Rolinha-caldo-de-feijão ( Columbina talpacoti )

Tamanho:17cm
Idenficação: é a única rolinha nesta faixa de tamanho a apresentar coloração marrom acanelada e manchas escuras sobre as asas. Os machos são um pouco mais escuros, apresentam tons azulados na cabeça e uma região cor de canela na parte inferior das asas.

Historicamente uma das primeiras espécies brasileiras a se adaptar ao
meio urbano, ainda é a espécie nativa mais comum em boa parte das grandes cidades brasileiras. É curioso notar que costuma ser encontrada em maior quantidade em locais alterados pelo homem do que em seu próprio habitat original que são as áreas de cerrados e campos.
Observadores de pássaros do centro-sul de nosso país vêm observando uma “substituição” desta espécie por outra pombinha, a Zenaida auriculata, também conhecida como amargosinha ou avoante. Esta última espécie vem conquistando o ambiente urbano cada vez mais efetivamente e está aparentemente competindo com a rolinha-caldo-de-feijão, que já é menos freqüente que a avoante na maioria das cidades do interior de São Paulo.
Seja como for, esta espécie simpática e até mesmo ingênua está longe de
desaparecer dos quintais de nossas casas e das praças e jardins de nossas cidades, mesmo que estes estejam em grandes prédios.
Os machos disputam alimento e se exibem para as fêmeas levantando uma de suas asas expondo a coloração acanelada de sua parte inferior.
O ninho, em forma de tigela, costuma ser construído com gravetos nos galhos de árvores pequenas ou médias. Os casais podem usar o mesmo local de nidificação varias vezes. A fêmea costuma botar de dois a quatro ovos, mas geralmente só são criados dois filhotes.

Download