A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS NO ENSINO DE BIOQUÍMICA. UM ESTUDO DE CASO NA UNICSUL.
- Sent by (SBBq) RBEBBM - 02/03/2006
- 22.785 visits
- 356 downloads
- 1 comments
A Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) vem aplicando nesses dois últimos anos uma nova estratégia de ensino, disponibilizando conteúdo didático de bioquímica em sua rede interna de computadores como suporte ao ensino tradicional em sala de aula. Essa estratégia utiliza o Black Board Learning System, um software desenvolvido para ser utilizado por profissionais interessados em aplicar novas tecnologias interativas no processo de ensino-aprendizagem por meio de um sistema de gestão de conteúdos e comunicação online. Este recurso vem sendo disponibilizado na disciplina de bioquímica desde o ano de 2003. A estratégia consistiu em lançar com antecipação de uma semana a teoria que seria estudada em sala de aula a partir de listas de exercícios e estudos de casos que seriam posteriormente analisados em grupos. A avaliação do uso desta ferramenta no processo ensino-aprendizagem foi realizada comparando-se o índice de aprovação e o desempenho do aluno nesta disciplina nos dois últimos anos com os anos anteriores (antes da utilização da metodologia).
Os resultados observados mostram uma maior interação dos alunos com a disciplina em sala de aula e um decréscimo no índice de reprovação e evasão nesta disciplina em relação aos anos anteriores para os mesmos professores.
O trabalho foi bom, no entanto, acredito que se tivessem explorado mais e colocado mais informações nos resultados teria ficado melhor.