ESTRUTURAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA A DISTÂNCIA BASEADA NO MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Após a realização de uma pesquisa de interesse, o curso a distância Bioquímica da Nutrição foi elaborado e oferecido em 2000, para alunos de graduação da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que contemplam disciplina de Bioquímica Básica na grade curricular. Os resultados da pesquisa mostraram que o interesse não se limita a alunos das duas instituições citadas, mas estende-se a estudantes e profissionais de todo país. Esta observação despertou o interesse em reestruturar o curso para ser oferecido a um público maior e mais diversificado.
Em se tratando de uma iniciativa inédita, fez-se necessária a análise do uso de novas tecnologias de comunicação para o ensino e a realização de avaliações do processo de ensino-aprendizagem para verificar a eficiência de cursos a distância. Assim, através deste trabalho pretendeu-se: (1) estruturar o curso a distância Bioquímica da Nutrição baseando-se nos resultados das avaliações feitas pelos alunos, (2) oferecer o curso reestruturado a um público mais amplo e diversificado, (3) avaliar e analisar os resultados, procurando verificar quais foram as consequências das mudanças e se as estratégias de ação utilizadas são adequadas para o ensino de bioquímica.
Sempre enfocando o estabelecimento do Aprendizado Colaborativo, foram analisados neste trabalho: (1) a avaliação do curso e as críticas de alunos e monitores, (2) o nível da Distância Transacional do curso, que relaciona a rigidez/flexibilidade da estrutura com a forma de interação/diálogo estabelecida, (3) a percepção da Presença Social pelos alunos na interação estabelecida nas ferramentas de comunicação, e a sua relação com a satisfação gerada, (4) a ocorrência da construção de conhecimento no curso, (5) a importância do papel dos monitores em cursos a distância.
Conclui-se da triangulação das análises quantitativas e qualitativas desenvolvidas durante este trabalho que o oferecimento de ferramentas de comunicação para o desenvolvimento de cursos a distância, o uso adequado dessas e outras tecnologias educacionais para promover interação e discussões produtivas, e, principalmente, a maneira como os monitores-professores interagem com os alunos são os alicerces para o estabelecimento da construção do conhecimento pelo Aprendizado Colaborativo.

Download