Busca

Resultados 1 - 12 de 12 materiais encontrados (Nova busca)
<Anterior [1] Próximo> 

  • Categoria: Tese ou Monografia
  • Nota: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 828
  • Visitas: 15.822

Brincando com a Genética: um roteiro para utilização de jogos didáticos

O processo de ensino-aprendizagem requer um ambiente prazeroso, que instigue interesse e motivação dos alunos. Porém indiscutivelmente os professores se deparam nas salas de aula com alunos desmotivados, falta interesse frente às aulas teóricas muitas vezes cansativas. Uma alternativa para tornar o ensino mais dinâmico e atrativo são os jogos e modelos didáticos, que auxiliam na transformação do conhecimento abstrato em significativo, proporcionando ambientes desafiadores que atraem os alunos. Os conteúdos de Genética são os conteúdos que mais necessitam do auxilio de jogos e modelos, pois trabalham com conceitos muito abstratos. Porém, há a dificuldade de encontrar jogos sobre esses conteú...

Leia Mais
  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
  • Nota: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 1.286
  • Visitas: 13.772

JOGO ENERGÉTICO: Uma estratégia para o ensino sobre fotossíntese e respiração celular para alunos do Ensino Médio

Para grande parte dos alunos do primeiro ano do ensino médio, os conteúdos sobre fotossíntese e respiração celular são considerados difíceis devido aos seus inúmeros detalhes e também, à maneira monótona e isolada com que os mesmos são transmitidos. Assim, reconhecendo a importância de se utilizar estratégias de ensino mais dinâmicas, este artigo relata a utilização de um jogo de tabuleiro que aborda os dois processos acima mencionados, bem como a relação direta entre seus produtos e reagentes.

Leia Mais
  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
  • Nota: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 88
  • Visitas: 2.059

JOGO DA MEMÓRIA: MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

A Atividade experimental sobre Métodos Contraceptivos se desenvolve através de um jogo de cartas da memória, onde o aluno associa o conceito à imagem o que possibilita o desenvolvimento de trabalho em grupo, a melhora de suas habilidades cognitivas e fixação do conteúdo.

Leia Mais
  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
  • Nota: -
  • Downloads: 14
  • Visitas: 834

# JOGO DA VELHA: BOTÂNICA EM AÇÃO

O jogo da velha estimula o aluno a desenvolver concentração, raciocínio lógico, estratégia, além dos conceitos de botânica através de uma forma lúdica e prazerosa. A utilização do jogo lógico é um aliado no processo de ensino aprendizagem, desenvolvendo a iniciativa, autoconfiança e autonomia dos alunos. O jogo é muito parecido com o jogo da velha original, pois o objetivo é conseguir formar uma linha (horizontal, vertical ou diagonal) sendo que cada dupla possui peças de cores diferentes e realizam um movimento de cada vez.

Leia Mais
  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
  • Nota: -
  • Downloads: 29
  • Visitas: 1.413

VERTEBRADOS: JOGO DE BARALHO

A proposta desse jogo é apresentar através das cartas de baralho o grupo dos vertebrados para os estudantes do 2º ano do ensino médio. O Baralho dos vertebrados é composto de 54 cartas onde cada conjunto é representado por um grupo de vertebrados: PEIXES ÓSSEOS, PEIXES CARTILAGINOSOS, ANFÍBIOS, RÉPTEIS, AVES E MAMÍFEROS. Para o jogo os alunos são divididos em grupo de cinco integrantes, sendo que cada um recebe cinco cartas para iniciar o jogo. Em cada rodada, o jogador compra uma carta da mesa e passa uma de suas cartas para o jogador à sua esquerda. O último jogador da rodada descarta sua carta na mesa.

Leia Mais
  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
  • Nota: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 55
  • Visitas: 1.256

Jogos do Reino Animal

Sequência didática com abordagem investigativa, que utiliza como estratégia a produção de vídeos explicativos e construção de jogos educativos, que colocam os estudantes no papel de educadores, trazendo as informações pesquisadas fora do período de aula de forma diferenciada aos colegas de classe.

Leia Mais
  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
  • Nota: -
  • Downloads: 18
  • Visitas: 1.309

INVERTEBRADOS: JOGO DE DOMINÓ

O Dominó pedagógico pode ser utilizado como um instrumento facilitador ao estudo dos diferentes grupos de invertebrados, estimulando o raciocínio a fixação de conceitos e a interação entre os estudantes. A atividade é desenvolvida em grupo de quatro jogadores cujo objetivo é de colocar todas as pedras na mesa antes dos adversários. Cada jogador, no seu turno, coloca sua pedra em uma das duas extremidades abertas, ligando a figura ao seu respectivo conceito, passando a vez ao próximo jogador. A partida continua com os jogadores colocando suas pedras sobre a mesa até quando um jogador colocar sua última pedra, esse então é o vencedor.

Leia Mais
  • Categoria: Software
  • Nota: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 1.076
  • Visitas: 11.207

Viajando com o Nitrogênio - Volume único

O jogo consiste em viajar pelo ciclo do nitrogênio passando por moléculas e organismos envolvidos neste ciclo. Inicialmente o jogador toma a forma de uma molécula de nitrogênio molecular e deve clicar nos seres vivos mostrados na tela para descobrir se tal organismo assimila a molécula. Após conhecer o Ciclo do Nitrogênio, o jogo requer execução de missões que irão exigir dos alunos a aplicação dos conhecimentos sobre o mesmo, adquiridos nas partes 1 e 2 deste jogo. Os alunos passam a asumir o pepel de Zep, e deverão compreender o papel que cada criatura de seu planeta desempenha no ciclo; quais são as relações existentes entre as diversas criaturas e o balanço entre a produção / consumo ...

Leia Mais
  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
  • Nota: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 180
  • Visitas: 1.805

LudoKrebs: aprendendo bioquímica de um modo divertido

Este é um jogo de tabuleiro focando o metabolismo energético. De forma lúdica e interativa os estudantes podem aprender sobre a produção do ATP nas células. Objetivos educacionais: Compreender os principais conceitos relacionados ao metabolismo: simultaneidade e dependência; ação das enzimas; regulação e integração. Compreender o processo de geração de ATP, por meio da via glicolítica, Ciclo de Krebs (Ciclo do Ácido Cítrico) e da Cadeia de Transportes de Elétrons.

Leia Mais
<Anterior [1] Próximo> 
Resultados 1 - 12 de 12 materiais encontrados (Nova busca)