O ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIOINTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ

Com base no surgimento de novas dinâmicas pedagógicas, que buscam reformular as relações de ensino-aprendizagem ainda em muito caracterizadas pela rigidez do ensino tradicional, destaca-se nesta pesquisa a prática pedagógica de cunho interdisciplinar. O presente estudo procurou investigar a existência de práticas pedagógicas interdisciplinares nos cursos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá/Campus Macapá. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, procedendo-se à análise documental dos Planos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Macapá e à investigação sobre a submissão de Projetos de Ensino que versem sobre a temática interdisciplinar. Ocorreu também a aplicação de questionário aos docentes dos cursos do Ensino Médio Integrado. O questionário foi o documento que auxiliou a análise acerca da aplicação de práticas pedagógicas interdisciplinares em sala de aula, servindo também como base para verificar a opinião dos docentes sobre as potencialidades e/ou limitações que a execução de tais práticas encontra no Campus Macapá. Através dos resultados pode-se constatar que existem limitações de várias ordens (estruturais e formativas), que contribuem para que as práticas interdisciplinares ainda sejam pouco trabalhadas no Ensino Médio Integrado do IFAP/Campus Macapá.

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