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Leitura e produções de textos a partir de representações visuais geocientíficas

A ideia desse trabalho é discutir dentro do campo das Geociências e Expressão da Língua Portuguesa, os desafiantes problemas relacionados a leitura, compreensão e expressão de ideias científicas.

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GeoVirt II: Cabeceira do Ribeirão das Pedras (Campo virtual)

O GeoVirt II foi desenvolvido com o objetivo de propiciar a navegação (campo virtual) na área da cabeceira do Ribeirão das Pedras, no município de Campinas, permitindo a compreensão do uso e ocupação do solo ao longo do tempo histórico. Poderá ser utilizado como exemplo em exercícios.

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Explicações, representações visuais sobre o ensino do ciclo da água nas salas de aula de ciências

A ideia desse trabalho é discutir um pouco o papel do professor de ciências e sua ação medida para, no contexto interativo da sala de aula, ir construindo explicações e, no caso específico do tema das aulas sobre o ciclo d'água, mostrando como foi sendo utilizadas as representações visuais.

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Construindo o conceito de tempo

O artigo relata a experiência de uma professora de História que ao trabalhar o conceito de tempo o ampliou para o tempo arqueológico e geológico. A experiência ocorreu com alunos da atual 6ª série no ano de 1999. A abordagem de ensino foi o construtivismo.

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Português e o estudo do meio: uma parceria com geografia

A experiência relatada a seguir procurará tratar de uma tentativa de interdisciplinaridade entre as áreas de Português e Geografia. Nesta pesquisa Português e Geografia agiram ao mesmo tempo com trocas de informações se interpenetrando em seus campos de ação para que o aluno estabelecesse uma relação de sentidos, sentidos esses, que forneceram saltos qualitativos para que ele entendesse o local onde vive. A experiência ocorreu na atual 6ª série no período noturno.

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GeoVirt I: Campo virtual das rochas tipo de Campinas

O GeoVirt I foi desenvolvido com o objetivo de propiciar a navegação (campo virtual) na área do município de Campinas, com foco nos aspectos geológicos. Aprensenta diferentes camadas (carta topográfica, imagem de satélite, mapa geológico), incluindo pontos de acesso (fotografias, informações e questionamentos), permitindo a compreensão da composição geológica e a relação com o uso e ocupação do solo e questões ambientais.

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o que são os fósseis?

Neste podcast, embarcamos em uma jornada fascinante pelo mundo dos fósseis, desvendando a evolução da vida e os segredos geológicos da terra. Não apenas exploramos a riqueza científica da pesquisa de fósseis, mas também destacamos a importância de compartilhar esses conhecimentos através da mídia. Ao tornar a ciência acessível e envolvente, essa divulgação não apenas educa, mas também inspira uma arquitetura pelo passado e pelo mundo natural. Descubra como a conexão entre pesquisa e divulgação amplia a conscientização sobre a preservação de nosso patrimônio natural e nos envolve em questões científicas fundamentais.

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Site do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Este é o site do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola. Trata-se de um projeto escolar interdisciplinar que aborda as questões ambientais de Campinas. O projeto é uma iniciativa conjunta de universidades, instituições de pesquisas e escolas da rede pública de Campinas. Faz parte o Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino-DGAE - Instituto de Geociências, Instituto de Biologia, ambos da Unicamp, Instituto Agronômico de Campinas, Faculdade de Educação da USP-Leste, E.E. Ana Rita Godinho Pousa e E.E. Adalberto Nascimento (http://ead.ige.unicamp.br/anhumas) e possui apoio da CAPES e patrocínio da Fapesp e Petrobras Ambiental.

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Chave geral de identificação das rochas de Campinas

Nesta imagem apresenta-se uma chave geral de identificação das rochas de Campinas-SP, elaborada para fins didáticos, principalmente em saídas de campo. A imagem foi gerada a partir do software C-Maps tool. Estão disponibilizados no Geociências Virtual (complementar ao mapa): imagens e ficha das rochas, software campo virtual em Campinas, software Petra: Identificação interativa de rochas de Campinas, além da busca interativa de rochas.

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