Search

Results 1 - 20 from 56 Found materials (New search)
<Previous [1] 2 3  Next>

  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 44
  • Visits: 9.955

Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua

  • Updated in 09/05/2011

Os avanços no desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) trazem continuamente novas possibilidades de interações sociais online, incluindo uma grande variedade de ferramentas de mediação da comunicação (sítios, blogs, wikis, webconferência etc). Essas ferramentas possibilitam o crescente desenvolvimento de comunidades online, assim como de aplicativos para o desenvolvimento de tais comunidades. Nesse contexto, desenvolvem-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e trabalho colaborativo online com ferramentas que podem potencializar projetos de formação continuada de professores, seja no aspecto da formação ou na gestão dos trabalhos. Com essa perspectiva, utilizara...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 44
  • Visits: 8.329

Sentidos e práticas: a educação ambiental construída por professores participantes do projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produção de sentidos de educação ambiental e evidenciar as práticas pedagógicas utilizadas para o tratamento das questões ambientais por duas professoras do subgrupo “Ensino Fundamental II”, participantes do projeto de formação continuada intitulado “Ribeirão Anhumas na Escola”, realizado durante os anos de 2007 a 2010, em Campinas/SP. Buscamos identificar: i) os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras para abordar a temática ambiental; ii) o papel ocupado pela educação ambiental nas práticas pedagógicas iii) os repertórios argumentativos que foram mobilizados no processo de produção de sentido e; iv) as possíveis ver...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 235
  • Visits: 7.373

Formação continuada de professores e Biologia com uso de softwares livres

Trabalho de mestrado envolvendo a formação a distância de professores de Biologia para uso de softwares livres de Biologia. Participaram do trabalho 3 grupos de professores de escolas públicas e privadas. Foi realizado um trabalho reflexivo com os professores para o planejamento de aulas utilizando os softwares educacionais. O ambiente virtual utilizado foi o TelEduc.

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: -
  • Downloads: 69
  • Visits: 3.502

ATIVIDADES PRÁTICAS DE BIOINFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

O desenvolvimento da Biologia Molecular atrelado com os avanços estabelecidos pelos processos de sequenciamento em larga escala dos genes humanos e das novas tecnologias da informação, ao final do século XX, condicionaram o surgimento de uma disciplina que gerou vínculos essenciais entre a informática e as Ciências Biológicas, sendo denominada por Bioinformática. Neste contexto, este trabalho apresentou o relato de uma experiência com a aplicação de atividades práticas de introdução do ensino de Bioinformática a serem desenvolvias com alunos do ensino superior que cursarão as disciplinas de Biologia Molecular e Genética Geral no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceara ...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 176
  • Visits: 7.434

ESTRUTURAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA A DISTÂNCIA BASEADA NO MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Após a realização de uma pesquisa de interesse, o curso a distância Bioquímica da Nutrição foi elaborado e oferecido em 2000, para alunos de graduação da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que contemplam disciplina de Bioquímica Básica na grade curricular. Os resultados da pesquisa mostraram que o interesse não se limita a alunos das duas instituições citadas, mas estende-se a estudantes e profissionais de todo país. Esta observação despertou o interesse em reestruturar o curso para ser oferecido a um público maior e mais diversificado. Em se tratando de uma iniciativa inédita, fez-se necessária a análise do uso de novas tecnologias de comunicação ...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 50
  • Visits: 11.704

Educação ambiental e itinerários curriculares no cotidiano das séries iniciais do ensino fundamental - Contribuições teórico-metodológicas do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, Rio Branco/AC

Esta pesquisa de mestrado tem como objeto de análise a Formação Continuada para Professores em Exercício em Educação Ambiental elaborada e implementada no âmbito do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, realizado no período de 2000 a 2004, desenvolvido no Estado do Acre, especificamente nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Esta Formação Continuada envolveu diretamente enquanto público de interesse, os/as professores/as das séries iniciais da Rede Pública de Ensino, e indiretamente seus alunos e alunas. Empregou-se a estratégia de multiplicação, segundo a qual as professoras que participaram durante o primeiro ano de realização, recebem uma formaçã...

Leia Mais
  • Category: Link
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 116
  • Visits: 15.725

Site do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Este é o site do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola. Trata-se de um projeto escolar interdisciplinar que aborda as questões ambientais de Campinas. O projeto é uma iniciativa conjunta de universidades, instituições de pesquisas e escolas da rede pública de Campinas. Faz parte o Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino-DGAE - Instituto de Geociências, Instituto de Biologia, ambos da Unicamp, Instituto Agronômico de Campinas, Faculdade de Educação da USP-Leste, E.E. Ana Rita Godinho Pousa e E.E. Adalberto Nascimento (http://ead.ige.unicamp.br/anhumas) e possui apoio da CAPES e patrocínio da Fapesp e Petrobras Ambiental.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 252
  • Visits: 2.939

Os Incompatíveis Sanguíneos!

A Biologia é desafiadora, pois há muitos conceitos e processos difíceis de compreender até mesmo para o professor. Esse material didático é um produto que foi apresentado como trabalho de conclusão do curso de Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia da Universidade Federal de Goiás, com o objetivo de colaborar com o reconhecimento das HQs (Histórias em quadrinhos), como ferramenta pedagógica, de forma a serem inseridas cada dia mais nos livros didáticos, na sala de aula, no cotidiano de todos, onde a análise da utilização de um conteúdo específico da Biologia – O sistema ABO – remeteu a estímulos positivos, proporcionando interação entre: arte-biologia-educação, desenvo...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 64
  • Visits: 16.566

A cartografia mediando o ensino: possibilidades e potencialidades

O presente trabalho vincula-se ao projeto Fapesp Ensino Púbico intitulado “Elaboração de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente na escola básica com ênfase na regionalização a partir dos resultados de projeto de Políticas Públicas” e tem como objetivo investigar as potencialidades da cartografia em práticas pedagógicas que valorizem o lugar e a realidade do aluno, assim como as possibilidades apresentadas por este recurso para o trabalho interdisciplinar, constituindo-se em um eixo interessante para o diálogo entre disciplinas. Para isto, foi realizada uma análise do projeto pedagógico elaborado pela escola estadual Professora Ana Rita Godinh...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 333
  • Visits: 3.876

Bio...Química

Este trabalho abrange uma breve historico da BioQuímica em seguida a organização, padrão e diferenciação celular, água, ácido e base, tampões, diferenças entre °GL e INPM, sais, processos, micromoléculas e macromoléculas. O professor reponsável pela disciplina é Huita do Couto Matozo que desde 2006 leciona no curso de Técnico em Química da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro de João Monlevade MG.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 519
  • Visits: 3.911

Práticas de Bio...Química

Este trabalho foi desenvolvido visando o aprimoramento da química biologica através de informações sobre temas bioquímicos para aguçar a curiosidade e leitores através de prática de fácil execução. O professor responsável pela disciplina é Huita do Couto matozo que leciona na Escola Municipal Governador Israel Pinheiro de João Monlevade MG.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metadeNota vazia
  • Downloads: 122
  • Visits: 8.583

Explicações, representações visuais sobre o ensino do ciclo da água nas salas de aula de ciências

A ideia desse trabalho é discutir um pouco o papel do professor de ciências e sua ação medida para, no contexto interativo da sala de aula, ir construindo explicações e, no caso específico do tema das aulas sobre o ciclo d'água, mostrando como foi sendo utilizadas as representações visuais.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 65
  • Visits: 7.683

Construindo o conceito de tempo

O artigo relata a experiência de uma professora de História que ao trabalhar o conceito de tempo o ampliou para o tempo arqueológico e geológico. A experiência ocorreu com alunos da atual 6ª série no ano de 1999. A abordagem de ensino foi o construtivismo.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 264
  • Visits: 5.767

Tecnologia do DNA Recombinante In silico: Clonagem de Insertos em Vetores de Expressão Utilizando o Programa Vector NTI Advance 11

Considerando a importância do uso de ferramentas de bioinformática no ensino e na prática de biologia molecular, foi elaborada esta apostila com o propósito de guiar usuários iniciantes e professores no ensino e na utilização do programa Vector NTI Advance 11 na tecnologia do DNA recombinante através da construção de moléculas para expressão de proteínas recombinantes.

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 828
  • Visits: 15.822

Brincando com a Genética: um roteiro para utilização de jogos didáticos

O processo de ensino-aprendizagem requer um ambiente prazeroso, que instigue interesse e motivação dos alunos. Porém indiscutivelmente os professores se deparam nas salas de aula com alunos desmotivados, falta interesse frente às aulas teóricas muitas vezes cansativas. Uma alternativa para tornar o ensino mais dinâmico e atrativo são os jogos e modelos didáticos, que auxiliam na transformação do conhecimento abstrato em significativo, proporcionando ambientes desafiadores que atraem os alunos. Os conteúdos de Genética são os conteúdos que mais necessitam do auxilio de jogos e modelos, pois trabalham com conceitos muito abstratos. Porém, há a dificuldade de encontrar jogos sobre esses conteú...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 62
  • Visits: 6.760

Do olhar ao pertencimento: proposta de ação a partir do exercício do ver e de apreensão do lugar por meio de trabalhos de campo

A escola quando concebida enquanto espaço de reflexão, discussão e produção de conhecimento (inclusive sobre o lugar em que está inserida) pode contribuir para processos de apreensão e significação de mundo pautados na inauguração de novos dizeres. Para tanto, o estudo do lugar e os trabalhos de campo têm importância fundamental e possibilitam o exercício de construção de identidade (diferença) e pertencimento. Sendo assim, apresento neste trabalho, uma proposta de ação educacional composta por diferentes atividades com o objetivo de contribuir para a apreensão do lugar onde se vive por meio da produção de conhecimentos sobre o mesmo. Tal ação é pensada tendo em vista uma escola situada à fr...

Leia Mais
<Previous [1] 2 3  Next>
Results 1 - 20 from 56 Found materials (New search)