ATIVIDADES PRÁTICAS DE BIOINFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

O desenvolvimento da Biologia Molecular atrelado com os avanços estabelecidos pelos processos de sequenciamento em larga escala dos genes humanos e das novas tecnologias da informação, ao final do século XX, condicionaram o surgimento de uma disciplina que gerou vínculos essenciais entre a informática e as Ciências Biológicas, sendo denominada por Bioinformática. Neste contexto, este trabalho apresentou o relato de uma experiência com a aplicação de atividades práticas de introdução do ensino de Bioinformática a serem desenvolvias com alunos do ensino superior que cursarão as disciplinas de Biologia Molecular e Genética Geral no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceara no semestre letivo 2010.1. O trabalho teve por objetivo investigar a possibilidade de viabilização de atividades práticas de ensino de Bioinformática aplicadas ao ensino de Biologia Molecular e Genética na universidade pública estadual com a utilização de poucos recursos e pouca estrutura laboratorial. Os resultados mostraram inicialmente que cerca de 93% dos alunos das turmas estudas possuem conhecimento sobre termos básico em Biologia Molecular. No entanto, em torno de 82% dos alunos questionados apresentaram desconhecimentos a cerca de termos específicos sobre esta área temática. Estes dados mostram que uma vez o aluno de graduação não obtenha estes conceitos na sua formação acadêmica, provavelmente desconhecerá muitas dessas técnicas e realmente terá dificuldade para ensiná-las, na educação básica, por exemplo. Em relação ao fato dos alunos já terem realizado leitura de algum artigo científico, 73% e 91% dos alunos das turmas responderam a questão com a 1° alternativa – Sim do questionário avaliativo. Porém, quando foram avaliados quanto ao conhecimento a cerca do layout do National Center for Biotechnology Information 67% e 64%, respectivamente das turmas de Biologia Molecular e Genética geral, “Nunca” acessaram o site do NCBI caracterizando que os alunos das turmas estudadas, em contrapartida ao gráfico anterior, podem possuir uma introdução a pesquisa científica, porém suas áreas de atuação não estão inseridas no campo da Biologia Molecular. Quanto a análise dos resultados obtidos com as atividades práticas de Construção de uma Filogenia Molecular Manual e in Sílico, as análises filogenéticas apresentadas mostram que os alunos captaram e realizaram com êxito as atividades propostas, absorvendo o conteúdo sobre a temática básica de Bioinformática e tornando-os aptos a abordarem estes tópicos no processo de ensino da educação básica. Os resultados mostram o caráter essencial da inserção de conceitos básicos dos novos e emergentes campos das ciências, em especial a Bioinformática nas disciplinas de Biologia Molecular e Genética Geral na formação dos docentes em Ciências Biológicas, em foco na Universidade Estadual do Ceará.

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