Pescando nucleotídeos: um novo jogo educativo para auxiliar o ensino do processo de síntese protéica para estudantes do ensino médio
- Enviado por Fabio Tonissi Moroni - 25/02/2009
- 23.776 visitas
- 532 downloads
- 6 comentários
Um novo jogo, utilizando analogias, apresenta os principais aspectos da síntese protéica. O objetivo desta prática é melhorar a aprendizagem sobre o processo de síntese protéica para estudantes no ensino médio. Nós utilizamos materiais de baixo custo e de fácil acesso para o desenvolvimento deste jogo. Para que os alunos compreendam a teoria de é necessário uma aula introdutória sobre a síntese protéica, antes de a aplicação desta prática. Para jogar, os alunos são divididos em dois grupos. O professor fornece a cada grupo uma ficha, representando um aminoácido e uma tabela com o código genético. Os alunos começam o jogo ao responder as perguntas feitas pelo adversário para conseguir a permissão para a pesca da base nitrogenada. Se a resposta estiver correta a base nitrogenada será entregue para o grupo, que terá que preencher um painel que contém seqüências correspondentes ao RNA mensageiro, DNA complementar e DNA molde, decodificados a partir do aminoácido fornecidos pelo professor no início do jogo. O primeiro grupo que completar todas as etapas da síntese protéica ganha o jogo. A aplicação desta prática nas escolas do nível médio da cidade de Manaus obteve uma excelente aceitação pelos profissionais da educação, que relataram o grande entusiasmo dos seus alunos para utilizar o jogo e uma melhora na compreensão do tema abordado em sala de aula. Os professores também comentaram a versatilidade desta prática, que foi utilizada com sucesso para abordar outras questões. Logo o jogo é uma prática que pode ser desenvolvido para complementar as aulas teóricas sobre o assunto.
parabens!