Suiriri-cinzento ( Suiriri suiriri )
- Sent by Rodrigo Girardi Santiago - 20/02/2007
- 19.014 visits
- 487 downloads
- 0 comments
Identificação: há uma discussão sobre o status desta espécie. O Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos atualmente considera duas espécies do gênero Suiriri, o suiriri-cinzento (Suiriri suiriri), que é dividido em duas subespécies, S. suiriri suiriri, também conhecido como suiriri-do-sul (foto ao lado), que ocupa o centro-sul do país e o suiriri-do-cerrado, S. suiriri affinis, que ocorre no Brasil central e no Nordeste. Este último difere por apresentar o uropígio (base superior da cauda) amarelado, enquanto esta região é cinza no primeiro. A outra espécie considerada é o recém-descrito suiriri-da-chapada, restrito às chapadas do planalto central, com coloração mais próxima à do S.suiriri affinis, pois a base da cauda é amarelada, mas apresenta bico menor e a ponta da cauda é clara. Há artigos descrevendo hibridações entre estas espécies e subespécies.
Sabemos tão pouco sobre esta espécie que não há nem consenso sobre seu status como espécie.
Trata-se de uma ave solitária, as vezes vista aos pares. Seus hábitos lembram muito os dos siriris do gênero Tyrannus, pois passa a maior parte do tempo imóvel, empoleirada em galhos sem folhas de árvores altas, de onde voa para capturar insetos alados e depois retorna ao poleiro.
Não se aproxima muito de áreas urbanas, mas pode ser encontrado na zona rural próximo às habitações. Raramente é uma espécie abundante, o que é um pouco estranho se pensarmos que não é muito exigente quanto ao hábitat, sendo encontrada em vários tipos de formações vegetais abertas.
Há um estudo que cita uma redução na população de suiriris-cinzentos após queimadas numa região de cerrado. Este estudo associa este resultado à perda das árvores que esta ave usa como poleiro após as queimadas.
É provavelmente migratório, mas suas rotas e trajetos de migração ainda não foram investigados.