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Sentidos e práticas: a educação ambiental construída por professores participantes do projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produção de sentidos de educação ambiental e evidenciar as práticas pedagógicas utilizadas para o tratamento das questões ambientais por duas professoras do subgrupo “Ensino Fundamental II”, participantes do projeto de formação continuada intitulado “Ribeirão Anhumas na Escola”, realizado durante os anos de 2007 a 2010, em Campinas/SP. Buscamos identificar: i) os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras para abordar a temática ambiental; ii) o papel ocupado pela educação ambiental nas práticas pedagógicas iii) os repertórios argumentativos que foram mobilizados no processo de produção de sentido e; iv) as possíveis ver...

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Tico-tico-rei ou Tico-tico-de-fogo (Coryphospingus cucullatus)

Tamanho:13,5cm Idenficação: do tamanho de um pardal, mas com coloração marrom escura na parte superior e vermelha nas partes inferiores e na cabeça, especialmente no macho, que apresenta uma coloração intensa e um topete vermelho com uma faixa negra. A fêmea é predominantemente marrom. Ambos os sexos apresentam uma linha branca circundando os olhos. Apesar de sua beleza o tico-tico-rei, também chamado de tico-tico-de-fogo ou foguinho, não é uma ave que costuma chamar muita atenção, principalmente por causa de seu comportamento discreto e solitário. Vive em bordas de matas secundárias, cerrados, campos, cafezais e pomares, geralmente em locais sombreados. Desloca-se pulando no solo ...

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Gavião-carrapateiro ( Milvago chimachima )

Comprimento: 40cm Identificação: quando adulto é fácil de ser identificado, com a maior parte do corpo em tons que vão do bege ao amarelo claro. As sobrancelhas e as asas são negras, sendo que as penas das últimas possuem as extremidades brancas, criando um padrão estriado. Quando em vôo a silhueta é muito semelhante à do carcará, porém menor, com o ventre e boa parte das asas claros. O imaturo, assim como o de outros falconídeos, apresenta um padrão carijó e pode ser confundido com outras espécies como o chimango e o carcará. O nome deste gavião deriva de um comportamento muito comum para esta espécie, que consiste em subir nas costas de bois, cavalos, capivaras, ou qual- quer...

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Português e o estudo do meio: uma parceria com geografia

A experiência relatada a seguir procurará tratar de uma tentativa de interdisciplinaridade entre as áreas de Português e Geografia. Nesta pesquisa Português e Geografia agiram ao mesmo tempo com trocas de informações se interpenetrando em seus campos de ação para que o aluno estabelecesse uma relação de sentidos, sentidos esses, que forneceram saltos qualitativos para que ele entendesse o local onde vive. A experiência ocorreu na atual 6ª série no período noturno.

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Bioquímica Metabólica: Proteínas transportadoras de glicose - Regulação e Mecanismos Moleculares

Uma resenha baseada em cinco artigos científicos, apresentando um breve relato da visão bioquímica sobre as proteínas transportadoras de glicose e o papel desempenhado pelas mesmas no metabolismo celular. O transporte de glicose é fundamental para o metabolismo celular. A rota glicolítica é empregada por todos os tecidos para degradação de glicose, fornecendo energia na forma de ATP e intermediários para outras rotas metabólicas. A glicose não pode difundir-se através dos poros da membrana, assim o seu movimento para o meio intra e extracelular depende de proteínas transportadoras localizadas na membrana celular.

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VERTEBRADOS: JOGO DE BARALHO

A proposta desse jogo é apresentar através das cartas de baralho o grupo dos vertebrados para os estudantes do 2º ano do ensino médio. O Baralho dos vertebrados é composto de 54 cartas onde cada conjunto é representado por um grupo de vertebrados: PEIXES ÓSSEOS, PEIXES CARTILAGINOSOS, ANFÍBIOS, RÉPTEIS, AVES E MAMÍFEROS. Para o jogo os alunos são divididos em grupo de cinco integrantes, sendo que cada um recebe cinco cartas para iniciar o jogo. Em cada rodada, o jogador compra uma carta da mesa e passa uma de suas cartas para o jogador à sua esquerda. O último jogador da rodada descarta sua carta na mesa.

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Você tem medo/nojo de algum animal?

O infográfico trata-se de informações sobre os animais que as pessoas tem mais medo ou nojo. Para a realização do infográfico foi necessário uma pesquisa em campo com as pessoas da UNICAMP aleatório para descobrir cinco animais que mais dão medo e nojo. Com os resultados foi feito, e colocado qual a função e a importância desses animais na natureza. O objetivo foi tentar mostrar para as pessoas que cada animal tem sua importância para o meio ambiente.

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