Para grande parte dos alunos do primeiro ano do ensino médio, os conteúdos sobre fotossíntese e respiração celular são considerados difíceis devido aos seus inúmeros detalhes e também, à maneira monótona e isolada com que os mesmos são transmitidos. Assim, reconhecendo a importância de se utilizar estratégias de ensino mais dinâmicas, este artigo relata a utilização de um jogo de tabuleiro que aborda os dois processos acima mencionados, bem como a relação direta entre seus produtos e reagentes.
Este material contém os seguintes tipos de arquivo: OutrosSaiba mais sobre o que é preciso para visualizar alguns destes tipos de arquivo:
Extensão
Descrição
Requisitos
Instruções
Outros
Arquivo de formato variado ou desconhecido.
Geralmente estes arquivos são parte do aplicativo ou são utilizados por softwares que não classificamos aqui.
Não encorajamos que abram arquivos de formatos desconhecidos a não ser que você os conheça. Também não nos responsabilizamos por nenhum dano que possa ser causado pelo uso indevido dos arquivos não classificados aqui.
SANTANNA, I. C., ZAPPES, I. A., TAVARES, M. G. . JOGO ENERGÉTICO: Uma estratégia para o ensino sobre fotossíntese e respiração celular para alunos do Ensino Médio Biblioteca Digital de Ci�ncias, 09 out. 2012. Disponível em: <https://www.bdc.ib.unicamp.br/bdc/visualizarMaterial.php?idMaterial=1428>. Acesso em: 16 jun. 2025.
Ainda não utilizei o material, mas pretendo utilizar em breve. A proposta é ótima e o material disponibilizado está praticamente pronto para a aplicação.
Jogo muito bacana. Com certeza será ótimo para que os alunos possam ficar melhor as informações sobre fotossíntese e respiração celular :) Vou utilizar
O Jogo em si é muito bom. Porém gostaria que a forma que foi disponibilizada fosse de melhor qualidade. em pdf por exemplo, com as figuras para impressão em separado, um manual do professor, etc.
Sou coordenadora da disciplina de biologia em minha escola e desenvolvo um projeto junto a FAPERJ que visa iniciar na escola a utilização de jogos pedagógicos, além de experimentos.
Estou fazendo uma seleção de jogos da internet, imprimindo e fazendo uma coleção de jogos para que os professores da escola possam usar livremente. Infelizmente noto que um dos problemas doi professor é a falat de tempo para preparo e pesquisa das atividades lúdico-pedagógicas, com a coleção já pronta acho que facilitará o uso.
Assim que eu aplicar os jogos na turma dou novo retorno.
Excelente material para auxiliar os professores na apresentação e desenvolvimento de conteúdos complexos da Biologia, como a fotossíntese e a respiração celular. Permitindo através do lúdico a compreensão e assimilação destes conteúdos pelos alunos envolvidos no processo.
Material que eu sempre quis trabalhar em sala de aula. Uma forma lúdica de se aprender, melhor fixação do conteúdo e a aula não se torna monótona.