anda mais devagar em busca de pequenos artrópodos que formam a base de sua alimentação. A forma como constrói seu ninho é sem dúvida sua característica mais famosa. De fato ao olh...
Leia MaisComprimento: 28cm Identificação: inconfundível por ter o corpo branco, asas e parte superior da cauda negras e uma mancha amarela na face. O pica-pau-branco também é conhecido como birro ou cri-cri, sendo estes nomes referentes ao seu canto. Vive em pequenos grupos, de 3 a 8 indivíduos, que fazem muito barulho quando estão se deslocando. Assim como outros pica-paus sua dieta é baseada em insetos e suas larvas que captura com marteladas aos troncos de árvores onde se escondem. O ninho é construido em um buraco natural ou feito pelo casal em árvores de madeira mole. A fêmea bota 3 ou 4 ovos. Os filhotes saem do ninho depois de mais ou menos 35 dias.
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