Por que temos tecidos diferentes? BL583A
- Sent by joao toledo - 06/10/2024
- 0 comments
Uma ilustração realizada para o podcast da disciplina BL583, ilustrando um fêmur e coração humanos associados a cortes histológicos de seus tecidos.
Leia MaisUma ilustração realizada para o podcast da disciplina BL583, ilustrando um fêmur e coração humanos associados a cortes histológicos de seus tecidos.
Leia MaisUm infográfico apresentando as principais células e tecidos da pele.
Leia MaisTrês modelos de células tronco e em quais tecidos elas podem se diferenciar/transformar.
Leia MaisIntrodução sobre o que são as células-tronco. Seus 3 modelos e em quais tecidos elas podem se diferenciar. O que é a Pesquisa Regenerativa e curiosidades.
Leia MaisEsse podcast, feito para a disciplina BL583 (Construção Mídias para Ensino C. Biologia), explora como e por qual razão existem células e tecidos diferentes no nosso organismo. Ele foi produzido por João D'Antona e Emilly Feitosa, alunos do curso de biologia da Unicamp, tendo em mente alunos de ensino médio que já tiveram aulas sobre genética e citologia.
Leia MaisExplicações didáticas sobre o funcionamento de nossas células, mostrando que alterações em sua fisiologia, é a base para a compreensão das patologias, entendendo que o conhecimento é uma ferramenta indispensável na prevenção de muitas doenças, porém a ênfase são doenças como DIABETES E RENAIS que decorrem de DISTÚRBIOS METABÓLICOS.
Leia MaisEsse infográfico visa tornar a compreensão sobre níveis de organização dos seres vivos mais fácil e objetiva, trazendo as informações de forma bem simples, mais ilustrativa e sem textos complexos, onde o leitor compreenderá o assunto tratado sem nenhuma dificuldade.
Leia MaisUm podcast a respeito das células tronco, tipos, diferenciação e o que é a pesquisa regenerativa
Leia MaisO software apresenta informações relacionadas com a coccidiose aviária (doença causada por parasitos do gênero Eimeria). Entre as informações tem-se: introdução da doença, estudo dos parasitos, ciclos de vida, imagens dos parasitos e tecidos lesados, informações sobre a doença e métodos de controle.
Leia MaisUma resenha baseada em cinco artigos científicos, apresentando um breve relato da visão bioquímica sobre as proteínas transportadoras de glicose e o papel desempenhado pelas mesmas no metabolismo celular. O transporte de glicose é fundamental para o metabolismo celular. A rota glicolítica é empregada por todos os tecidos para degradação de glicose, fornecendo energia na forma de ATP e intermediários para outras rotas metabólicas. A glicose não pode difundir-se através dos poros da membrana, assim o seu movimento para o meio intra e extracelular depende de proteínas transportadoras localizadas na membrana celular.
Leia MaisGuia do professor desenvolvido pelo projeto EMBRIAO sobre o tema: Os seres vivos diversificam os procesos vitais. Este guia aborda os seguintes produtos: (Experimentos) - Análise do crescimento de leveduras - Aulas 1, 2 e 3 - Atividade enzimática de extratos vegetais na degradação de gelatina (Softwares) - Laminário: Tecidos de sustentação e revestimento - Digestão - Arcorreflexo - Transmisão do estímulo até o córtex, sensação de dor e consciência do estímulo - Ciclo de vida de plantas e adaptações ao ambiente - Gestação - Ciclo menstrual - Qual é a palavra? Os seres vivos diversificam os procesos vitais (Vídeo) - Seres vivos: A vida microscópica
Leia MaisO infográfico tem como objetivo esquematizar um processo de confecção de lâminas histológicas com coloração HE. O fluxo de informação se dá desde o início da coleta da amostra do tecido alvo até a coloração e montagem da lâmina. O esquema visa demostrar processos gerais de maneira didática e direta, não se aprofundando em minúcias histológicas de preparo do tecido.
Leia Mais