Tiziu ( Volatinia jacarina )
- Sent by Rodrigo Girardi Santiago - 22/02/2007
- 19.775 visits
- 457 downloads
- 0 comments
11cm. Identificação: o macho adulto é inconfundível por ser todo preto, exceto por uma pequena mancha branca na parte inferior das asas, já as fêmeas e imaturos são quase idênticas a várias outras espécies da família, especialmente às fêmeas dos papa-capins ( gênero Sporophila ).
Espécie muito conhecida em nosso país, principalmente pelo hábito dos machos fazerem apresentações de corte e defesa do território boa parte do ano. Estas apresentações são geralmente feitas a partir de poleiros não muito altos como mourões de cerca e arbustos. O macho voa verticalmente cerca de 60cm e em seguida solta o corpo, mostrando as manchas brancas nas asas e retornando ao poleiro. Esses movimentos são muito rápidos e repetitivos e a ave vocaliza enquanto voa, lembrando seu nome popular ``tiziu´´.
Alimenta-se principalmente de sementes de gramíneas como a braquiária, mas também captura insetos.
É muito comum nas áreas rurais e também em cidades, especialmente em terrenos baldios.
A fêmea constrói o ninho em forma de bola entrelaçando gravetos finos e folhas de gramíneas. Geralmente são postos 3 ovos. Os pais se revezam na alimentação dos filhotes. A mesma fêmea pode ter mais de uma cria no mesmo ano.
É migratória nos estados do Sul e Sudeste, indo ao norte no inverno. É curioso notar que as datas de partida ou chegada desta espécie no estado de São Paulo têm sido cada vez mais irregulares. Em 2005 foi possível avistar esta ave o ano todo no estado de São Paulo. Este pode ser um reflexo do fenômeno de aquecimento global.