Cabeceira do rio das pedras - mapa base - 2007
- Enviado por Samuel Fernando Adami - 27/10/2009
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Cartografia de base da área da cabeceira do rio das Pedras. O mapa foi utilizado nos primeiros trabalhos de campo do projeto.
Leia MaisCartografia de base da área da cabeceira do rio das Pedras. O mapa foi utilizado nos primeiros trabalhos de campo do projeto.
Leia MaisModelo 3D da cabeceira do Ribeirão das Pedras, desenvolvida a partir das curvas de nível da carta topográfica da área (http://www.bdc.ib.unicamp.br/gv/visualizarMaterial.php?idMaterial=1072). Unidade: UTM (23K) / datum: Córrego Alegre
Leia MaisO GeoVirt II foi desenvolvido com o objetivo de propiciar a navegação (campo virtual) na área da cabeceira do Ribeirão das Pedras, no município de Campinas, permitindo a compreensão do uso e ocupação do solo ao longo do tempo histórico. Poderá ser utilizado como exemplo em exercícios.
Leia MaisNome popular: pixirica.
Árvore até 3m; extremidade dos ramos denso-longo-estrelada; folha simples, oposta, sem estípula, pecíolo canaliculado, 3 X 0,3cm, denso-estrelado, lâmina elíptica, ápice agudo a acuminado, base cuneada às vezes levemente assimétrica, 19-27 X 8-10,5cm, margem denticulada, ciliada, membranácea, venação acródroma, 2 pares de nervuras secundárias, mais conspícuas na face abaxial, venação terciária paralela, conspícua na abaxial, face adaxial com tricomas simples e estrigosos, abaxial com tricomas longos-estrelados e simples, adensando nas nervuras; fruto baga globosa, denso-estrelada, imatura, verde no material seco. ...
Leia MaisMapa de solos da cabeceira do riberião das Pedras extraído do mapa pedológico da bacia.
Leia MaisComprimento: 60cm Identificação: não há outra ave que se confunda com o socó- dorminhoco adulto, ao menos em áreas modificadas pelo homem. Já o imaturo, que apresenta uma coloração marrom-clara malhada com tons mais escuros, pode ser confundido com os imaturos de socó-boi (Tigrisoma lineatum), que são maiores e mais alongados, e com os de socó-boi-baio (Botaurus pinnatus), que mantém a coloração ``carijó´´ mesmo quando adulto e apresenta bico e pescoço mais longos e finos. O nome socó-dorminhoco deve-se ao fato desta ave passar boa parte do dia dormindo, no entanto, poucas pessoas sabem que na verdada trata-se de uma espécie predominantemente noturna....
Leia MaisComprimento: 70cm Identificação: Quando pousado ou nadando é impossível de ser confundido com qualquer outra espécie brasileira, mas quando em vôo lembra muito algumas espécies de patos, diferindo pelo bico mais alongado e um tanto curvo na ponta e pelo corpo ser menos volumoso que o dos patos. Apesar de ser a única ave do grupo dos cormorões que ocorre no Brasil esta espécie se faz presente em virtualmente todo o nosso território, em qualquer local onde haja água e peixes. Ocorre desde o sul do Chile até os E.U.A e ao longo de sua distribuição vive tanto no mar quanto em estuários, rios e lagoas, sejam elas naturais ou artificiais. É famoso pela sua grande habilidade na pesca. Quando...
Leia MaisComprimento: 22cm Identificação: existem várias espécies de tiranídeos com o mesmo padrão de cores, dentre as quais 4 são particularmente similares ao bem- te-vi: o nei-nei (Megarynchus pitangua), o bem-te-vizinho-do-brejo (Philohydor lictor), e os dois bem-te-vizinhos do gênero Myiozetetes, o M. similis e o M. cayanensis. O nei-nei é do mesmo tamanho do bem-te-vi, mas possui um bico maior e bem mais largo (ver neste site), o bem-te-vizinho-do-brejo é mais esbelto, menor e apresenta o bico proporcionalmente mais afinado achatado. Já os bem-te-vizinhos do gênero Myiozetetes são menores, possuem o bico cônico e proporcionalmente menor e as sobrancelhas brancas menos defini...
Leia MaisA escola quando concebida enquanto espaço de reflexão, discussão e produção de conhecimento (inclusive sobre o lugar em que está inserida) pode contribuir para processos de apreensão e significação de mundo pautados na inauguração de novos dizeres. Para tanto, o estudo do lugar e os trabalhos de campo têm importância fundamental e possibilitam o exercício de construção de identidade (diferença) e pertencimento. Sendo assim, apresento neste trabalho, uma proposta de ação educacional composta por diferentes atividades com o objetivo de contribuir para a apreensão do lugar onde se vive por meio da produção de conhecimentos sobre o mesmo. Tal ação é pensada tendo em vista uma escola situada à fr...
Leia MaisO Dominó pedagógico pode ser utilizado como um instrumento facilitador ao estudo dos diferentes grupos de invertebrados, estimulando o raciocínio a fixação de conceitos e a interação entre os estudantes. A atividade é desenvolvida em grupo de quatro jogadores cujo objetivo é de colocar todas as pedras na mesa antes dos adversários. Cada jogador, no seu turno, coloca sua pedra em uma das duas extremidades abertas, ligando a figura ao seu respectivo conceito, passando a vez ao próximo jogador. A partida continua com os jogadores colocando suas pedras sobre a mesa até quando um jogador colocar sua última pedra, esse então é o vencedor.
Leia MaisO objetivo desta imagem é demonstrar o mecanismo de funcionamento da ectotermia, condição termorreguladora que alguns animais apresentam, por exemplo, os répteis – como a serpente ilustrada – na qual o ambiente influencia diretamente na temperatura corporal do indivíduo. Desta forma, em ambientes frios, o animal necessita buscar fontes externas de aquecimento, como raios de sol, pedras aquecidas, dentre outros. Da mesma maneira, em ambientes quentes, procura por fontes externas de resfriamento, como sombras, água fresca, etc.
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