Estrutura básica de uma célula bacteriana
- Enviado por Paulo José Teixeira - 31/03/2008
- 0 comentários
Esquema ilustrando os principais componentes de uma célula bacteriana
Leia MaisEsquema ilustrando os principais componentes de uma célula bacteriana
Leia MaisRepresentação simplificada de duas células bacterianas
Leia MaisO LDL é uma lipoproteína de baixa densidade, rica em colesterol e ésteres de colesterol, contendo uma apoproteína específica. A ligação da apoproteína ao receptor de LDL inicia o processo de endocitose que traz a LDL e seu receptor associado para o interior da célula dentro de um endossomo. O endossomo formado funde-se com uma lisossoma que contém enzimas que hidrolizam os ésteres de colesterol, liberando colesterol e ácidos graxos dentro do citosol e os receptores de LDL retornam à superfície da célula para funcionar novamente na captação de LDL.
Leia MaisThe Cell é um modelo 3D de célula em escala. É apresentado um modelo genérico de uma célula animal com descrições das organelas. O tamanho da célula é proporcional ao tamanho das organelas. Existe a possibilidade de adicionar uma barra de escala para mostrar o tamanho das estruturas celulares.
Leia MaisFoto tirada no dia 27/08/2006, na área rural do município de Altônia-PR.
Leia MaisEste software apresenta um modelo computacional que explora dinamicamente e visualmente o sistema de sinalização intracelular via AMPc para facilitar sua compreensão.
A animação é apresentada em partes, partindo da ligação hormônio-receptor até a resposta celular. São fornecidas questões para serem respondidas após a visualização da animação.
Artigo publicado sobre esse software:
Yokaichiya DK, Fraceto LF, Miranda MA, Galembeck E, Torres BB. AMPc - Sinalização Intracelular: Um Software Educacional. QUIMICA NOVA 27 (3): 489-491 MAY-JUN 2004
Aborda os mecanismos de ação da Insulina e Leptina.
Leia MaisSeqüência ilustrativa da formação do complexo de ataque à membrana pela interação entre diversas moléculas do sistema complemento. O complexo de ataque é tipicamente formado na superfície de células bacterianas invasoras via ativação do sistema complemento, quando a enzima C5 convertase cliva uma molécula de C5 em C5a e C5b, dando início ao processo. É formado por quatro proteínas do complemento (C5b, C6, C7 e C8) que se ligam à superfície externa da membrana e de um polímero de uma quinta proteína, a C9, formando um canal que atravessa a membrana e permite a livre difusão de substâncias por ela. Isto rompe o equilíbrio osmótico celular e mata rapidamente o organismo invasor.
Leia MaisRepresentação esquemática do processo de fecundação in vitro em humanos: É um recurso utilizado em casos de patologias como danificação nas Trompas de Falópio, prejudicando o transporte do óvulo, ou pouca produção de espermatozóide pelo homem. Após estimulação hormonal, o óvulo maduro é recolhido do ovário e colocado em uma proveta contendo esperma. A fecundação ocorre e após uma série de divisões celulares, o embrião originado é implantado no útero.
Leia MaisAs plaquetas no processo de coagulação A: Vaso intacto. B: Processo de injúria (lesão). C: Adesão das plaquetas à parede do vaso e liberação de fatores de sinalização intracelular que promovem a vasoconstrição, com a diminuição do fluxo sanguíneo, e induzem a produção de outros compostos que participarão da coagulação. D: Agregação plaquetária: Mudança de forma da plaqueta e ligação plaqueta/plaqueta. E: Deposição de fibrina e hemácias sobre o tampão plaquetário.
Leia MaisFigura representando como a insulina promove a absorção (pelas células) da glicose proveniente da digestão de alimentos.
Leia MaisAs aulas práticas são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao aprendizado de ciências. A American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB) listou uma série de habilidades que os estudantes devem desenvolver até o final de um programa de Bioquímica e Biologia Molecular, sendo a maioria delas adquirida em aulas práticas. O aprendizado da prática de investigação científica é um dos objetivos das aulas práticas. Esse trabalho propõe a sistematização e avaliação uma sequência didática que contemple o conteúdo de Bioquímica aliado ao desenvolvimento de habilidades de investigação científica. A sequência foi estruturada e aplicada na disciplina Bioquímica Bá...
Leia Mais