A cartografia mediando o ensino: possibilidades e potencialidades

O presente trabalho vincula-se ao projeto Fapesp Ensino Púbico intitulado “Elaboração de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente na escola básica com ênfase na regionalização a partir dos resultados de projeto de Políticas Públicas” e tem como objetivo investigar as potencialidades da cartografia em práticas pedagógicas que valorizem o lugar e a realidade do aluno, assim como as possibilidades apresentadas por este recurso para o trabalho interdisciplinar, constituindo-se em um eixo interessante para o diálogo entre disciplinas. Para isto, foi realizada uma análise do projeto pedagógico elaborado pela escola estadual Professora Ana Rita Godinho Pousa, localizada no município de Campinas (SP) e, em seguida, observou-se a aplicação deste projeto em sala de aula, buscando identificar como se deram tais relações, as dificuldades apresentadas e a importância de um trabalho mais efetivo com a cartografia, compreendendo a necessidade de se aprender a linguagem cartográfica e estimular a produção de mapas pelos alunos. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, que é semelhante à adotada no projeto principal ao qual este está vinculado e a atuação ocorreu como observador-participante, com a utilização de um diário de campo para o registro dos acontecimentos. O referencial teórico inicial foram os estudos realizados por Vygotsky com o intuito de auxiliar na compreensão de como se dá a interação entre aprendizado, desenvolvimento e educação, potencializando, assim, práticas pedagógicas mais significativas em sala de aula. O que se verificou com este trabalho é que somente a vontade do professor em transformar a realidade da escola e da sala de aula não é suficiente, embora seja um fator fundamental. É preciso também que haja um suporte teórico que oriente as ações a serem desenvolvidas e que busque o reconhecimento do saber do outros, a troca de conhecimentos e a sua contextualização.

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