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Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua

  • Atualizado em 09/05/2011

Os avanços no desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) trazem continuamente novas possibilidades de interações sociais online, incluindo uma grande variedade de ferramentas de mediação da comunicação (sítios, blogs, wikis, webconferência etc). Essas ferramentas possibilitam o crescente desenvolvimento de comunidades online, assim como de aplicativos para o desenvolvimento de tais comunidades. Nesse contexto, desenvolvem-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e trabalho colaborativo online com ferramentas que podem potencializar projetos de formação continuada de professores, seja no aspecto da formação ou na gestão dos trabalhos. Com essa perspectiva, utilizara...

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Ilustração sobre Biologia Sintética

A ilustração tem por intuito apresentar possíveis atuações da biologia sintética. A ilustração é separada em quatro figuras: A primeira no canto superior esquerdo apresenta a utilização de microrganismos para limpeza e biorremediação de ambientes marinhos. A segunda figura, no canto superior esquerdo, apresenta a utilização de plantas e algas na criação de combustíveis renováveis como alternativa aos fósseis. A terceira imagem, no canto inferior esquerdo apresenta plantas geneticamente modificadas sendo utilizadas pra um melhoramento do solo e também resistência à pragas. A quarta e ultima ilustração apresenta campos de OGMS (Organismos Geneticamente Modificados), mais especificamente planta...

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Bacurau-pequeno ( Caprimulgus parvulus )

Comprimento: 20cm Identificação: a identificação dos curiangos e bacuraus é sempre complicada, pois são aves de hábitos noturnos, dificilmente vistas de dia e muito bem camufladas. Por outro lado são poucas as espécies que se aventuram em ambientes urbanos. Dentre essas espécies o Caprimulgus parvulus costuma ser a menor e mais pálida. Distribuição: praticamente todo o território nacional e países vizinhos a leste dos Andes. Habitat: habita os mais variados ecossistemas, mas é mais comum em bordas de matas, especialmente próximas a culturas de subsistência e lagos. Assim como outros membros de sua família este pequeno bacurau passa a a maior parte do dia imóvel n...

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Um gambá entrou em casa, o que fazer ?

A ilustração foi pensada para ilustrar a capa do podcast e apresenta um gambá fofo e levemente cartunesco, parado na porta de uma casa bem iluminada e aconchegante. O gambá terá uma expressão curiosa e brincalhona, tornando-o amigável e acolhedor. O fundo, do lado de fora da porta, mostraria um ambiente urbano simples e vibrante, com prédios coloridos e árvores, indicando a conexão entre os ambientes urbanos e a presença de animais selvagens. Dentro da casa, tons quentes tentariam criar uma atmosfera acolhedora, com elementos como um tapete macio e uma lâmpada acesa, reforçando a sensação de conforto. O título,

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Estômatos

Estômatos aborda o fenômeno da transpiração em vegetais. A proposta deste trabalho é apresentar os componentes e a função dessa estrutura, que permite aos vegetais controlar a saída de água de suas células. O conteúdo, portanto, não se aprofunda em discussões detalhadas sobre esses processos fisiológicos. Oferece, porém, um rico material para discussão de questões relativas ao meio ambiente, principalmente no que diz respeito às adaptações e aos aspectos evolutivos que proporcionam aos seres vivos a ocupação de ambientes com diversas condições climáticas.

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Cambacica, Cebinho ( Coereba flaveola )

Tamanho: 9cm Idenficação: passarinho pequeno com as cores básicas do bentevi, mas com bico fino e curvo. Distribuição: ocorre em quase todas as regiões do país, podendo estar ausente de regiões extensivamente florestadas, como no oeste e centro da Amazônia. É encontrada desde o México, e em todos os países da América do Sul, com exceção do Chile. Habitat: vive em todos os tipos de mata secundária, e em uma grande variedade de ambientes abertos e semi-abertos onde existam flores, inclusive em quintais. É uma das espécies mais comuns e abundantes do Brasil, deixa-se observar a pouca distância. Vive solitária ou aos pares e é bastante ativa. Toma banh...

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Marreca-asa-branca (Dendrocygna autumnalis)

Comprimento: 48cm Identificação: como o próprio nome diz, apresenta uma larga faixa branca nas asas, mais visível quando a ave está voando. Não apresenta pintas nem manchas bem demarcadas ou estriações. Apesar de sua extensa distribuição geográfica raramente é a espécie mais abundantes nos locais onde ocorre. Costuma andar em casais ou em pequenos grupos. Ocorre em regiões alagadas, especialmente quando há abunância de vegetação aquática, que é um de seus principais alimentos junto a sementes de gramíneas, insetos aquáticos ou larvas aquáticas de insetos terrestres como mosquitos e libélulas, além de pequenos peixes e girinos. Procura alimento nas margens dos lagos principalmente no...

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Peiteca ou Bem-te-vi-peiteca ( Empidonomus varius )

Comprimento: 18cm Identificação: existem duas espécies muito parecidas com o peiteca: o bem- te-vi-pirata e o bem-te-vi-rajado. O peiteca se distingue do primeiro por ser um pouco maior, por apresentar o bico relativamente menor, por suas sobrancelhas brancas serem mais longas, geralmente se encontrando na nuca e por apresentar uma coloração geral menos ferruginosa. Já o bem-te-vi- rajado é maior que o peiteca, seu bico é relativamente maior, suas manchas são mais escuras e melhor definidas. A dificuldade na identificação desta ave não é só devido à sua semelhança com o bem-te-vi-pirata e com o bem-te-vi-rajado, mas também por essas duas outras espécies ocorrem mais ou menos nos menos am...

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Anu-branco ( Guira guira )

Tamanho: 38cm Idenficação: espécie muito conspícua, quase inconfundível pela cauda longa, corpo claro com algumas manchas e barras escuras, topete, bico e região ao redos dos olhos amarelados. É difícil não notar a presença deste anu, até porque parece que ele faz ques- tão de ser notado: anda em grupos grandes e barulhentos, suas cores não chegam a ser vivas, mesmo assim são chamativas e até o leigo pode perceber certa complexidade em seu comportamento social, suas vocalizações e ficar intrigado com seu modo de voar ou andar arrastando sua cauda. Ocorre em qualquer local onde haja gramíneas e algumas árvores esparsas. Adapta-se muito bem a ambientes alterados pelo h...

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Corujinha-do-mato ( Megascops ( Otus) choliba )

Comprimento: 20-24cm Identificação: só pela silhueta já é possível distinguir esta das demais espécies de corujas que ocorrem em áreas urbanas, onde a única outra espécie de tamanho semelhante é a coruja-buraqueira (Athene cunicularia), que tem hábitos predominantemente diurnos e passa a maior parte do tempo no chão, enquanto a corujinha-do-mato é estritamente noturna e fica quase sempre empoleirada em árvores. Sua aparência também se destaca pela íris amarela, pelos tons acizentados das penas e pelas pequenas ``orelhas´´(nem sempre visíveis). É uma das corujas mais comuns em cidades, parques urbanos e fazendas. Seu canto lembra o de um sapo-cururu. Caça grandes insetos ...

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Bem-te-vi ( Pitangus sulphuratus )

Comprimento: 22cm Identificação: existem várias espécies de tiranídeos com o mesmo padrão de cores, dentre as quais 4 são particularmente similares ao bem- te-vi: o nei-nei (Megarynchus pitangua), o bem-te-vizinho-do-brejo (Philohydor lictor), e os dois bem-te-vizinhos do gênero Myiozetetes, o M. similis e o M. cayanensis. O nei-nei é do mesmo tamanho do bem-te-vi, mas possui um bico maior e bem mais largo (ver neste site), o bem-te-vizinho-do-brejo é mais esbelto, menor e apresenta o bico proporcionalmente mais afinado achatado. Já os bem-te-vizinhos do gênero Myiozetetes são menores, possuem o bico cônico e proporcionalmente menor e as sobrancelhas brancas menos defini...

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Corruira ou Cambaxirra ( Troglodytes (aedon) musculus )

11,5cm Identificação: quase inconfundível, ao menos em ambientes alterados pelo homem, as outras espécies brasileiras da família Troglodytidae são típicas de ambientes florestais ou restritas a habitats muito específicos. Até recentemente a espécie Troglodytes aedon tinha sua distribuição registrada em todo o continente americano, exceto acima do Círculo Polar Ártico, no entanto após uma série de estudos as populações ao sul do México passaram a ser consideradas como uma espécie distinta, renomeada como Troglodytes aedon. A mudança no nome científico não mudou em nada a popularidade desta ave já muito conhecida em nosso país. Esta pequena ave apresenta um comportamento hiperativo, pulan...

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Sabia-laranjeira ( Turdus rufiventris )

24cm. Identificação: inconfundível pela coloração avermelhada da barriga. É a ave símbolo do Brasil, título concedido pela sua presença constante na cultura popular seja em poemas ou músicas. Há quem questione a escolha desta ave como símbolo nacional, especialmente pelo fato de não ser endêmica do Brasil, ocorrendo também em países vizinhos, mas atualmente o título já está oficializado. Apesar de estar distribuído por quase todo o Brasil não amazônico é mais comum no litoral próximo a ele. Quando comparado a outro sabiá muito comum, o sabiá-pardo ( Turdus leucomelas ), é mais frequente em regiões úmidas. Ocorre em pomares, bordas de mata e é especialmente comum em parques urbanos, send...

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Rapanea ferruginea (Ruiz & Pav.) Mez

Nome popular: capororoca.

Árvore até 15m; extremidade dos ramos ferrugíneo-velutina; folha simples, alterna, espiralada, sem estípula, pecíolo canaliculado, 1,5 X 0,2cm, velutino-ferrugíneo, lâmina oboval a oboval-elíptica, ápice agudo, base atenuada, 13 X 3,5cm, margem inteira, algo revoluta, membranácea a cartácea, venação camptódroma, nervuras secundárias inconspícuas, venação terciária inconspícua, face adaxial glabrescente, tricomas concentrados na nervura central, abaxial velutino-ferrugínea, pontuações diminutas, numerosas, esparsas por toda lâmina, visível com o auxilio de lupa.

Distribuição: do México ao...

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Brincando com a Genética: um roteiro para utilização de jogos didáticos

O processo de ensino-aprendizagem requer um ambiente prazeroso, que instigue interesse e motivação dos alunos. Porém indiscutivelmente os professores se deparam nas salas de aula com alunos desmotivados, falta interesse frente às aulas teóricas muitas vezes cansativas. Uma alternativa para tornar o ensino mais dinâmico e atrativo são os jogos e modelos didáticos, que auxiliam na transformação do conhecimento abstrato em significativo, proporcionando ambientes desafiadores que atraem os alunos. Os conteúdos de Genética são os conteúdos que mais necessitam do auxilio de jogos e modelos, pois trabalham com conceitos muito abstratos. Porém, há a dificuldade de encontrar jogos sobre esses conteú...

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