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MAC - Membrane Attack Complex - Complement System

Membrane Attack Complex formation through interaction of its complement system constitutive parts. The complex is typically formed on the surface of intruding pathogenic bacteria through activation of the complement system, when C5 convertase cleaves a C5 molecule into C5a and C5b. It is composed of four complement proteins (C5b, C6, C7 and C8), which bind to the outer membrane surface, and of a fifth protein, C9, polymerizing into a ring-like structure, put across the membrane and allowing free diffusion through it. This disrupts the osmotic environment of the cell and kills it promptly.

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Gnaisse

Nome: Gnaisse Local de ocorrência: Faixa Leste do município de Campinas Formação a qual pertence: Complexo Itapira Tipo de rocha: Rocha Metamórfica Características da rocha: rocha resultante da deformação de granitos ou de sedimentos arcóseos. É uma das rochas mais antigas do mundo. Descrição visual: Possui bandeamentos, ou faixas, resultado da segregação de seus minerais escuros (máficos), dos claros (félsicos). Descrição da textura (ao tato): é uma rocha de alta dureza, bastante áspera e rugosa. Solo de alteração (Saprolito): apresenta textura silte a silte-arenosa, com diferentes graus de alteração devido ao diaclasamento e a complexidade estrutural, mantendo planos de foliação. ...

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Animações em Biologia Celular

Animações (em flash) sobre vários temas de bioquímica e biologia celular: aminoácidos e proteínas, visão geral da função celular, membranas celulares, estrutura do cromossomo, difusão, DNA, meiose, evolução e metabolismo energético da célula. A edição em português é do Prof. Dr. Luis Fernando Marques-Santos, do Departamento de Biologia Molecular e da médica Larissa Cunha Rodrigues da UFPB; o autor das animações é o biólogo John Kyrk.

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Formulário para Planejamento de Aulas

Planilha para ser impressa em folha A3 utilizada para o planejamento de quaisquer aulas, incluindo diversos checklists: partes de um objetivo de aprendizegem, recursos necessários, atividades educativas, modalidades de aprendizagem, inteligências múltiplas, etc. Basicamente a planilha serve para organizar e se preparar para a dinâmica e interatividade que poderão ocorrer durante uma aula.

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O ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIOINTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ

Com base no surgimento de novas dinâmicas pedagógicas, que buscam reformular as relações de ensino-aprendizagem ainda em muito caracterizadas pela rigidez do ensino tradicional, destaca-se nesta pesquisa a prática pedagógica de cunho interdisciplinar. O presente estudo procurou investigar a existência de práticas pedagógicas interdisciplinares nos cursos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá/Campus Macapá. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, procedendo-se à análise documental dos Planos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Macapá e à investigação sobre a submissão de Projetos de Ensino que versem sobre a ...

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Gerenciamento de Resíduo Sólido: Assentamento Sumaré II, Sumaré-SP

O meio rural não é mais um espaço onde são desenvolvidas atividades exclusivamente agrícolas, já que, tem passado por intensas mudanças, que induzem a pluriatividade, fazendo com que o espaço seja tido como um continuum da zona urbana. Estas mudanças que assemelham o rural do urbano trazem, a reboque desta reestruturação, mazelas há muito discutidas e pouco solucionadas, das “cidades”, como uso e ocupação do solo de maneira desregrada, ausência de saneamento básico, entre outras. A respeito do saneamento, o Gerenciamento Integrado de Resíduo Sólido ainda é uma realidade bem distante, para as comunidades rurais, mesmo para aquelas juntas às zonas urbanas. Desta forma, o objetivo deste trabalh...

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Saffron Finch ( Sicalis flaveola )

There are three other very similar species from the same genus in Brazil. The females and imature individuals are nearly impossible to tell apart, as they are light brown with some darker streaks. The Saffron Finch can be distinguished from the other species for the saffron color, mostly in the breeding season. The Orange-fronted Yellow Finch ( S. columbiana) is smaller than the Saffron Finch, the Stripe-tailed Yellow Finch (S. citrina) has greenish patches on the upper parts and the Grassland Yellow Finch (S. luteola) has brownish spots even in the head. One of the countryside’s most famous birds, the Saffron Finch’s song is unique for its beaty and complexity. Unfortunately its song and...

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Burrowing Owl ( Athene (Speotyto) cunicularia )

25 cm. The supercilium is white. The plumage usually shows traces of earth. The male is slightly larger than the female and the belly is lighter. Distribution: From Canada to Tierra del Fuego. Habitat: Open fields, grasslands and suburbs, sometimes in soccer fields. Diet: Feeds mainly on beetles, but also other arthropods. Also consumes small vertebrates. Reproduction: The nest is a deep hole in the ground (1,5 to 3m of depth). Although it is able of digging its own hole it generally uses the ones dug by other animals as the armadillos. The couple lines the nest with grass and dry manure. The female lays up to four eggs. The female incubates and the male takes care of the brood. ...

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Lined Seedeater ( Sporophila lineola )

11 cm. The body of the male is dark gray in the upper parts, with the face and anterior part of the throat black. The posterior part of the throat and the belly are white, as well as the spots on the sides of the head. The female is brown with the belly lighter. It is thinner than the female of the double collar seedeater Sporophila caerulescens, the tail is longer, the beak smaller with the inferior part buffy. The young individuals are also brown. Distribution: From Guianas to Argentina and Paraguay. In Brazil from the north to São Paulo, Mato Grosso and Goiás. Habitat: Grasslands, open fields, crops and secondary forest borders. Diet: Grains. Reproduction: The couple lives is...

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Variable Antshrike ( Thamnophilus caerulescens )

15 cm. The male is dark grey with the top of the head black. There are white spots in the tip of the tail’s feathers and in the wings, in a pattern that is similar to other antshrikes. The female is brown. Distribution: From Peru and Bolivia to Uruguay. Absent in most of the Amazon. Habitat: Mostly in Forest borders, gallery and secondary forests. Diet: Arthropods. Beats the wings to shake the foliage, catching the insects that are scared. Reproduction: The male offers the female some food before mating. The couple builds a nest with stems and moss. The female lays three white eggs with red dots. Generally the male incubates during the day and the female in the night. The paren...

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Milonito

Imagens do Milonito, rocha metamórfica (metamorfismo dinâmico) formada em planos de cisalhamento, altamente triturada e deformada. O quartzo costuma formar lâminas de estiramento durante o metamorfismo da rocha. Local de ocorrência em Campinas: Zona de cisalhamento Campinas/Valinhos  Formação a qual pertence: não pôde ser atribuída a nenhuma unidade mapeada  Tipo de rocha: Rocha Metamórfica  Características da rocha: Rocha de metamorfismo dinâmico, formada em planos de cisalhamento, altamente triturada e deformada.  Descrição visual: O quartzo costuma formar lâminas de estiramento durante o metamorfismo da rocha.   Descrição da textura (ao tato): Áspera, rugosa 

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Granito

Nome: Granito (Geral) Local de ocorrência: Porção do extremo Leste (Granito Morungaba) e Faixa Centro-Leste (Granito Jaguariúna), município de Campinas Formação a qual pertence: Suítes Graníticas Morungaba e Jaguariúna Tipo de rocha: Rocha Ígnea intrusiva Características da rocha: Por ser uma rocha formada a partir da consolidação de um magma, seus minerais não apresentam orientações preferenciais, nem se agrupam. Descrição visual: Composto essencialmente por quartzos (mineral incolor, geralmente translúcido), feldspatos (principais condicionantes do padrão cromático dos granitos, podendo ter coloração variada), e micas (Biotita, de cor negra, ou Muscovita, de cor branca). Descrição d...

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Granito Jaguariúna

Nome: Granito Jaguariúna  Formação a qual pertence: Suíte Granítica Jaguariúna  Tipo de rocha: Rocha Ígnea intrusiva Características da rocha: Por ser uma rocha formada a partir da consolidação de um magma, em ambiente sin-tectônico, seus minerais apresentam em geral orientações preferenciais. Descrição visual: Existem dois tipos de granitos nesta suíte, equigranular e porfirítico. A maior parte das rochas desta suíte possuem uma matriz fina a média, eventualmente média a grossa; são rochas porfiríticas, sustentando megacristais ovalados de feldspato potássico róseo de 2cm em média, podendo chegar a 5cm de comprimento. Pode-se encontrar em menor proporção a rocha equigranular. Descriç...

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Granito Morungaba

Nome: Granito Morungaba Formação a qual pertence: Suíte Granítica Morungaba Tipo de rocha: Rocha Ígnea intrusiva Características da rocha: Por ser uma rocha formada a partir da consolidação de um magma, seus minerais não apresentam orientações preferenciais, nem se agrupam. Descrição visual: Existem diversos tipos de granitos diferentes nesta suíte. Eles têm em comum a baixa porcentagem de minerais máficos, variando entre 5% e 15% (leucocráticos ou hololeucocráticos), granulação média, equigranular a inequigranular, todos com presença forte de biotita na composição. Descrição da textura (ao tato): Textura de média a grossa. Composta de grãos grosseiros, é bastante áspera e rugosa. So...

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IDENTIFICANDO PROTEÍNAS COM O REATIVO BIURETO

Apresenta-se um plano de aula que pode ser aplicado tanto à alunos do Ensino Superior quanto à alunos de Ensino Médio. Trata-se de uma atividade prática envolvendo a determinação de proteínas utilizando o reativo biureto. É uma atividade interessante pois faz com que o aluno descubra a finalidade do reativo em questão, utilizando-o posteriormente para novas descobertas, o que faz com que o aluno pense, ao invés de seguir um

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