Search

Results 1 - 20 from 22 Found materials (New search)
<Previous [1] 2  Next>

  • Category: Link
  • Note: -
  • Downloads: 41
  • Visits: 673

A Fotossíntese - Experimento #5

Nesse vÃdeo vamos entender um pouco o que à e como funciona o processo de FOTOSSÃNTESE! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73

Leia Mais
  • Category: Link
  • Note: -
  • Downloads: 70
  • Visits: 3.619

Medindo a Fotossíntese - Experimentos #6

Hoje vamos aprender um pouco sobre como medir a taxa de fotossÃntese de uma planta! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

Leia Mais
  • Category: Link
  • Note: -
  • Downloads: 43
  • Visits: 3.436

O Medidor de Fotossíntese - Experimentos #7

Como à que a gente constrÃi um medidor de fotossÃntese? No vÃdeo de hoje vamos aprender uma maneira simples de se construir um! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

Leia Mais
  • Category: Link
  • Note: -
  • Downloads: 63
  • Visits: 1.356

Analisando a Fotossíntese - Experimentos #8

Como serà que a gente pode analisar a fotossÃntese sendo feita por uma planta? Vamos descobrir no vÃdeo de hoje! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota vazia
  • Downloads: 147
  • Visits: 2.730

FOTOSSÍNTESE E LIBERAÇÃO DE OXIGÊNIO

durante a fotossÃntese hà produÃÃo de oxigÃnio. Quando um feijoeiro à colocado em ambiente fechado com uma vela acesa, a chama à mantida por mais tempo, do que na ausÃncia da planta. à apresentado o resultado esperado e fatores que podem interferir no resultado.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota vazia
  • Downloads: 191
  • Visits: 5.417

FOTOSSÍNTESE E PRODUÇÃO DE AMIDO

em folhas com distribuiÃÃo desigual de clorofila pode ser evidenciada produÃÃo de amido, apenas nos locais em que hà clorofila. Durante a fotossÃntese o gÃs carbÃnico à usado para formar aÃÃcar, que pode ser estocado na forma de amido. Foi usada uma folha de coleus (Solenostemon blumei), extraÃda sua clorofila e o amido visualizado com aplicaÃÃo de lugol. SÃo apresentados os cuidados que devem ser adotados na preparaÃÃo do experimento e o resultado esperado.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 1.278
  • Visits: 13.481

JOGO ENERGÉTICO: Uma estratégia para o ensino sobre fotossíntese e respiração celular para alunos do Ensino Médio

Para grande parte dos alunos do primeiro ano do ensino mÃdio, os conteÃdos sobre fotossÃntese e respiraÃÃo celular sÃo considerados difÃceis devido aos seus inÃmeros detalhes e tambÃm, Ã maneira monÃtona e isolada com que os mesmos sÃo transmitidos. Assim, reconhecendo a importÃncia de se utilizar estratÃgias de ensino mais dinÃmicas, este artigo relata a utilizaÃÃo de um jogo de tabuleiro que aborda os dois processos acima mencionados, bem como a relaÃÃo direta entre seus produtos e reagentes.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 161
  • Visits: 9.368

OBSERVAÇÃO DE ESTÔMATOS EM FOLHAS DE TRAPOERABA-ROXA OU DINHEIRO EM PENCA

estÃmatos das duas plantas podem ser facilmente visualizados em lupa comum, sem qualquer corte ou preparaÃÃo das folhas. Os estÃmatos sÃo poros por onde ocorrem as trocas gasosas (entrada de gÃs carbÃnico e saÃda de oxigÃnio), na fotossÃntese e saÃda de vapor de Ãgua, na transpiraÃÃo.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: -
  • Downloads: 17
  • Visits: 1.815

Análise do crescimento do feijão (Phaseoulus vulgaris)

A atividade busca oferecer a oportunidade para os alunos vivenciarem a experiÃncia de acompanhar o desenvolvimento de uma planta. Com a intenÃÃo de investigar o processo de FotossÃntese e o crescimento das plantas, essa prÃtica tem o objetivo de aprofundar o olhar sobre os principais fatores favorecedores da germinaÃÃo, assim como os fatores limitantes da fotossÃntese.

Leia Mais
  • Category: Link
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 4.805
  • Visits: 26.364

Animações em Biologia Celular

AnimaÃÃes (em flash) sobre vÃrios temas de bioquÃmica e biologia celular: aminoÃcidos e proteÃnas, visÃo geral da funÃÃo celular, membranas celulares, estrutura do cromossomo, difusÃo, DNA, meiose, evoluÃÃo e metabolismo energÃtico da cÃlula. A ediÃÃo em portuguÃs à do Prof. Dr. Luis Fernando Marques-Santos, do Departamento de Biologia Molecular e da mÃdica Larissa Cunha Rodrigues da UFPB; o autor das animaÃÃes à o biÃlogo John Kyrk.

Leia Mais
  • Category: Link
  • Note: -
  • Downloads: 41
  • Visits: 3.098

Vida na Água? - Experimentos #9

No vÃdeo de hoje, vamos falar sobre vida na Ãgua, mas de um jeito bem diferente daquele que estamos acostumados! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

Leia Mais
  • Category: Link
  • Note: -
  • Downloads: 60
  • Visits: 6.152

Analisando a Água - Experimentos #10

No vÃdeo de hoje vamos aprender a analisar a Ãgua, e quais as principais propriedades que podemos estudar dela! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

Leia Mais
  • Category: Link
  • Note: -
  • Downloads: 21
  • Visits: 2.492

Montando o Aquário! - Experimentos #11

Como serà que a gente pode montar um aquÃrio pra acompanhar o crescimento de microorganismos? Vamos descobrir hoje! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

Leia Mais
  • Category: Link
  • Note: -
  • Downloads: 48
  • Visits: 2.388

Um Aquário Online! - Experimentos #12

Vodà jà ouviu falar um aquÃrio online?? Como à que à possÃvel? Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

Leia Mais
  • Category: Link
  • Note: -
  • Downloads: 40
  • Visits: 2.133

Um Aquário Cheio de Terra? - Experimentos #13

No vÃdeo de hoje vamos aprender que os aquÃrios nÃo precisam ter necessariamente Ãgua, eles podem ser cheios de terra! Mas, espera aÃ, nesse caso ele nÃo seria um... TerrÃrio?! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal...

Leia Mais
<Previous [1] 2  Next>
Results 1 - 20 from 22 Found materials (New search)