Tico-tico ( Zonotrichia capensis )

15cm. Identificação: lembra um pouco o pardal, mas apresenta listras branco e pretas no topo da cabeça e um pequeno topete.
É uma ave muito conhecida , presente até mesmo em músicas populares, o tico-tico é bem conhecido não só por ser comum, mas também por não ter medo do ser humano. Nada arisco, é possível chegar a poucos metros desta ave sem que ela se incomode e em locais onde está acostumada pode até mesmo comer na mão.
Alimenta-se de pequenos invertebrados, sementes e pequenos frutos. Aprende a comer em comedouros artificiais, chegando ate mesmo a entrar em casas.
Muito comum em fazendas, também ocorre em cidades, contanto que sejam bem arborizadas.
Os machos são territoriais e podem brigar entre si. Chegam até mesmo a brigar contra a própria imagem refletida em vidros e espelhos retrovisores de carros.
O ninho é geralmente construído em árvores baixas ou trepadeiras, podendo ser até mesmo construído diretamente no chão. A fêmea alimenta os filhotes sozinha.
É a principal vítima do chopim ( Molothrus bonariensis ), que bota seus ovos no ninho do tico-tico, que os choca e alimenta os filhotes como se fossem seus. Os filhotes de chopim, muito maiores e mais fortes matam os ``irmãos´´ tico-ticos. Chega a ser revoltante ver a fêmea de tico-tico alimentando os filhotes de chopim, maiores que ela própria e implorando por comida o tempo todo.
A população do tico-tico tem decaído em alguns locais como na cidade de São Paulo e esta decadência tem sido atribuída, entre outros possíveis fatores, ao aumento na população dos chopins.

Download