Busca

Resultados 1 - 10 de 10 materiais encontrados (Nova busca)
<Anterior [1] Próximo> 

  • Categoria: Tese ou Monografia
  • Nota: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 103
  • Visitas: 4.415

ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS: ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS, ABORDAGEM SÓCIO-EDUCACIONAL E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE BIODIESEL E SABÃO

A energia, no panorama mundial atual, tornou-se uma peça essencial para o crescimento dos países. Grande parte da energia utilizada emana de fontes fósseis, principalmente do petróleo, portanto, tornam-se cada vez mais significativas as pesquisas e o desenvolvimento de novas fontes alternativas de energia, realçando a preocupação com os parâmetros sustentáveis. Assim como há uma preocupação com a escassez do petróleo e com o desenvolvimento de alternativas sustentáveis para produção de energia, observa-se também outro problema que aflige a todos: o aquecimento global e seus impactos no clima, no bem-estar e saúde dos seres vivos. O aquecimento global é um fenômeno natural do planeta, mas vem...

Leia Mais
  • Categoria: Tese ou Monografia
  • Nota: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 235
  • Visitas: 7.402

Formação continuada de professores e Biologia com uso de softwares livres

Trabalho de mestrado envolvendo a formação a distância de professores de Biologia para uso de softwares livres de Biologia. Participaram do trabalho 3 grupos de professores de escolas públicas e privadas. Foi realizado um trabalho reflexivo com os professores para o planejamento de aulas utilizando os softwares educacionais. O ambiente virtual utilizado foi o TelEduc.

Leia Mais
  • Categoria: Software
  • Nota: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 8.590
  • Visitas: 59.320

AMPc - Sinalização Intracelular

Este software apresenta um modelo computacional que explora dinamicamente e visualmente o sistema de sinalização intracelular via AMPc para facilitar sua compreensão. A animação é apresentada em partes, partindo da ligação hormônio-receptor até a resposta celular. São fornecidas questões para serem respondidas após a visualização da animação.
Artigo publicado sobre esse software:
Yokaichiya DK, Fraceto LF, Miranda MA, Galembeck E, Torres BB. AMPc - Sinalização Intracelular: Um Software Educacional. QUIMICA NOVA 27 (3): 489-491 MAY-JUN 2004

Leia Mais
  • Categoria: Software
  • Nota: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota vazia
  • Downloads: 2.492
  • Visitas: 3.799

Simulando a chuva ácida

Software educacional sobre a formação da chuva ácida a partir da queima de combustíveis fósseis. São apresentadas algumas informações básicas e a animação de um experimento, baseado no princípio de um lavador de gases, para representar a formação da chuva ácida a partir da queima de combustíveis fósseis.

Leia Mais
  • Categoria: Tese ou Monografia
  • Nota: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 92
  • Visitas: 4.341

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA AULA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM

Os conteúdos abordados dentro de uma sala de aula exigem do educador a criação de um ambiente que estimule a aplicação prática do que esta sendo abordado. É importante que sejam implantados no processo educacional, conteúdos que demonstrem e esclareçam fenômenos cotidianos para que, desta forma, os alunos estabeleçam relações entre tais acontecimentos e seus efeitos, e aprendam realmente o conteúdo da disciplina. Portanto, o presente trabalho tem como justificativa estimular a criação de trabalhos práticos, atividades diferenciadas e dinâmicas que desenvolva o raciocínio dos alunos através da resolução de problemas e que torne as aulas de ensino médio mais prazerosas. Para tanto, foi utiliz...

Leia Mais
  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
  • Nota: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 62
  • Visitas: 6.775

Do olhar ao pertencimento: proposta de ação a partir do exercício do ver e de apreensão do lugar por meio de trabalhos de campo

A escola quando concebida enquanto espaço de reflexão, discussão e produção de conhecimento (inclusive sobre o lugar em que está inserida) pode contribuir para processos de apreensão e significação de mundo pautados na inauguração de novos dizeres. Para tanto, o estudo do lugar e os trabalhos de campo têm importância fundamental e possibilitam o exercício de construção de identidade (diferença) e pertencimento. Sendo assim, apresento neste trabalho, uma proposta de ação educacional composta por diferentes atividades com o objetivo de contribuir para a apreensão do lugar onde se vive por meio da produção de conhecimentos sobre o mesmo. Tal ação é pensada tendo em vista uma escola situada à fr...

Leia Mais
  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
  • Nota: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota vazia
  • Downloads: 56
  • Visitas: 2.937

H2O: O ciclo da vida (versão eBook)

A água é o elemento vital para os organismos que vivem na Terra, apresentando propriedades Químicas que resultam em importantes características para o desenvolvimento da vida, como a tensão superficial, capilaridade e alto calor específico. Dessa forma, é muito importante conhecermos suas características, sua ocorrência, disponibilidade e formas de uso. Assim, podemos atuar na conservação, avaliar como as atividades humanas impactam cada etapa de seu ciclo e, pensar em ações de minimização dos danos. Este eBook foi elaborado a partir do software educacional H2O – O Ciclo da Vida, pensando em uma forma diferenciada de acesso às informações do aplicativo, podendo ser lido em qualquer platafo...

Leia Mais
  • Categoria: Apresentação
  • Nota: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 44
  • Visitas: 1.925

Práticas de Ensino de Biologia a partir das Tecnologias Digitais: aprendizagem colaborativa no ciberespaço.

Este Ambiente Virtual de Aprendizagem tem por objetivo fomentar a utilização das diferentes Tecnologias Digitais de Comunicações e Informações (TDICs) na prática docente de Biologia no Ensino Médio a partir dos relatos de experiência dos professores, em suas vivências, com as TDICs no chão da sala de aula. A ideia é viabilizar trocas e experimentações sobre as possibilidades pedagógicas das TDICs no ensino de Biologia que já foram testadas previamente por vocês ao longo da prática docente o que poderá contribuir, sobremaneira, para o seu uso mais eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Esse AVA também oportuniza o debate sobre os desafios da nossa prática docente de Biologia no sécul...

Leia Mais
<Anterior [1] Próximo> 
Resultados 1 - 10 de 10 materiais encontrados (Nova busca)