Contribuições de uma disciplina de prática de ensino em bioquímica para a formação de estudantes de graduação e pós-graduação

A disciplina de Prática de Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi instituída com o objetivo principal de propiciar, aos alunos de pós-graduação bolsistas de Demanda Social da CAPES, a oportunidade de realizar o Estágio Obrigatório de Docência em disciplinas de graduação de caráter eletivo/facultativo ou obrigatório. O objetivo principal deste trabalho consistiu na avaliação do impacto do Estágio Docente sobre o ensino de graduação, por meio da análise de 30 projetos propostos e implementados pelos alunos de pós-graduação e entrevista dos professores responsáveis pela disciplina de graduação onde os projetos foram implementados. Os resultados mostraram que 9 dos 30 projetos foram total ou parcialmente incorporados às disciplinas de graduação onde foram aplicados, ou a outras disciplinas, sendo que um deles deu origem a uma nova disciplina. A maioria dos projetos centrou-se em novas abordagens experimentais, levando aos alunos de graduação a experiência obtida pelos pós-graduandos em suas pesquisas. Os resultados indicam que o estágio de docência, quando exercido de forma criativa, além de auxiliar na formação do futuro docente, pode contribuir significativamente para a melhoria do ensino de graduação.

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