Educação ambiental e itinerários curriculares no cotidiano das séries iniciais do ensino fundamental - Contribuições teórico-metodológicas do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, Rio Branco/AC

Esta pesquisa de mestrado tem como objeto de análise a Formação Continuada para Professores em Exercício em Educação Ambiental elaborada e implementada no âmbito do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, realizado no período de 2000 a 2004, desenvolvido no Estado do Acre, especificamente nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Esta Formação Continuada envolveu diretamente enquanto público de interesse, os/as professores/as das séries iniciais da Rede Pública de Ensino, e indiretamente seus alunos e alunas. Empregou-se a estratégia de multiplicação, segundo a qual as professoras que participaram durante o primeiro ano de realização, recebem uma formação específica para atuarem no segundo e demais anos enquanto responsáveis pelas próximas turmas de professores/as. Assim, a partir de um momento de “Crise” (entendida a partir da teoria da pesquisa-ação), estabelece-se um impasse metodológico, quando as multiplicadoras ao realizarem a Formação da 1ª turma de docentes, defrontam-se com a dificuldade dos/as professores/as em inserir inovações em seu planejamento. A alternativa encontrada pelas multiplicadoras para incentivar um processo inovador, no que diz respeito a contextualização dos conteúdos a serem abordados e integração foi a realização do Estudo do Meio no Rio Acre com esses/as professores/as, e posterior exercício de como utilizar os dados, informações e observações realizadas em campo. Nesse sentido, a verificação do papel ocupado pelo Estudo do Meio na Formação de professores/as e na construção de currículos no
cotidiano por esses/as professores/as durante a participação no Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental tornou-se “chave” para a orientação dessa pesquisa. Esta verificação foi realizada no sentido de responder as seguintes perguntas: i) Como o EM pode contribuir para um tratamento mais integrado de temas sócioambientais com os conhecimentos escolares das séries iniciais? ii) Como o EM pode favorecer a construção de conhecimentos escolares contextualizados? Quanto à coleta de dados, utilizou-se a triangulação, que são variáveis de acordo com as interfaces (IF) da pesquisa. Os resultados obtidos apontam que a adoção do Estudo do Meio enquanto estatégia de formação incentivou a adoção de inovações, a partir do exercício dos princípios da Educação Ambiental de contextualização e integração enquanto constructos de itinerários curriculares elaborados e desenvolvidos no cotidiano da sala de aula pelos/as professores/as envolvidos.

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