O Universo Discente eo Ensino de Bioquímica

Os diferentes cursos oferecidos na área de saúde na Universidade, recebem a cada semestre um grande número de alunos, originários de diferentes escolas de ensino médio e, cursos pré-vestibulares. A capacidade cognitiva e de abstração de cada aluno, bem como o grau de conhecimento prévio relativo à área, são fatores que geram diferenças individuais dentro de um mesmo grupo. Em algumas disciplinas do ciclo básico, que são comuns a vários cursos da área da saúde, e que estão inseridas no currículo nos primeiros semestres dos cursos de graduação, conhecimentos prévios são de fundamental importância para o desenvolvimento do conteúdo programático teórico e prático da disciplina. A Bioquímica é um exemplo de disciplina do ciclo básico que é oferecida em praticamente todos os cursos da área da Saúde e que requer principalmente noções de Química e Biologia celular. Entretanto, o conhecimento de um determinado grupo de alunos é bastante heterogêneo, o que exige do professor de Bioquímica, a criação de um ambiente que estimule a aplicação prática do que está sendo abordado no âmbito da disciplina. Este artigo discute os resultados de uma pesquisa realizada com alunos ingressantes na disciplina de Bioquímica de cursos de graduação da Fundação Universidade Regional de Blumenau-FURB, com o intuito de avaliar o grau de conhecimento prévio.

Download