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O ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIOINTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ

Com base no surgimento de novas dinâmicas pedagógicas, que buscam reformular as relações de ensino-aprendizagem ainda em muito caracterizadas pela rigidez do ensino tradicional, destaca-se nesta pesquisa a prática pedagógica de cunho interdisciplinar. O presente estudo procurou investigar a existência de práticas pedagógicas interdisciplinares nos cursos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá/Campus Macapá. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, procedendo-se à análise documental dos Planos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Macapá e à investigação sobre a submissão de Projetos de Ensino que versem sobre a ...

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Couepia cf. venosa Prance

Nome popular:-.

Árvore até 18m; extremidade dos ramos cilíndrica, estriada, com tricomas esparsos; folha simples, alterna, dística, estípula caduca, pecíolo canaliculado, 1 X 0,2cm, glabro, nigrescente no material seco, lâmina oblonga, ápice acuminado, base arredondada a obtusa ou trincada, 15-18,5 X 5-6cm, margem inteira, cartácea, venação camptódroma, 10-13 pares de nervuras secundárias paralelas, espaçadas ca. 1,5cm, conspícuas na face abaxial, venação terciária incosnpícua, face adaxial glabra, abaxial pardo-velutina, lâmina discolor.

Distribuição: sudeste do Brasil; mata atlântica. Referência:

Kle...

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AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA AULA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM

Os conteúdos abordados dentro de uma sala de aula exigem do educador a criação de um ambiente que estimule a aplicação prática do que esta sendo abordado. É importante que sejam implantados no processo educacional, conteúdos que demonstrem e esclareçam fenômenos cotidianos para que, desta forma, os alunos estabeleçam relações entre tais acontecimentos e seus efeitos, e aprendam realmente o conteúdo da disciplina. Portanto, o presente trabalho tem como justificativa estimular a criação de trabalhos práticos, atividades diferenciadas e dinâmicas que desenvolva o raciocínio dos alunos através da resolução de problemas e que torne as aulas de ensino médio mais prazerosas. Para tanto, foi utiliz...

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Sentidos e práticas: a educação ambiental construída por professores participantes do projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produção de sentidos de educação ambiental e evidenciar as práticas pedagógicas utilizadas para o tratamento das questões ambientais por duas professoras do subgrupo “Ensino Fundamental II”, participantes do projeto de formação continuada intitulado “Ribeirão Anhumas na Escola”, realizado durante os anos de 2007 a 2010, em Campinas/SP. Buscamos identificar: i) os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras para abordar a temática ambiental; ii) o papel ocupado pela educação ambiental nas práticas pedagógicas iii) os repertórios argumentativos que foram mobilizados no processo de produção de sentido e; iv) as possíveis ver...

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Sistematização e avaliação de aulas práticas sob uma abordagem investigativa

As aulas práticas são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao aprendizado de ciências. A American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB) listou uma série de habilidades que os estudantes devem desenvolver até o final de um programa de Bioquímica e Biologia Molecular, sendo a maioria delas adquirida em aulas práticas. O aprendizado da prática de investigação científica é um dos objetivos das aulas práticas. Esse trabalho propõe a sistematização e avaliação uma sequência didática que contemple o conteúdo de Bioquímica aliado ao desenvolvimento de habilidades de investigação científica. A sequência foi estruturada e aplicada na disciplina Bioquímica Bá...

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Práticas de Ensino de Biologia a partir das Tecnologias Digitais: aprendizagem colaborativa no ciberespaço.

Este Ambiente Virtual de Aprendizagem tem por objetivo fomentar a utilização das diferentes Tecnologias Digitais de Comunicações e Informações (TDICs) na prática docente de Biologia no Ensino Médio a partir dos relatos de experiência dos professores, em suas vivências, com as TDICs no chão da sala de aula. A ideia é viabilizar trocas e experimentações sobre as possibilidades pedagógicas das TDICs no ensino de Biologia que já foram testadas previamente por vocês ao longo da prática docente o que poderá contribuir, sobremaneira, para o seu uso mais eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Esse AVA também oportuniza o debate sobre os desafios da nossa prática docente de Biologia no sécul...

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Eugenia prasina O.Berg

Nome popular: araçarana.

Árvore até 8m; extremidade dos ramos glabrescente, achatada; folha simples, oposta ou suboposta, sem estípula, pecíolo canaliculado, 0,4 X 0,1cm, glabro, lâmina elíptica a elíptico-oval, ápice longo-acuminado, base atenuada, 6 X 2,5cm, margem inteira, cartácea a subcoriácea, venação camptódroma, nervura central plana na face adaxial, ca. 8 pares de nervuras secundárias, pouco cospícuas, paralelas, espaçadas ca. 0,7cm, venação terciária inconspícua, glabra, pontuações vináceas, opacas, diminutas, numerosas, dispersas por toda lâmina, conspícuas na face abaxial, visível com auxílio de lupa, geralmente glauca no material s...

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Guia prático e teórico de parasitas intestinais humanos: História natural, métodos, patogenicidade e controle

Este trabalho visou o desenvolvimento de um guia prático e teórico de parasitas intestinais humanos. O Software conta com informações sobre os parasitas intestinais, métodos de analises de fezes, casos clínicos e biblioteca de imagens.

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Práticas de Bio...Química

Este trabalho foi desenvolvido visando o aprimoramento da química biologica através de informações sobre temas bioquímicos para aguçar a curiosidade e leitores através de prática de fácil execução. O professor responsável pela disciplina é Huita do Couto matozo que leciona na Escola Municipal Governador Israel Pinheiro de João Monlevade MG.

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ATIVIDADES PRÁTICAS DE BIOINFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

O desenvolvimento da Biologia Molecular atrelado com os avanços estabelecidos pelos processos de sequenciamento em larga escala dos genes humanos e das novas tecnologias da informação, ao final do século XX, condicionaram o surgimento de uma disciplina que gerou vínculos essenciais entre a informática e as Ciências Biológicas, sendo denominada por Bioinformática. Neste contexto, este trabalho apresentou o relato de uma experiência com a aplicação de atividades práticas de introdução do ensino de Bioinformática a serem desenvolvias com alunos do ensino superior que cursarão as disciplinas de Biologia Molecular e Genética Geral no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceara ...

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Biologia: Aulas Práticas

Prezado professor, Este livro tem a finalidade de auxiliá-lo em seu trabalho com os alunos. Preparamos 23 atividades práticas, que abordam temas importantes de biologia e que enriquecerão ainda mais seu planejamento didático. Os temas de biologia aqui tratados são discutidos com enfoque no cotidiano do aluno e sempre que possível encontram-se vinculados a importantes questões, como por exemplo, destino apropriado do lixo e reciclagem. As atividades apresentadas neste livro permitem o desenvolvimento de pensamento crítico e compreensão de fenômenos da natureza de forma ativa, utilizando materiais simples e facilmente encontrados no comércio. Algumas atividades requerem uso de microscópio, que...

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MUROS: os contrastes da cidade norteando práticas interdisciplinares

Diferentes tipos de muros limitam as cidades, podem ser reais e invisíveis, físicos, naturais, sociais, culturais, políticos e econômicos. Dentro desta temática, apresenta-se uma proposta pedagógica que trabalha os muros no mundo, na cidade de Campinas/SP e na bacia do ribeirão Anhumas. A atividade teve seu princípio de elaboração pelo grupo de pesquisa de professores Linguagens e Representações (professores da E.E. Ana Rita Godinho Pousa), no projeto colaborativo universidade-escola Ribeirão Anhumas na Escola,  com um maior foco em conteúdos de Geografia e Português. Apesar da especificidade local do desenvolvimento do trabalho, a ideia básica poderá servir de auxílio à outros professores q...

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Chestnut-capped Blackbird ( Chrysomus (Agelaius) ruficapillus )

Physical appearance: 17,5 cm. The male is bluish black with the forehead and chest chestnut. The female is olive brown streaked in brown in the upper parts. The immature is brown and striated. Distribution: Eastern South America from French Guyana to northern Argentina and as far west as Mato Grosso and eastern Bolivia. Habitat: Lives in humid grasslands, wetlands and ponds. Diet: Feeds mainly on insects and seeds, but also on fruits. Reproduction: Often nests in groups. The nest is built in a fork of a tree. Both male and female build the nest watering the material before using it. The nest is a deep basket. Natural history: The vocalization is melodic and commonly the predomi...

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Caracterização de uma enzima mitocondrial: Desidrogenase Succínica

Roteiro de aula prática que tem por objetivo: 1) Demonstrar parcialmente a técnica de isolamento de mitocôndrias. 2) Caracterizar a presença da desidrogenase succínica na fração mitocondrial. 3) Demonstrar a inibição enzimática competitiva.

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