Carcará ou Caracará ( Caracara (Polyborus) plancus )

58cm, envergadura de 125cm.
Identificação: quando jovem pode ser confundido com o gavião-carrapateiro (Milvago chimachima) ou com o chimango (Milvago chimango), mas mesmo assim pode ser reconhecido pelo topo da cabeça escuro. O adulto é facilmente reconhecido em vôo pelas partes inferiores predominantemente escuras contrastando com o branco da base da cauda, da garganta e de uma mancha próxima à extremidade das asas.
É geralmente o gavião mais comum, especialmente em áreas alteradas pelo homem. Apesar de sua imagem imponente é o gavião mais oportunista em nosso país. Raramente caça animais grandes, invés disso fica à espreita em estradas esperando até que um animal infeliz seja atropelado. É famoso por seguir queimadas a procura de suas vítimas, existindo até mesmo uma lenda no Ceará que diz ser o carcará capaz de carregar gravetos em brasas para provocar queimadas. Alimenta-se também de ovos e filhotes de outras aves.
Sua vocalização difere da maioria dos gaviões, lembrando vagamente a dos tucanos.
Constrói o ninho no topo de árvores altas usando gravetos grossos amontoados. São postos de 1 a 4 ovos, mas geralmente só um filhote sobrevive.

Download