Fogo-apagou ( Columbina (Scardafella) squammata )
- Sent by Rodrigo Girardi Santiago - 05/02/2007
- 21.976 visits
- 576 downloads
- 1 comments
19cm
Identificação: a característica mais marcante desta espécie é o padrão escamoso de suas penas que ajuda na sua camuflagem. A cor de base é o bege. Quando em vôo é possível ver uma faixa branca na base da asa que seguida pela faixa branca da lateral da cauda.
O nome fogo-apagou é sem dúvida a melhor tradução escrita para o canto desta ave, um dos sons mais típicos da ``roça´´.
A fogo-apagou é uma rolinha de hábitos geralmente discretos, que anda em casais ou pequenos grupos pelas bordas de matas, cerradões, pomares, parques e outros tipos de vegetação, excluindo-se os muito abertos ou muito fechados. Seu silêncio só é quebrado pela vocalização, que a ave só emite empoleirada em locais bem escondidos, e pelo ruído produzido pelas asas quando a ave alça vôo, lembrando um gemido.
No Sudeste é tida como espécie arisca, sendo muito mais ouvida do que vista em cidades como Campinas ou Ribeirão Preto, mas é curioso notar que em Brasília ou Goiânia a fogo apagou aproxima-se muito mais das pessoas, ciscando nas calçadas da mesma forma de a rolinha-caldo-de-feijão.
O ninho é uma pequena tigela de gravetos construída em arbustos a pouca altura do solo.
Ornitólogos e observadores de aves do estado de São Paulo vêm relatando um certo declínio nas populações desta espécie. Muitos atribuem este declínio à competição com a pombinha (Zenaida auriculata), que vem aumentando sua distribuição e abundância. Por outro lado as populações mais setentrionais de fogo-apagou tem aumentado sua distribuição na Améria Central.
Cresci e vi toda infancia ao redor desses passaros. Aqui em Três Lagoas-MS , as margens do Rio Paraná. Eram milhares há 30 anos atras , mas percebi que a população que predomina é os bem-te-vi e as pombas-amargosa se não errei o nome. Essas realmente prevalece e vi com meus olhos este aumento de amargosas e diminuição das fogo-apagou ( conhecida como rolinha) , neste periodo. O motivo talvez seja a fuga de seu habitat destruido com fins de pastagens , eucalipto e cana para a cidade por adaptar a região urbana e vencendo por ter maior capacidade física. É impressionante a violencia dessas aves , pois entre elas existe brigas violentas todas manhãs ou tarde no meu quintal pelo alimento. Não acredito ser por dominancia da espécie , pois mesmo femeas tem que sair quando apenas a vencedora de um duelo semelhante a briga de galos fica . Eu tenho que correr para o aparto das lutas mas mesmo assim já vi as brigas dar sequencia no telhado da casa. Aqui chamamos de pomba-rola por ter seu porte 3 a 4 vezes mais que as rolinhas porém a semelhança fisíca é impressionante. Tem 2 tonalidades , cinza branco e tons discretamente perto do roxo como as rolinhas.
Grato
Amin José Irabi
joseirabi@gmail.com
joseirabi@globo.com