Search

Results 1 - 7 from 7 Found materials (New search)
<Previous [1] Next> 

  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 235
  • Visits: 7.373

Formação continuada de professores e Biologia com uso de softwares livres

Trabalho de mestrado envolvendo a formação a distância de professores de Biologia para uso de softwares livres de Biologia. Participaram do trabalho 3 grupos de professores de escolas públicas e privadas. Foi realizado um trabalho reflexivo com os professores para o planejamento de aulas utilizando os softwares educacionais. O ambiente virtual utilizado foi o TelEduc.

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 50
  • Visits: 11.703

Educação ambiental e itinerários curriculares no cotidiano das séries iniciais do ensino fundamental - Contribuições teórico-metodológicas do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, Rio Branco/AC

Esta pesquisa de mestrado tem como objeto de análise a Formação Continuada para Professores em Exercício em Educação Ambiental elaborada e implementada no âmbito do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, realizado no período de 2000 a 2004, desenvolvido no Estado do Acre, especificamente nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Esta Formação Continuada envolveu diretamente enquanto público de interesse, os/as professores/as das séries iniciais da Rede Pública de Ensino, e indiretamente seus alunos e alunas. Empregou-se a estratégia de multiplicação, segundo a qual as professoras que participaram durante o primeiro ano de realização, recebem uma formaçã...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 44
  • Visits: 8.328

Sentidos e práticas: a educação ambiental construída por professores participantes do projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produção de sentidos de educação ambiental e evidenciar as práticas pedagógicas utilizadas para o tratamento das questões ambientais por duas professoras do subgrupo “Ensino Fundamental II”, participantes do projeto de formação continuada intitulado “Ribeirão Anhumas na Escola”, realizado durante os anos de 2007 a 2010, em Campinas/SP. Buscamos identificar: i) os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras para abordar a temática ambiental; ii) o papel ocupado pela educação ambiental nas práticas pedagógicas iii) os repertórios argumentativos que foram mobilizados no processo de produção de sentido e; iv) as possíveis ver...

Leia Mais
  • Category: Link
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 116
  • Visits: 15.725

Site do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Este é o site do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola. Trata-se de um projeto escolar interdisciplinar que aborda as questões ambientais de Campinas. O projeto é uma iniciativa conjunta de universidades, instituições de pesquisas e escolas da rede pública de Campinas. Faz parte o Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino-DGAE - Instituto de Geociências, Instituto de Biologia, ambos da Unicamp, Instituto Agronômico de Campinas, Faculdade de Educação da USP-Leste, E.E. Ana Rita Godinho Pousa e E.E. Adalberto Nascimento (http://ead.ige.unicamp.br/anhumas) e possui apoio da CAPES e patrocínio da Fapesp e Petrobras Ambiental.

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 44
  • Visits: 9.955

Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua

  • Updated in 09/05/2011

Os avanços no desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) trazem continuamente novas possibilidades de interações sociais online, incluindo uma grande variedade de ferramentas de mediação da comunicação (sítios, blogs, wikis, webconferência etc). Essas ferramentas possibilitam o crescente desenvolvimento de comunidades online, assim como de aplicativos para o desenvolvimento de tais comunidades. Nesse contexto, desenvolvem-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e trabalho colaborativo online com ferramentas que podem potencializar projetos de formação continuada de professores, seja no aspecto da formação ou na gestão dos trabalhos. Com essa perspectiva, utilizara...

Leia Mais
  • Category: Presentation
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 44
  • Visits: 1.723

Práticas de Ensino de Biologia a partir das Tecnologias Digitais: aprendizagem colaborativa no ciberespaço.

Este Ambiente Virtual de Aprendizagem tem por objetivo fomentar a utilização das diferentes Tecnologias Digitais de Comunicações e Informações (TDICs) na prática docente de Biologia no Ensino Médio a partir dos relatos de experiência dos professores, em suas vivências, com as TDICs no chão da sala de aula. A ideia é viabilizar trocas e experimentações sobre as possibilidades pedagógicas das TDICs no ensino de Biologia que já foram testadas previamente por vocês ao longo da prática docente o que poderá contribuir, sobremaneira, para o seu uso mais eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Esse AVA também oportuniza o debate sobre os desafios da nossa prática docente de Biologia no sécul...

Leia Mais
<Previous [1] Next> 
Results 1 - 7 from 7 Found materials (New search)