Search

Results 1 - 20 from 178 Found materials (New search)
<Previous [1] 2 3 4 ... 9 Next>

  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 92
  • Visits: 4.301

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA AULA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM

Os conteúdos abordados dentro de uma sala de aula exigem do educador a criação de um ambiente que estimule a aplicação prática do que esta sendo abordado. É importante que sejam implantados no processo educacional, conteúdos que demonstrem e esclareçam fenômenos cotidianos para que, desta forma, os alunos estabeleçam relações entre tais acontecimentos e seus efeitos, e aprendam realmente o conteúdo da disciplina. Portanto, o presente trabalho tem como justificativa estimular a criação de trabalhos práticos, atividades diferenciadas e dinâmicas que desenvolva o raciocínio dos alunos através da resolução de problemas e que torne as aulas de ensino médio mais prazerosas. Para tanto, foi utiliz...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metadeNota vazia
  • Downloads: 122
  • Visits: 8.583

Explicações, representações visuais sobre o ensino do ciclo da água nas salas de aula de ciências

A ideia desse trabalho é discutir um pouco o papel do professor de ciências e sua ação medida para, no contexto interativo da sala de aula, ir construindo explicações e, no caso específico do tema das aulas sobre o ciclo d'água, mostrando como foi sendo utilizadas as representações visuais.

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metadeNota vazia
  • Downloads: 44
  • Visits: 3.428

O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE IGARASSU EM PERNAMBUCO

RESUMO Esta pesquisa intitula-se: O ensino de Biologia Celular em uma escola pública estadual de ensino médio do município de Igarassu em Pernambuco e teve como objetivo identificar e analisar as repercussões das aulas práticas vivenciadas em laboratório na aprendizagem dos conteúdos da Biologia Celular pelos alunos. Pesquisadores como Bueno (2008); Cooper (2000); Junqueira e Carneiro (2005); Amabis e Mathos (1998); Amabis (2001); Ausubel (1980), Barbieri (1982), Bizzo (2004, 2007), entre outros auxiliam teoricamente esse estudo, apoiando-o bibliograficamente. Primeiramente, foi realizada uma apresentação da caracterização da área em estudo. Em seguida, foi feita uma abordagem sobre...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: -
  • Downloads: 2
  • Visits: 185

O ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIOINTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ

Com base no surgimento de novas dinâmicas pedagógicas, que buscam reformular as relações de ensino-aprendizagem ainda em muito caracterizadas pela rigidez do ensino tradicional, destaca-se nesta pesquisa a prática pedagógica de cunho interdisciplinar. O presente estudo procurou investigar a existência de práticas pedagógicas interdisciplinares nos cursos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá/Campus Macapá. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, procedendo-se à análise documental dos Planos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Macapá e à investigação sobre a submissão de Projetos de Ensino que versem sobre a ...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 64
  • Visits: 16.566

A cartografia mediando o ensino: possibilidades e potencialidades

O presente trabalho vincula-se ao projeto Fapesp Ensino Púbico intitulado “Elaboração de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente na escola básica com ênfase na regionalização a partir dos resultados de projeto de Políticas Públicas” e tem como objetivo investigar as potencialidades da cartografia em práticas pedagógicas que valorizem o lugar e a realidade do aluno, assim como as possibilidades apresentadas por este recurso para o trabalho interdisciplinar, constituindo-se em um eixo interessante para o diálogo entre disciplinas. Para isto, foi realizada uma análise do projeto pedagógico elaborado pela escola estadual Professora Ana Rita Godinh...

Leia Mais
  • Category: Presentation
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 44
  • Visits: 1.724

Práticas de Ensino de Biologia a partir das Tecnologias Digitais: aprendizagem colaborativa no ciberespaço.

Este Ambiente Virtual de Aprendizagem tem por objetivo fomentar a utilização das diferentes Tecnologias Digitais de Comunicações e Informações (TDICs) na prática docente de Biologia no Ensino Médio a partir dos relatos de experiência dos professores, em suas vivências, com as TDICs no chão da sala de aula. A ideia é viabilizar trocas e experimentações sobre as possibilidades pedagógicas das TDICs no ensino de Biologia que já foram testadas previamente por vocês ao longo da prática docente o que poderá contribuir, sobremaneira, para o seu uso mais eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Esse AVA também oportuniza o debate sobre os desafios da nossa prática docente de Biologia no sécul...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 594
  • Visits: 10.356

O Ensino a Distância aplicado a uma disiciplina de Bioquímica - Bioquímica da Nutrição

Através de um programa de formação pedagógica para pós-graduandos, o grupo de Ensino de Bioquímica da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e da Universidade de São Paulo – USP vem promovendo o desenvolvimento de novas disciplinas especiais de bioquímica. Uma delas foi a Bioquímica da Nutrição inteiramente planejada e aplicada por pós-graduandos para alunos de graduação. Os objetivos da disciplina, o seu conteúdo e as formas de avaliação foram completamente reestruturados de modo que pudessem ser veiculados pela Internet. A versão virtual da disciplina foi oferecida para alunos da graduação durante quatro meses. Para ser totalmente veiculada pela Internet, foi criada uma “homepage” con...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota vazia
  • Downloads: 172
  • Visits: 3.977

Formulário para Planejamento de Aulas

Planilha para ser impressa em folha A3 utilizada para o planejamento de quaisquer aulas, incluindo diversos checklists: partes de um objetivo de aprendizegem, recursos necessários, atividades educativas, modalidades de aprendizagem, inteligências múltiplas, etc. Basicamente a planilha serve para organizar e se preparar para a dinâmica e interatividade que poderão ocorrer durante uma aula.

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 119
  • Visits: 3.658

Sistematização e avaliação de aulas práticas sob uma abordagem investigativa

As aulas práticas são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao aprendizado de ciências. A American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB) listou uma série de habilidades que os estudantes devem desenvolver até o final de um programa de Bioquímica e Biologia Molecular, sendo a maioria delas adquirida em aulas práticas. O aprendizado da prática de investigação científica é um dos objetivos das aulas práticas. Esse trabalho propõe a sistematização e avaliação uma sequência didática que contemple o conteúdo de Bioquímica aliado ao desenvolvimento de habilidades de investigação científica. A sequência foi estruturada e aplicada na disciplina Bioquímica Bá...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 1.286
  • Visits: 13.772

JOGO ENERGÉTICO: Uma estratégia para o ensino sobre fotossíntese e respiração celular para alunos do Ensino Médio

Para grande parte dos alunos do primeiro ano do ensino médio, os conteúdos sobre fotossíntese e respiração celular são considerados difíceis devido aos seus inúmeros detalhes e também, à maneira monótona e isolada com que os mesmos são transmitidos. Assim, reconhecendo a importância de se utilizar estratégias de ensino mais dinâmicas, este artigo relata a utilização de um jogo de tabuleiro que aborda os dois processos acima mencionados, bem como a relação direta entre seus produtos e reagentes.

Leia Mais
  • Category: Link
  • Note: -
  • Downloads: 94
  • Visits: 2.749

Blog: Alunos que dão aula

  • Updated in 02/01/2013

O objetivo deste Blog é a divulgação científica. São postados vídeos com temas relacionados às biociências e ao cotidiano. Estes vídeos são produzidos por alunos de graduação da UFBA e da UFRJ. Este é um projeto que busca articular ensino, pesquisa e extensão e é desenvolvido no Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Leia Mais
  • Category: Link
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 2.455
  • Visits: 12.762

Biologia: Aulas Práticas

Prezado professor, Este livro tem a finalidade de auxiliá-lo em seu trabalho com os alunos. Preparamos 23 atividades práticas, que abordam temas importantes de biologia e que enriquecerão ainda mais seu planejamento didático. Os temas de biologia aqui tratados são discutidos com enfoque no cotidiano do aluno e sempre que possível encontram-se vinculados a importantes questões, como por exemplo, destino apropriado do lixo e reciclagem. As atividades apresentadas neste livro permitem o desenvolvimento de pensamento crítico e compreensão de fenômenos da natureza de forma ativa, utilizando materiais simples e facilmente encontrados no comércio. Algumas atividades requerem uso de microscópio, que...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 50
  • Visits: 11.704

Educação ambiental e itinerários curriculares no cotidiano das séries iniciais do ensino fundamental - Contribuições teórico-metodológicas do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, Rio Branco/AC

Esta pesquisa de mestrado tem como objeto de análise a Formação Continuada para Professores em Exercício em Educação Ambiental elaborada e implementada no âmbito do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, realizado no período de 2000 a 2004, desenvolvido no Estado do Acre, especificamente nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Esta Formação Continuada envolveu diretamente enquanto público de interesse, os/as professores/as das séries iniciais da Rede Pública de Ensino, e indiretamente seus alunos e alunas. Empregou-se a estratégia de multiplicação, segundo a qual as professoras que participaram durante o primeiro ano de realização, recebem uma formaçã...

Leia Mais
  • Category: Experiment
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 575
  • Visits: 12.105

Análise do crescimento de leveduras - Aula 1

Nesta aula, serão preparadas soluções de leveduras com e sem açúcar e incubadas e dentro e fora da geladeira para verificar a influência da disponibilidade de nutrientes e da temperatura no crescimento de leveduras.

Leia Mais
<Previous [1] 2 3 4 ... 9 Next>
Results 1 - 20 from 178 Found materials (New search)