Estruturas Básicas de uma Planta Carnívora
- Enviado por lisandra dias - 08/10/2024
- 0 comentários
Nessa imagem pode-se observar as estruturas básicas de uma planta carnívora da espécie Dionae muscipulas.
Leia MaisNessa imagem pode-se observar as estruturas básicas de uma planta carnívora da espécie Dionae muscipulas.
Leia MaisIlustração de uma colônia de corais com destaque para certas estruturas básicas e suas denominações. Apresenta diferentes ângulos de observação.
Leia MaisImagens feitas em flash das estruturais proteicas.
Leia MaisA presente imagem visa mostrar os processos pelo qual a molécula de piruvato passa durante a fermentação alcóolica em leveduras. As estruturas encontram-se sob a forma molecular. A molécula de piruvato, junto com a molécula da coenzima TPP, sofre redução, posteriormente uma descarboxilação, uma segunda redução e por fim a liberação de acetaldeído. Isto mostra que a molécula da enzima não se altera durante o processo, a mesma apenas auxilia nos processos pelo qual o piruvato se transforma em acetaldeído. Após este pequeno ciclo, uma enzima denominada álcool desidrogenase permite que a molécula de acetaldeído sofra redução enquanto oxida o NADH+H. O final do processo gera uma molécula de eta...
Leia MaisPrograma de áudio em que dois operários (um deles, estudante do período noturno do Ensino Médio) discutem as funções de algumas estruturas celulares, fazendo comparações com a fábrica em que trabalham. Isso leva à percepção de que a célula é uma unidade autônoma e transformadora de matéria e energia.
Leia MaisAtividade prática que propõe a confeção de modelos de células procariótica, eucariótica animal e eucariótica vegetal através do uso de massa de modelar e isopor (ou massa de modelar e gel de cabelo). Nesta primeira aula, serão confecionados os modelos de estruturas celulares com massa de modelar e outros materiais.
Leia MaisAtividade prática que propõe a confeção de modelos de células procariótica, eucariótica animal e eucariótica vegetal através do uso de massa de modelar e isopor (ou massa de modelar e gel de cabelo). Nesta aula, serão montados os modelos das células (procariótica e eucariótica animal) com as estruturas celulares confecionadas na aula anterior.
Leia MaisAtividade prática que propõe a confeção de modelos de células procariótica, eucariótica animal e eucariótica vegetal através do uso de massa de modelar e isopor (ou massa de modelar e gel de cabelo). Nesta aula, será montado o modelo da célula eucariótica vegetal com os modelos das estruturas celulares confecionadas na aula anterior, e serão discutidas as principais diferenças entre as células confecionadas.
Leia MaisMoléculas é um aplicativo que traz para uso offline em dispositivos móveis, moléculas publicadas no portal da Química Nova Interativa (QNInt). A maior parte deste conteúdo foi produzido do projeto 365 dias de Química, realizado durante o Ano Internacional da Química. As moléculas apresentadas podem ser manipuladas pelos usuários, permitindo a visualização por diferentes ângulos, assim como ampliar ou reduzir as estruturas, para que seja dado destaque em áreas de interesse. Cada molécula possui um texto explicativo. Financiamento: CNPq Apoio: Sociedade Brasileira de Química (SBQ), INCT Energia e Ambiente e INCT Inomat
Leia MaisThe Cell é um modelo 3D de célula em escala. É apresentado um modelo genérico de uma célula animal com descrições das organelas. O tamanho da célula é proporcional ao tamanho das organelas. Existe a possibilidade de adicionar uma barra de escala para mostrar o tamanho das estruturas celulares.
Leia MaisEste é um infográfico em forma de esquema do ciclo de reprodução de uma angiosperma, destacando as estruturas envolvidas na reprodução, seu número cromossômico e as posições das meioses e mitoses anteriores à fecundação, citando cada evento que ocorre no ciclo. O objetivo é tornar a reprodução em angiospermas nas disciplinas de botânica algo mais simples, com ideias destacadas e processos bem delimitados, ao contrário do que se vê em livros, que acabam dificultando a matéria e fazendo com que os alunos fiquem confusos.
Leia MaisIlustração das estruturas anatômicas de dois corações diferentes de peixes.
Leia MaisEssa imagem foi idealizada para compor um livro ou uma apresentação de slides (ou mesmo diversos tipos e formatos de divulgação de conhecimentos, como cartilhas e posts) referentes à plantas da região do mangue brasileiro, dentro da área Biologia e da subárea Botânica. A imagem é um esquema, feito de forma levemente abstrata, que mostra todas as estruturas internas das folhas de Avicennia sp., planta abundante no manguebrasileiro, e que estão presentes na maioria das plantas dessas regiões. As estruturas estão desenhadas e descritas em cores diferentes entre si para permitir uma identificação mais precisa e tornar mais fácil sua visualização nos cortes anatômicos reais. A partir da exposição...
Leia MaisIlustração e infográfico sobre estruturas de plantas e representantes nativos do Brasil
Leia MaisTrata-se de um podcast que dispõe informações sobre formigueiros de saúvas, seguindo uma linha de raciocínio lógica para facilitar a compreensão, primeiramente contextualizando sobre os formigueiros e sobre os fungos, e suas estruturas básicas (morfologia das formigas e principais estruturas do formigueiro). Em seguida, o podcast aborda como se dá a vida dessas formigas saúvas em comunidade, organização social e ciclo de vida, bem como a fundação de um novo formigueiro pelas rainhas. Ao explicar este último tópico, é feita uma conexão para iniciar a discussão acerca da importância do fungo para as formigas saúvas e sobre a interação simbiótica entre eles, uma vez que ao fundar um novo formi...
Leia MaisO objetivo é ilustrar e mostrar de forma simples como se dão alguns aspectos da vida dos insetos, como eles são caracterizados, suas principais estruturas e como eles se comportam em conjunto, como é o caso da vivência das formigas e seus papéis dentro de um fomigueiro.
Leia MaisAs imagens retratam: 1. Um infográfico que mostra uma pequena introdução de como é o funcionamento do Sistema Nervoso e, em seguida, um cladograma com a evolução dos cérebros em vertebrados - com destaque às diferentes estruturas e seus tamanhos em cada grupo de vertebrado; 2. Uma imagem de uma cladograma com os principais gupos de animais: Poríferas, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Moluscos, Anelídeos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados e as indicações de em que grupo surgiu o Sistema Nervoso (suas primeiras células) e em qual momento da evolução surgiu a centralização do sistema em questão.
Leia Mais