Planning, construction and application of didactic models of cell and molecular biology by undergraduate students of biological sciences
- Sent by Tereza Cristina Orlando - 25/02/2009
- 31.777 visits
- 688 downloads
- 13 comments
This article describes the process of construction and application of low-cost models in the field of cell and molecular biology. The microscopic character of the contents in these two disciplines may turn the didactic approach too abstractional, difficulting the learning process. At the same time, the lack of laboratories and equipments in many schools compromises the teaching of these disciplines. In this context, undergraduate students of biological sciences developed and applied seven models with secondary students at a public school, used as didactic materials to support the Biology discipline content. The results were very positive both for secondary and undergraduate students.
| Extended | Description | Requirements | Instructions |
| PDF Document | Adobe Reader (Free). Click here to download the Adobe Reader | Install the program Adobe Reader and then open the PDF document. |
Citation (ABNT)
-
ORLANDO, T. C., LIMA, A. R., SILVA, A. M., et al. Planning, construction and application of didactic models of cell and molecular biology by undergraduate students of biological sciences Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia MolecularBiblioteca Digital de Ci�ncias, Article 1, Edition 01/2009, 25 feb. 2009. Available in: <https://www.bdc.ib.unicamp.br/bdc/visualizarMaterial.php?idMaterial=535>. Access in: 11 nov. 2025.
Evaluations (13)
-
bem didatico, gostei muito bom para trabalhar com os alunos
-
O artigo apresenta ótimas sugestões de modelos didáticos que poderiam ser usados no Ensino Médio. Os modelos didáticos apresentados são de baixo custo, podendo ser usados em escolas com poucos recursos financeiros. Parabéns aos autores pela ideia.
-
Os modelos otimos e são excelentes para ajudar os alunos a visualizar melhor as estruturas, principalmente nas escolas públicas que muitas vezes não dispõem de microscópios. No entanto, sugiro que sejam utlizados materiais riciclaveis, o esopor é uma material que demora muito para decompor, além de sua fabricação ser responsavel pela liberação de gás estufa.
-
Gostei muito pois faz com que o aluno possa visualizar tridimensionalmente, possibilitando maior entendimento sobre o assunto abordado.
-
Bem, a iniciativa é de grande importância porque a maioria das escolas públicas realmente não dispõe de laboratórios devidamente equipados. Participei de um projeto bastante semelhante, também com construção de materiais didáticos para a área da biologia, e este artigo foi muito importante tanto para a fundamentação teórica, como também para conhecer o trabalho que já existe acerca deste assunto.
-
Bom material...
-
o material foi de grande valia para meu trabalho de metodologia.
-
O material é muito bom. É um recurso a mais para ajudar na aprendizagem dos alunos. Parabéns!
-
Material muito bom, pretendo utilizar modelos com alunos do ensino médio.
-
O material é excelente!
Gostaria que me enviassem a tese que deu origem ao artigo.
Obrigado.
-
É importante divulgar as estratégias de ensino que são utilizadas na educação básica. Estão de parabéns. Estou socializando este artigo com alunos do Curso de Ciências Biológicas.
-
O documento é de excelente qualidade e de fácil entendimento. com certeza algumas idéias serão utilizadas nas salas de aula.
Tereza Cristina Orlando
Adriene Ribeiro Lima

Note 8 


Material muito bom.