Fogo-apagou ( Columbina (Scardafella) squammata )

19cm
Identificação: a característica mais marcante desta espécie é o padrão escamoso de suas penas que ajuda na sua camuflagem. A cor de base é o bege. Quando em vôo é possível ver uma faixa branca na base da asa que seguida pela faixa branca da lateral da cauda.
O nome fogo-apagou é sem dúvida a melhor tradução escrita para o canto desta ave, um dos sons mais típicos da ``roça´´.
A fogo-apagou é uma rolinha de hábitos geralmente discretos, que anda em casais ou pequenos grupos pelas bordas de matas, cerradões, pomares, parques e outros tipos de vegetação, excluindo-se os muito abertos ou muito fechados. Seu silêncio só é quebrado pela vocalização, que a ave só emite empoleirada em locais bem escondidos, e pelo ruído produzido pelas asas quando a ave alça vôo, lembrando um gemido.
No Sudeste é tida como espécie arisca, sendo muito mais ouvida do que vista em cidades como Campinas ou Ribeirão Preto, mas é curioso notar que em Brasília ou Goiânia a fogo apagou aproxima-se muito mais das pessoas, ciscando nas calçadas da mesma forma de a rolinha-caldo-de-feijão.
O ninho é uma pequena tigela de gravetos construída em arbustos a pouca altura do solo.
Ornitólogos e observadores de aves do estado de São Paulo vêm relatando um certo declínio nas populações desta espécie. Muitos atribuem este declínio à competição com a pombinha (Zenaida auriculata), que vem aumentando sua distribuição e abundância. Por outro lado as populações mais setentrionais de fogo-apagou tem aumentado sua distribuição na Améria Central.

Download