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Controle biológico de pulgões por joaninhas em agroflorestas

O plantio de erva-doce pode atrair joaninhas. Esses insetos tem um alto potencial de predação de pulgões, que podem causar perda de produtividade em diversos cultivos, como feijão, alface e tomate, por conta da herbivoria. O plantio de erva-doce próximo ao feijão, tomate ou alface atrai a joaninha, que consome os pulgões e evita perda de produtividade das espécies vegetais de interesse econômico.

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Siparuna brasiliensis (Spreng.) A. DC.

Nome popular: erva-de-limão.

Árvore até 6m; extremidade dos ramos achatada, estriada, nigrescente no material seco, tricomas estrelados, odor de limão; folha simples, oposta, sem estípula, pecíolo estriado, (2,5-)5 X 0,2cm, tricomas estrelados, lâmina oboval-elíptica a oboval, ápice abruptamente agudo, base cuneada a truncada, às vezes levemente cordada, 16-19 X 8-10,5cm, margem denticulada, glandular-ciliada, membranácea a subcartácea, venação camptódroma, 8 pares de nervuras secundárias, venação terciária paralela, conspícuas na face abaxial, tricomas estrelados, esparsos nas duas faces, pontuações amareladas, opacas, diminutas, numerosas, di...

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Etapas da eutrofização

Ilustração sobre as etapas do processo de eutrofização incluindo algumas causas e consequências. Conteúdo 1. Causas: resíduos industriais, fertilizantes e esgoto sem tratamento. 2. Etapas: excesso de nutrientes → cresciento de algas e microrganismos → bloqueio da luz solar → morte de plantas aquáticas → decomposição → morte de peixes → prejuízo para as comunidades costeiras.

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O ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIOINTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ

Com base no surgimento de novas dinâmicas pedagógicas, que buscam reformular as relações de ensino-aprendizagem ainda em muito caracterizadas pela rigidez do ensino tradicional, destaca-se nesta pesquisa a prática pedagógica de cunho interdisciplinar. O presente estudo procurou investigar a existência de práticas pedagógicas interdisciplinares nos cursos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá/Campus Macapá. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, procedendo-se à análise documental dos Planos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Macapá e à investigação sobre a submissão de Projetos de Ensino que versem sobre a ...

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Common Potoo ( Nyctibius griseus )

37cm It is a unique bird that can only be confused with other Potoos, from which it differs by being mostly gray. Not like any other bird, the Potoo is one of the best camouflaged birds on earth. It spends the whole day quietly perched on a carefully chosen branch in a way it blends with the substrate as the bird seems to be part of the tree. The large orange eyes, which could be a flaw for the camouflage are wisely covered by eyelids with a tiny fold in the middle, from which the bird can see the surroundings as the pupil is exposed while the orange iris is hidden. In the night the bird leaves its perch flying as a falcon in hunt for flying insects that it catches with its huge mouth...

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Southern Lapwing ( Vanellus chilensis )

35 cm. The eyes and the legs are red. Has a topknot in the head and a spur in each wing. There is a black band in the throat that begins in the forehead and ends in the chest. The belly is white, the back and the wings are grayish brown and there are green and ferruginous spots in the wings. Distribution: From Panama to Tierra del Fuego. Habitat: Grasslands, open fields, lawns and sometimes soccer fields. Diet: Insects that it catches on the ground. Sometimes catches small fish in shallow wetlands. Reproduction: The nest is made of dry leaves (mainly grass) and placed in a small depression on the ground. Each male may have two females laying their eggs in the same nest. The femal...

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Ilex theezans Mart. ex Reissek

Nome popular: - .

Árvore até 9m; extremidade dos ramos levemente quadrangular, estriada, glabra; folha simples, alterna, espiralada, estípula caduca, pecíolo estriado, 2 X 0,2cm, glabro, lâmina oboval, ápice arredondado, curto-cuspidado, ou retuso, base atenuada, 15 x 5,5cm, margem inteira, revoluta, cartácea, venação camptódroma, nervura central saliente, na face abaxial, em direção ao pecíolo, 7 pares de nervuras secundárias, pouco conspícuas, venação terciária formando retículo, pouco conspícuo, glabra, face adaxial brilhante no material seco. Utilizado como substituto como erva-mate, madeira boa para construção de piano.

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Educação ambiental e itinerários curriculares no cotidiano das séries iniciais do ensino fundamental - Contribuições teórico-metodológicas do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, Rio Branco/AC

Esta pesquisa de mestrado tem como objeto de análise a Formação Continuada para Professores em Exercício em Educação Ambiental elaborada e implementada no âmbito do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, realizado no período de 2000 a 2004, desenvolvido no Estado do Acre, especificamente nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Esta Formação Continuada envolveu diretamente enquanto público de interesse, os/as professores/as das séries iniciais da Rede Pública de Ensino, e indiretamente seus alunos e alunas. Empregou-se a estratégia de multiplicação, segundo a qual as professoras que participaram durante o primeiro ano de realização, recebem uma formaçã...

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ATIVIDADES PRÁTICAS DE BIOINFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

O desenvolvimento da Biologia Molecular atrelado com os avanços estabelecidos pelos processos de sequenciamento em larga escala dos genes humanos e das novas tecnologias da informação, ao final do século XX, condicionaram o surgimento de uma disciplina que gerou vínculos essenciais entre a informática e as Ciências Biológicas, sendo denominada por Bioinformática. Neste contexto, este trabalho apresentou o relato de uma experiência com a aplicação de atividades práticas de introdução do ensino de Bioinformática a serem desenvolvias com alunos do ensino superior que cursarão as disciplinas de Biologia Molecular e Genética Geral no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceara ...

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O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE IGARASSU EM PERNAMBUCO

RESUMO Esta pesquisa intitula-se: O ensino de Biologia Celular em uma escola pública estadual de ensino médio do município de Igarassu em Pernambuco e teve como objetivo identificar e analisar as repercussões das aulas práticas vivenciadas em laboratório na aprendizagem dos conteúdos da Biologia Celular pelos alunos. Pesquisadores como Bueno (2008); Cooper (2000); Junqueira e Carneiro (2005); Amabis e Mathos (1998); Amabis (2001); Ausubel (1980), Barbieri (1982), Bizzo (2004, 2007), entre outros auxiliam teoricamente esse estudo, apoiando-o bibliograficamente. Primeiramente, foi realizada uma apresentação da caracterização da área em estudo. Em seguida, foi feita uma abordagem sobre...

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Sentidos e práticas: a educação ambiental construída por professores participantes do projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produção de sentidos de educação ambiental e evidenciar as práticas pedagógicas utilizadas para o tratamento das questões ambientais por duas professoras do subgrupo “Ensino Fundamental II”, participantes do projeto de formação continuada intitulado “Ribeirão Anhumas na Escola”, realizado durante os anos de 2007 a 2010, em Campinas/SP. Buscamos identificar: i) os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras para abordar a temática ambiental; ii) o papel ocupado pela educação ambiental nas práticas pedagógicas iii) os repertórios argumentativos que foram mobilizados no processo de produção de sentido e; iv) as possíveis ver...

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Práticas de Ensino de Biologia a partir das Tecnologias Digitais: aprendizagem colaborativa no ciberespaço.

Este Ambiente Virtual de Aprendizagem tem por objetivo fomentar a utilização das diferentes Tecnologias Digitais de Comunicações e Informações (TDICs) na prática docente de Biologia no Ensino Médio a partir dos relatos de experiência dos professores, em suas vivências, com as TDICs no chão da sala de aula. A ideia é viabilizar trocas e experimentações sobre as possibilidades pedagógicas das TDICs no ensino de Biologia que já foram testadas previamente por vocês ao longo da prática docente o que poderá contribuir, sobremaneira, para o seu uso mais eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Esse AVA também oportuniza o debate sobre os desafios da nossa prática docente de Biologia no sécul...

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