Bacia do ribeirão das Anhumas - Ordem dos Canais
- Sent by Samuel Fernando Adami - 16/10/2009
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Ordem dos canais fluviais segundo Strahler
Leia MaisOrdem dos canais fluviais segundo Strahler
Leia MaisNome popular: pixirica.
Árvore até 3m; extremidade dos ramos denso-longo-estrelada; folha simples, oposta, sem estípula, pecíolo canaliculado, 3 X 0,3cm, denso-estrelado, lâmina elíptica, ápice agudo a acuminado, base cuneada às vezes levemente assimétrica, 19-27 X 8-10,5cm, margem denticulada, ciliada, membranácea, venação acródroma, 2 pares de nervuras secundárias, mais conspícuas na face abaxial, venação terciária paralela, conspícua na abaxial, face adaxial com tricomas simples e estrigosos, abaxial com tricomas longos-estrelados e simples, adensando nas nervuras; fruto baga globosa, denso-estrelada, imatura, verde no material seco. ...
Leia MaisEste é o site do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola. Trata-se de um projeto escolar interdisciplinar que aborda as questões ambientais de Campinas. O projeto é uma iniciativa conjunta de universidades, instituições de pesquisas e escolas da rede pública de Campinas. Faz parte o Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino-DGAE - Instituto de Geociências, Instituto de Biologia, ambos da Unicamp, Instituto Agronômico de Campinas, Faculdade de Educação da USP-Leste, E.E. Ana Rita Godinho Pousa e E.E. Adalberto Nascimento (http://ead.ige.unicamp.br/anhumas) e possui apoio da CAPES e patrocínio da Fapesp e Petrobras Ambiental.
Leia MaisEsta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produção de sentidos de educação ambiental e evidenciar as práticas pedagógicas utilizadas para o tratamento das questões ambientais por duas professoras do subgrupo “Ensino Fundamental II”, participantes do projeto de formação continuada intitulado “Ribeirão Anhumas na Escola”, realizado durante os anos de 2007 a 2010, em Campinas/SP. Buscamos identificar: i) os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras para abordar a temática ambiental; ii) o papel ocupado pela educação ambiental nas práticas pedagógicas iii) os repertórios argumentativos que foram mobilizados no processo de produção de sentido e; iv) as possíveis ver...
Leia MaisRepresenta a relação da tolerância de perdas de solos na bacia em relação a quantidade de solo atualmente sendo mobilizada.
Leia MaisO documento é um dos resultados do projeto de políticas públicas.
Leia MaisLevantamento pedológico da bacia do ribeirão das Annhumas.
Leia MaisEvolução dos usos urbanos sobre não-urbanos entre 1907 e 2006 para a bacia do ribeirão das Anhumas.
Leia MaisDiferentes tipos de muros limitam as cidades, podem ser reais e invisíveis, físicos, naturais, sociais, culturais, políticos e econômicos. Dentro desta temática, apresenta-se uma proposta pedagógica que trabalha os muros no mundo, na cidade de Campinas/SP e na bacia do ribeirão Anhumas. A atividade teve seu princípio de elaboração pelo grupo de pesquisa de professores Linguagens e Representações (professores da E.E. Ana Rita Godinho Pousa), no projeto colaborativo universidade-escola Ribeirão Anhumas na Escola, com um maior foco em conteúdos de Geografia e Português. Apesar da especificidade local do desenvolvimento do trabalho, a ideia básica poderá servir de auxílio à outros professores q...
Leia MaisMaterial sobre o ciclo da água, aborda conceitos básicos sobre a água, de sua estrutura molecular até as algumas intervenções humanas no ciclo da água. ISBN: 978-85-910573-1-3
Leia MaisMapa das Província Geológicas do Município de Campinas
Leia Mais13,5cm The most distinguishing features of this species are the yellowish-orange head and the grayish-green body. This shades of color may vary depending on the subspecies, given that this bird is distributed thoughout the tropical region South to the Amazon river and East to the Andes. There is also a curiously isolated population in the Orinoco river basin. It lives in secondary forest, forest edges and even in cities with plenty of trees. Spends most of its time in the canopy, rarely coming to the ground. This bird moves in a very typical way, climbing the branches in a fast zig-zag, up to the tip and then letting itself fall onto the base of the next branch. It feeds mainly on s...
Leia MaisNome popular: ipiúna.
Árvore até 12m, látex branco, espesso; extremidade dos ramos glabra, estriada, descamante; folha simples, alterna, espiralada, estípula terminal, caduca, deixando cicatriz conspícua ao redor do ramo, pecíolo escamante, 1,8 X 0,3cm, glabro, ferrugíneo no material seco, lâmina elíptica a elíptico-oval, ápice curto acuminado, base cuneada, 10,5-13 X 4-5,5cm, margem inteira, coriácea, venação camptódroma, ca. 20 pares de nervuras secundárias, conspícuas, paralelas, espaçadas ca. 0,5cm, amarelo-esverdeadas, venação terciária conspícua, paralela às secundárias, nervura marginal conspícua na face abaxial, glabra, pontuações amarr...
Leia MaisNome popular: arco-de-peneira.
Árvore até 12m; extremidade dos ramos ferrugíneo-serícea, achatada; folha simples, oposta, sem estípula, pecíolo canaliculado, 0,3 X 0,3cm, quase séssil, tomentuloso, lâmina elíptica a elíptico-oboval, ápice acuminado, base arredondado-truncada, 37 X 13cm, margem inteira, membranácea a sub-cartácea, venação camptódroma, ca. 20 pares de nervuras secundárias, mais conspícuas a face abaxial, paralelas, espaçadas ca. 2cm, venação terciária formando retículo, conspícuo, face adaxial esparso-tomentulosa, abaxial tomentulosa, pontuações translúcidas, diminutas, numerosas, esparsa por toda a lâmina, visíveis contra a luz;...
Leia MaisNome popular: -.
Árvore até 11m; extremidade dos ramos pubescente, achatada; folha simples, oposta, sem estípula, pecíolo canaliculado, 0,8 X 0,1cm, pubescente, nigrescente no material seco, lâmina elíptica a elíptico-oblonga ou estreito-oblonga, ápice longo-acuminado, base atenuada, 10 X 3cm, margem inteira, sub-cartácea, venação camptódroma, nervura central imersa na face abaxial, nervuras secundárias inconspícuas, espaçadas ca. 0,1cm, face adaxial glabra, abaxial tricomas, esparsos concentrados nas nervuras, pontuações translúcidas, hialinas, opacas, diminutas, numerosas, esparsas toda a lâmina, visíveis somente com auxílio de lupa e contra ...
Leia MaisA integração entre conhecimentos de solo e vegetação é importante para compressão dos Biomas e as relações ecológicas existentes nestes. Tendo em vista a dificuldade no ensino integrado destas temáticas, propõe-se um exercício prático de análise que coloca aos alunos questões e dados reais sobre alguns pontos da região da microbacia do Ribeirão das Anhumas, em Campinas-SP. A microbacia possui diversos tipos de vegetação e solos, possibilitando este estudo integrado, abordando uma realidade local para os alunos. Apesar da especificidade local do exercício, este poderá sugerir ideias de exercícios que poderão ser feitos em localidades distintas. Espera-se que o exercício propicie aos alunos po...
Leia MaisMapa de solos da cabeceira do riberião das Pedras extraído do mapa pedológico da bacia.
Leia MaisA escola quando concebida enquanto espaço de reflexão, discussão e produção de conhecimento (inclusive sobre o lugar em que está inserida) pode contribuir para processos de apreensão e significação de mundo pautados na inauguração de novos dizeres. Para tanto, o estudo do lugar e os trabalhos de campo têm importância fundamental e possibilitam o exercício de construção de identidade (diferença) e pertencimento. Sendo assim, apresento neste trabalho, uma proposta de ação educacional composta por diferentes atividades com o objetivo de contribuir para a apreensão do lugar onde se vive por meio da produção de conhecimentos sobre o mesmo. Tal ação é pensada tendo em vista uma escola situada à fr...
Leia MaisOs avanços no desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) trazem continuamente novas possibilidades de interações sociais online, incluindo uma grande variedade de ferramentas de mediação da comunicação (sítios, blogs, wikis, webconferência etc). Essas ferramentas possibilitam o crescente desenvolvimento de comunidades online, assim como de aplicativos para o desenvolvimento de tais comunidades. Nesse contexto, desenvolvem-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e trabalho colaborativo online com ferramentas que podem potencializar projetos de formação continuada de professores, seja no aspecto da formação ou na gestão dos trabalhos. Com essa perspectiva, utilizara...
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