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ROSSI-RODRIGUES, B. C., HELENO, M. G., SANTOS, R. V. D., et al. Extração de DNA Biblioteca Digital de Ci�ncias, 23 sep. 2011. Disponível em: <https://www.bdc.ib.unicamp.br/bdc/visualizarMaterial.php?idMaterial=1075>. Acesso em: 25 abr. 2025.
O material de vocês na categoria experimentos é de excelência, podendo ser utilizado tanto no fundamental, quanto no ensino médio. O que é mais importante, é o fato de utilizarmos materiais caseiros ou vocês sugerirem a substituição por materiais de fácil aquisição. Excelentes aulas.
Faço o curso de Licenciatura em Ciências da USP/UNIVESP (semipresencial) no campus de Ribeirão Preto. Tínhamos o protocolo oferecido por eles, mas ao encontrar o de vocês, achei muito mais adequado e conseguimos com ele visualizar muito melhor o experimento. A dica de utilizar o álcool gelado foi o diferencial para que o experimento fosse um sucesso.
Excelente o protocolo! Farei uso dele com meus alunos daqui pra frente, pois além de mais simples, obtivemos resultados mais claros, principalmente com a banana e o tomate.
muito bom o conteúdo, gostaria se vcs pudesse, estar disponibilizando programas para computador sobre o corpo humano, a anatomia humana com todos os sistemas e funcionamentos.
Olá galera, desde já gostaria de agrdecer e parabenizar por essa maravilhosa iniciativa, pois já tinha ouvido falar desse experimento mas não conheço ninguém q conhece o procedimento. Obrigado e sucessos no projeto embriao !!!!
Estou analisando alguns experimentos para uma feira de Ciências que será realizada em minha escola no encerramento do ano letivo. Não conhecia este site, os experimentos são excelentes, assim que possível responderei aos outros questionários. Parabéns. Prof: Sonia
Ótimo material! São ações didáticas transformadoras como estas que precisamos para melhorar a qualidade do ensino em nosso país, principalmente a educação científica na escola púbilca que está tão defasada. Obrigada por colaborarem com a minha formação e andamento do meu trabalho.
Utilizei o experimento em uma turma de alunos repetentes do 7º ano do EF, pois a sua grande maioria apresentava idade entre 15 e 18 anos e como eles possuem mais dificuldade para aprender e estão já muito desmotivados, resolvi utilizar essa ferramenta para aumentar o animo e a vontade deles em entender a ciência.
o experimento foi adaptado de acordo com a nossa região, substitui o morango pela banana, que é de fácil acesso, o resultado foi maravilhoso os alunos amaram, a experiência proporcina participação, eles ficam atentos e encantados, a experiência é mui boa,obrigada pela ajuda,sem contar na assitência que vocês dão é muito importante,parabéns.
Muito bom experimento para ser realizado em sala de aula para alunos do ensino médio. Além de ser bem didático o roteiro da atividade, essa prática pode despertar curiosidade no aluno a respeito do DNA e querer aprofundar-se mais sobre o assunto. Achei muito bom também o roteiro com questões dissertativas para serem respondidas após a aula prática.
Parabéns pelo belíssimo trabalho, e pela possibilidade de disponibilizar para que o mesmo seja aplicado.