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EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TELE JORNAL “5Rs”

A proposta dessa aula é abordar a Educação Ambiental por meio de uma linguagem artística, proporcionando a aprendizagem de forma coletiva e criativa para isso os alunos deverão criar uma representação de um tele jornal teatral utilizando elementos visuais como fantoches, música, cenários.

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Ocotea teleiandra (Meisn.) Mez

Nome popular: -.

Árvore até 6m; extemidade dos ramos rugosa, glabra; folha simples, alterna, espiralada, sem estípula, pecíolo canaliculado, estriado, 1,5 X 0,1cm, glabro, nigrescente no material seco, lâmina oboval-elíptica, ápice abrupto, longo-acuminado, base atenuada, 8,5 X 2-3cm, margem inteira, membranácea a subcartácea, venação camptódroma, 5 pares de nervuras secundárias, mais conspícuas na face abaxial, venação terciária conspícua, glabra, glauca no material seco.

Distribuição: Sul e sudeste brasileiro; no sub-bosque da floresta obrófila densa da encosta atlântica.

Referência:

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Formação continuada de professores e Biologia com uso de softwares livres

Trabalho de mestrado envolvendo a formação a distância de professores de Biologia para uso de softwares livres de Biologia. Participaram do trabalho 3 grupos de professores de escolas públicas e privadas. Foi realizado um trabalho reflexivo com os professores para o planejamento de aulas utilizando os softwares educacionais. O ambiente virtual utilizado foi o TelEduc.

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Tropical House Wren ( Troglodytes (aedon) musculus )

11,5cm. Identification: there is no other Brazilian species like this bird, at least not in urban and disturbed areas. Formerly all the house wren populations ranging from Canada to Chile were considered as a single species, but after several studies the populations south to Mexico were renamed as the Tropical House Wren (Troglodytes musculus ). This hyperactive bird hops non-stop on the ground in search for the small invertebrates it feeds on, reminding a mouse (musculus = mouse ). It only perches to rest or to sing. Its song is very complex and melodic, like other well known members of the Troglodytidae family. It is famous for the breeding behavior, as this bird may nest in the mos...

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Pale-breasted Thrush ( Turdus leucomelas )

23cm. The beak is dark, the wings ferruginous and the throat from white to light brown with faint streaks. The inferior parts are pale, sometimes white. Distribution: From Venezuela to Argentina and Paraguay. Mideast and South of Brazil. Habitat: Secondary forests, woods, gallery forests and cities, provided there are enough trees. Diet: Feeds on fruits, seeds, arthropods and earthworms. Reproduction: The female builds the nest with sticks and mud. It is usually placed in a palm tree or on walls. The male helps feeding the brood (generally three). Natural history: The name “sabiá” in Portuguese comes from Tupi (an indian language) and means “the one who prays” and is related...

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Tropical Kingbird ( Tyrannus melancholicus )

22 cm. The upper parts are brown or grayish. The chest and belly are bright yellow. Distribution: From Texas (U.S.A) to Argentina. Has expanded its distribution, benefited from deforestation. Habitat: Forest borders, cerrado, fields and cities. Diet: Mostly flying insects that it catches in small flights from a perch. Follows fires in order to catch the escaping insects. Also eats fruits. Reproduction: The nest is made of sparse sticks and is usually placed in trees with hives or with plenty of ants in order to increase safety. The offspring, (2 or 3) are fed by the couple. Natural history: Migrates to the north in the southern winter. During this migration it may appear in...

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Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua

  • Updated in 09/05/2011

Os avanços no desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) trazem continuamente novas possibilidades de interações sociais online, incluindo uma grande variedade de ferramentas de mediação da comunicação (sítios, blogs, wikis, webconferência etc). Essas ferramentas possibilitam o crescente desenvolvimento de comunidades online, assim como de aplicativos para o desenvolvimento de tais comunidades. Nesse contexto, desenvolvem-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e trabalho colaborativo online com ferramentas que podem potencializar projetos de formação continuada de professores, seja no aspecto da formação ou na gestão dos trabalhos. Com essa perspectiva, utilizara...

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Sentidos e práticas: a educação ambiental construída por professores participantes do projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produção de sentidos de educação ambiental e evidenciar as práticas pedagógicas utilizadas para o tratamento das questões ambientais por duas professoras do subgrupo “Ensino Fundamental II”, participantes do projeto de formação continuada intitulado “Ribeirão Anhumas na Escola”, realizado durante os anos de 2007 a 2010, em Campinas/SP. Buscamos identificar: i) os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras para abordar a temática ambiental; ii) o papel ocupado pela educação ambiental nas práticas pedagógicas iii) os repertórios argumentativos que foram mobilizados no processo de produção de sentido e; iv) as possíveis ver...

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Saúde pública - Rotação de estações em ação

Atividade didática com abordagem investigativa, que utiliza como estratégia a rotação de estações, com tempo cronometrado e materiais diversos para consulta, como: material biológico, textos didáticos e jornalísticos, charges, gráficos, tabelas e infográficos para dar suporte a resolução de situações problemas sobre conceitos de saúde pública, para os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio.

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Por que quase não temos vacinas contra doenças de protozoários?

O podcast aborda de forma descontraída alguns dos principais motivos de quase não haver vacinas contra protozoários, apontando 3 motivos para isso: complexidade do organismo, variações genéticas e negligência para com as doenças protozoóticas. As referências utilizadas para produzi-lo foram: SciELO - Brasil - O desenvolvimento de vacinas contra as doenças tropicais negligenciadas O desenvolvimento de vacinas contra as doenças tropicais negligenciadas (https://www.scielo.br/j/csp/a/QvswzdJsgBJSkrdDfdcTZhK/) Por que desenvolver uma vacina é tão complexo — e nem sempre factível - BBC News Brasil (https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53745688) Primeira vacina contra a malária repres...

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