Mapa de Solos
- Sent by Samuel Fernando Adami - 16/10/2009
- 0 comments
Levantamento pedológico da bacia do ribeirão das Annhumas.
Leia MaisLevantamento pedológico da bacia do ribeirão das Annhumas.
Leia MaisMapa de solos da cabeceira do riberião das Pedras extraído do mapa pedológico da bacia.
Leia MaisA integração entre conhecimentos de solo e vegetação é importante para compressão dos Biomas e as relações ecológicas existentes nestes. Tendo em vista a dificuldade no ensino integrado destas temáticas, propõe-se um exercício prático de análise que coloca aos alunos questões e dados reais sobre alguns pontos da região da microbacia do Ribeirão das Anhumas, em Campinas-SP. A microbacia possui diversos tipos de vegetação e solos, possibilitando este estudo integrado, abordando uma realidade local para os alunos. Apesar da especificidade local do exercício, este poderá sugerir ideias de exercícios que poderão ser feitos em localidades distintas. Espera-se que o exercício propicie aos alunos po...
Leia MaisO software aborda, sinteticamente, diversas informações sobre rochas, solos e relevos, com foco na área de Campinas-SP, podendo ser utilizado para outras áreas, com fins educacionais, no auxilio à compreensão dos tipos de rochas e em como identificá-las. O software possui uma chave de identificação interativa que auxilia o aluno no reconhecimento das amostras de rocha.
Leia MaisNome popular: cambará-guaçú.
Árvore até 13m; extremidade dos ramos acinzentada, tomentulosa, tricomas simples e lepidoto; folha simples, alterna, espiralada, sem estípula, pecíolo canaliculado, 2 X 0,1cm, tomentoso, tricomas simples e lepidoto, lâmina elíptica a lanceolado-elíptica, ápice longo-acuminado, base atenuada, 17-24 X 4,5-6cm, margem diminuto-serreado-glandulosa, membranácea, venação camptódroma, 7-8 pares de nervuras secundárias, pouco conspícuas, tomentulosa, tricomas simples e lepidotos; panículas de cincinos, tomentosa, tricomas simples e lepidoto.
Distribuição: Minas Gerais até Rio Grande do Sul; z...
Leia MaisRepresenta a relação da tolerância de perdas de solos na bacia em relação a quantidade de solo atualmente sendo mobilizada.
Leia MaisA ilustração tem por intuito apresentar possíveis atuações da biologia sintética. A ilustração é separada em quatro figuras: A primeira no canto superior esquerdo apresenta a utilização de microrganismos para limpeza e biorremediação de ambientes marinhos. A segunda figura, no canto superior esquerdo, apresenta a utilização de plantas e algas na criação de combustíveis renováveis como alternativa aos fósseis. A terceira imagem, no canto inferior esquerdo apresenta plantas geneticamente modificadas sendo utilizadas pra um melhoramento do solo e também resistência à pragas. A quarta e ultima ilustração apresenta campos de OGMS (Organismos Geneticamente Modificados), mais especificamente planta...
Leia Mais